Universal Express Pass: o fura-filas da Universal
Neste post
Hoje vou falar sobre um tópico muito perguntado pelos leitores do VPD: o Universal Express Pass, um “fura-filas” pago que te ajuda a diminuir o tempo de fila nas atrações dos parques Universal Studios, Islands of Adventure e Volcano Bay.
O que é o Universal Express Pass?
O Universal Express Pass é o sistema de corta-filas nas atrações dos três parques do complexo da Universal em Orlando. Com ele, os visitantes têm acesso a uma fila separada para entrar em cada atração, sendo essa bem menor do que a fila comum, chamada de “Stand by”. Isso é muito útil para quando a fila de um determinado brinquedo está muito grande, como por exemplo, 50 minutos, pois usando o Express Pass você pode levar uma média de 10 minutos para entrar.
O Express Pass é pago e seu valor varia de acordo com a modalidade do produto. Existem duas: a Universal Express Pass e a Universal Express Unlimited Pass. A diferença entre elas é que na versão comum, o visitante tem direito a cortar a fila apenas uma vez em cada atração, enquanto na versão Unlimited, não existe um limite, conforme o nome já diz.
Além disso, diferente das Lightning Lanes, as filas rápidas da Disney em que você deve sempre ir nas atrações durante uma janela de horário, com o Express Pass da Universal a entrada é livre para a hora que você bem desejar.
Como funciona o Universal Express Pass?
O sistema do Express Pass é bem simples, não é cheio de detalhes e nem é necessário fazer agendamentos como no sistema da Disney. Ao entrar no parque, você recebe um cartãozinho de papel mesmo, que contém o tipo de Express Pass, a data de validade, os parques incluídos e um código de barra.
Ao chegar na frente da atração que quer usar, basta entrar na fila sinalizada como Universal Express Pass e um funcionário vai escanear o seu cartão ali mesmo. Mais pra frente na fila, quase chegando no ponto de embarque da atração, um outro funcionário escaneia o cartão novamente e em seguida junta a fila expressa com a normal. Em geral a espera para quem tem o Express Pass acaba ficando abaixo dos 20 minutos.
Por outro lado, uma das grandes desvantagens do Express Pass é que ele não é aceito em todas as atrações do parque. Por isso destaco abaixo as atrações que realmente valem a pena para usar o Express Pass:
Uso recomendado do Universal Express Pass: maiores chances de encontrar filas longas em alta temporada
Universal Studios
- Despicable Me Minion Mayhem (Meu Malvado Favorito)
- Harry Potter and the Escape from Gringotts
- Hollywood Rip Ride Rockit
- MEN IN BLACK Alien Attack
- Race Through New York Starring Jimmy Fallon
- Revenge of the Mummy
- The Hogwarts Express
- The Simpsons Ride
- Transformers: The Ride – 3D
Islands of Adventure
- VelociCoaster
- Harry Potter and the Forbidden Journey
- The Hogwarts Express
- Skull Island: Reign of Kong
- The Amazing Adventures of Spider-Man
- The Incredible Hulk Coaster
Volcano Bay
- Punga Racers
- ika Moana of the Honu ika Moana
- Krakatau Aqua Coaster
- Honu of the Honu ika Moana
- Ohyah & Ohno Drop Slides
- Ko’okiri Body Plunge
- Kala & Tai Nui Serpentine Body Slides
Uso não recomendado do Universal Express Pass: poucas chances de encontrar filas longas em alta temporada
Universal Studios
- Animal Actors on Location
- E.T. Adventure
- Horror Make-Up Show
Islands of Adventure
- Caro-Seuss-el
- Cat in the Hat
- Doctor Doom’s Fearfall
- Dudley Do-Right’s Ripsaw Falls
- Flight of the Hippogriff
- Jurassic Park River Adventure
- One Fish, Two Fish, Red Fish, Blue Fish
- Popeye & Bluto’s Bilge-Rat Barges
- Storm Force Acceleration
- The Eight Voyage of Sindbad Stunt Show
- The High in the Sky Seuss Trolley Train Ride!
Volcano Bay
- Taniwha Tubes
- Puihi Round Raft Rides
- Maku Round Raft Rides
Uso não permitido do Universal Express Pass
Islands of Adventure
- Pteranodon Flyers
- Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure
Para ler mais sobre cada atração, leia os roteiros do Universal Studios, Islands of Adventure e Volcano Bay.
Vale a pena comprar o Universal Express Pass?
Depois de dezenas de vezes nos parques da Universal ao longo dos anos, só usei o Express Pass com o intuito de poder testar e vir contar aqui no blog. Mesmo em alta temporada, minhas experiências nos parques da Universal sempre foram muito positivas e nunca peguei filas gigantescas, salvo nas atrações do Harry Potter.
Com exceção das atrações do Harry Potter (a do Hagrid, a de Gringotts e a de Hogwarts) e a do Meu Malvado Favorito, eu nunca peguei filas maiores do que meia hora em uma atração da Universal, por isso eu nunca gastei dinheiro com o Express.
Portanto, para os parques temáticos eu sempre recomendo: deixe para comprar o Express Pass no dia do parque se, ao entrar, notar que as filas estão muito grandes e que você irá perder muito tempo em cada atração. E sim, os Universal Express Pass são vendidos dentro do parque, conforme falo mais abaixo nesse post.
A exceção é o aquático Volcano Bay, que no verão pode chegar a ter esperas longas para as atrações mais concorridas. Por isso, para quem quiser curtir tudo de radical que o parque tem a oferecer, então pode ser sim uma boa ideia contar com o Express Pass.
Outro bom uso do Express Pass é para os visitantes que vão fazer 2 parques em 1 dia e por isso vão ter menos tempo para perder na fila. Então nesses casos acho ele uma boa solução, se o dinheiro não apertar.
Quanto custa o Universal Express Pass?
Conforme disse acima, o valor do Express Pass pode variar de acordo com o tipo de passe que você escolher, além do número de parques, dias e e época da visita. Os preços são a partir dos seguintes valores:
- Universal Express Pass: U$89,99 dólares para o uso nos dois parques em um mesmo dia ou U$79,99 dólares para uso apenas no Island of Adventure ou Universal Studios, e U$19.99 para uso apenas no Volcano Bay.
- Universal Express Unlimited Pass: U$119,99 dólares para o uso nos dois parques em um mesmo dia ou U$109,99 dólares para uso apenas no Island of Adventure ou Universal Studios e U$39.99 para uso apenas no Volcano Bay.
Isso é o preço de partida, ou seja, você não encontra mais barato do que isso.
Algumas vezes é possível encontrar combos de ingressos + Express Pass por um valor menor, mas nem sempre as promoções valem a pena dependendo da quantidade de dias que você quer ir nos parques. Aliás, outro ponto importante: para quem fica em alguns dos hotéis de luxo do complexo Universal, o Universal Express Unlimited Pass é dado sem custo.
Onde comprar o Universal Express Pass?
São 3 os principais pontos de venda dos Express Pass:
- Site da Universal: onde mesmo quem já comprou os ingressos para os parques pode comprar o Express Pass separadamente. É importante prestar atenção em duas coisas. Em primeiro lugar, você deve marcar o dia exato da visita, e em segundo lugar, o pagamento deve ser feito com cartão de crédito. Portanto, se prepare para contar mais 6,38% de IOF.
- Telefone: explicamos aqui como ligar para a Universal de graça e com atendimento em português.
- No parque: os Universal Express Pass são vendidos dentro e fora do parque, em quiosques ou na própria bilheteria. A vantagem de se deixar para comprar no dia da visita é poder avaliar se há ou não a necessidade do uso, dependendo do tamanho das filas. Além disso, o pagamento pode ser feito em dinheiro nesse caso, o que evita a cobrança do IOF no cartão.
Enfim, espero que tenham gostado das informações e depois não deixem de voltar aqui para nos contar a sua experiência com o Universal Express Pass. Usou? Não usou? Foi preciso ou não?