Tudo sobre o Furacão Dorian na Flórida
Neste post
Muita gente está perguntado sobre o Furacão Dorian, que passou pelo Caribe com direção aos EUA.
A Flórida tem um clima tropical e essa época do ano é conhecida como o pico da temporada de furacão, é quando historicamente se formam mais tempestades tropicais que podem evoluir. O Furacão Dorian começou como uma tempestade tropical e foi ganhando força até ser elevado ao nível de furacão. Ele passou pelas Ilhas Virgens Americanas, Porto Rico e Bahamas, e perdeu sua força e se afastou da Flórida.
Estamos acompanhando a trajetória do Furacão Dorian pelo site oficial do Centro de Furacão dos EUA e atualizando esse post conforme mais informações oficiais são divulgadas.
Última atualização: 4 de Setembro, 11h
Como qualquer fenômeno da natureza, é sempre difícil prever com certeza e ter dados exatos sobre o futuro. Ele poderia ter ganhado força, assim como poderia ter chegado na costa apenas como uma chuva mais intensa.
Inicialmente a previsão é que ele iria atingir diretamente a Flórida, mas a previsão mudou e ele se distanciou, e passou a mais de 100 milhas da costa. Seguiu para o norte, subindo pelo mar em direção à Georgia, Carolina do Sul e do Norte.
Ainda assim, o vento e a chuva em Orlando fizeram os parques, aeroportos e atrações da cidade alterarem um pouco sua programação, mas agora já está praticamente tudo normalizado e em funcionamento.
Quando o furacão Dorian vai chegar em Orlando?
Ele passou perto da costa leste da Flórida entre terça e quarta feira (dias 3 e 4 de Setembro), com intensidade 2. A escala vai de 1 a 5, sendo 5 o mais forte.
É importante lembrar que Orlando fica no centro do estado, e por isso acaba sofrendo menos com esse tipo de fenômeno da natureza. Isso acontece porque o furacão perde a força ao chegar no continente, e geralmente chega em Orlando como uma tempestade com ventos fortes e sem impactos tão fortes, se comparado com a costa.
O trajeto do furacão passou mais longe da Flórida do que se previa inicialmente, e o efeito em Orlando foi bem menor.
Mesmo com o olho do furacão não passando em Orlando, a cidade teve chuvas fortes na madrugada de terça pra quarta feira, dias 3 e 4 de Setembro, causando alguns fechamentos na cidade.
Nos últimos anos, os 2 furacões que passaram pelo Caribe chegaram em Orlando com bem menos força:
O que isso impacta na sua viagem
Aeroportos, Vôos e Cruzeiros
- Aeroporto de Orlando (MCO) fechou às 2am da madrugada de terça, dia 3 de Setembro, reabrindo meio dia do dia 4 de Setembro. Fonte oficial de anúncios do aeroporto é o Twitter deles.
- Aeroporto de Fort Lauderdale (FLL) que recebe vôos da Azul está fechado desde o meio dia da segunda feira, dia 2 de Setembro, e reabriu meio dia do dia 3 de Setembro. A fonte oficial de anúncios é o Twitter deles.
Com isso, muitos vôos foram cancelados. O ideal é sempre checar com a companhia aérea o status do vôo, e com seu agente de viagens sobre a situação.
Algumas companhias aéreas estão também realizam a remarcação gratuita de passagens para quem quiser adiar a viagem. Cheque sempre a informação mais atualizada com a companhia que comprou suas passagens:
Entre em contato com a companhia aérea para mais informações sobre o status do seu vôo e como remarca-lo.
Nossa recomendação é monitorar a evolução da situação e entrar em contato o mais próximo possível da sua viagem, já que as empresas fornecem poucas informações com muita antecedência (já que dependem das atualizações da força e rota do furacão).
Parques e atrações
Os parques temáticos de Orlando anunciaram fechamentos e mudanças na programação devido à passagem do furacão.
O que foi confirmado de fechamento:
- Kennedy Space Center: fechado dias 1, 2, 3, 4 e 5 de Setembro (domingo até quinta-feira)
- ICON Orlando: a roda gigante fechou às 17h da segunda feira, dia 2 de Setembro, ainda sem data para reabrir
- SeaWorld: fechou no dia 3 de Setembro (terça), reabriu dia 4 às 11am
- Aquatica: o parque fechou as 16h na segunda dia 2 de Setembro, reabriu dia 4 às 11am
- Legoland: fechou no dia 3 de setembro, reabriu dia 4
- Volcano Bay: fechou no dia 3 de setembro, reabriu no dia 4
- Discovery Cove: fechou no dia 3 de setembro, reabriu no dia 4
- Universal Studios e Islands of Adventure: fecharam às 18h do dia 3 de Setembro, reabriram dia 4
Acompanhe aqui as informações oficiais sobre os fechamentos:
Obs: Busch Gardens permaneceu com programação normal.
Complexo Disney
Os parques da Disney anunciaram horários de funcionamento reduzidos para terça feira, dia 3 de Setembro:
- Magic Kingdom: das 8am às 15h
- Epcot: das 7am às 19h
- Hollywood Studios: das 9am às 14h
- Disney Springs: das 10am às 20h
- Typhoon Lagoon e campos de minigolf: das 10am às 15h
- Blizzard Beach e ESPN Wide World of Sports: fechados
O hotel da Disney Fort Wilderness fechou na terça dia 3 de Setembro às 15h, ainda sem data para reabrir.
O evento Disney After Hours do dia 3 de Setembro no Animal Kingdom foi cancelado, e quem tinha ingresso tem algumas opções de ressarcimento e/ou troca para outro dia do evento.
Os shows noturnos do dia 02/09 também sofreram alterações:
- Illuminations (Epcot) e Rivers of Light (Animal Kingdom) foram cancelados,
- Show noturno da festa de Halloween do Magic Kingdom foi apresentado em uma versão modificada.
- Star Wars: A Galactic Spectacular também foi apresentado em uma versão modificada
Reservas de restaurantes da Disney no dia 3 de Setembro continuaram válidas até 1 hora do fechamento dos parques, e até as 18h nos restaurantes dos hotéis. As reservas de amanhã que não foram utilizadas e nem canceladas não foram penalizadas com taxa de no-show.
No dia 4 de Setembro, os parques operam em horário normal, mas as Extra Magic Hours foram canceladas, exceto do Magic Kingdom que foi transferida para a noite: 22h às 00h.
Acompanhe aqui as informações oficiais da Disney sobre os fechamentos.
Em casos de fechamento, geralmente os parques flexibilizam datas e regras de utilização de ingressos. Vale lembrar também que os ingresso da Disney (com data marcada) sempre podem ser alterados e usados em outra data.
Lojas e supermercados
O comércio de Orlando fechou nos dias de chuva mais forte, e supermercados e postos de gasolina podem ter problema de estoque.
Além disso, nesses dias de chuva e vento podem acontecer casos de falta de energia ou internet, então nossa recomendação é comprar algumas garrafas de água e mantimentos, além de lanternas, principalmente caso você esteja se hospedando em uma casa alugada. Se estiver em hotel, converse na recepção e entenda os preparativos e recomendações que eles fazem para casos como este.
- Mall at Millenia: fechado na terça, dia 03/09, reabriu em 04/09- atualizações aqui
- Premium Outlets: horário reduzido na terça, dia 03/09: das 10am às 15h, e reabriu normalmente em 04/09 – atualizações aqui e aqui
Estradas
Algumas estradas da Flórida (incluindo a Turnpike) anunciaram a suspensão da cobrança de pedágios para aliviar o tráfego de veículos nas áreas em estado de atenção.
Ainda não confirmaram quando vão voltar a cobrança, mas estão anunciando no site oficial do Departamento de Trânsito e no Twitter.