Tudo sobre o Furacão Debby na Flórida
Neste post
O furacão Debby atingiu a Flórida nesses primeiros dias do mês de agosto. A passagem de uma tempestade ou furacão sempre costuma preocupar quem está viajando pela região ou aqueles que tem alguma viagem marcada.
Por isso, reunimos aqui as informações mais importantes que você precisa saber sobre esse furacão: as previsões atualizadas, o que foi e pode ser impactado na programação e também quais medidas tomar.
Esse post foi e será atualizado com as informações divulgadas pelo Centro de Furacões dos EUA, que é a fonte oficial e a única que recomendamos para você se informar a respeito da trajetória e impactos de tempestades e furacões nos EUA.
O furacão Debby
De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), o furacão Debby começou a se intensificar ainda no final da semana passada e foi elevado à categoria 1 de furacão no domingo, dia 04 de agosto de 2024. Grande parte do estado da Flórida, incluindo a área onde ficam os parques da Disney e da Universal, ficou sob alerta de tornado até às 16h de ontem, dia 05 de agosto.
Segundo o NHC, agora o furacão perdeu força e foi rebaixado para a categoria de tempestade tropical. A previsão é que ele continue trazendo chuvas e inundações para o sudeste dos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a tempestade segue para a costa da Geórgia e da Carolina do Sul até quinta-feira, e pode se mover até a fronteira do estado com a Carolina do Norte na sexta-feira.
Qual o impacto do furacão em Orlando?
O principal efeito na região de Orlando foi as chuvas e rajadas de ventos fortes. Apesar do mau tempo, apenas o Typhoon Lagoon fechou nessa segunda-feira, 05 de agosto. Todos os outros parques temáticos da Disney e da Universal permaneceram abertos durante a passagem do Debby. Já em Tampa, o Busch Gardens fechou durante todo o domingo, 04 de agosto.
O mau tempo também provocou alguns pequenos atrasos e cancelamentos de voos no aeroporto de Orlando (MCO), tirando isso tudo seguiu funcionando normalmente.
O que esperar de um furacão em Orlando?
A temporada de furacões na Flórida vai de junho a novembro, e por conta disso a região tem vários protocolos para lidar com as tempestades, tornados e furacões. Alertas de emergência são comuns nesses casos, e fazem parte da resposta deles a esses fenômenos.
O impacto dos furacões e tempestades em Orlando especificamente não costuma ser tão grande quanto em outras regiões, já que a cidade mais no centro da Flórida. Esses fenômenos costumam perder força ao chegar em terra, e os efeitos maiores costumam ser sentidos por quem está no litoral.
Em situações assim, é importante sempre seguir as orientações das autoridades locais. Se o furacão se agravar, tenha algumas opções de comida que não precisem de energia elétrica para preparar e algumas garrafas de água em estoque (o abastecimento pode ser comprometido em situações assim). Não precisa fazer uma compra enorme nem nada do tipo, mas garantir suprimentos básicos pode ser uma boa.
Se você estiver hospedado em um hotel, provavelmente eles já tem protocolos definidos para essas situações, e vale se informar na recepção para entender as recomendações. A Flórida é acostumada a receber esses fenômenos e os funcionários também são treinados para lidar com essas situações.