VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Roteiro – Disneyland Paris

O chamado Parc Disneyland é o principal parque do complexo da Disneyland Paris, que é composto por dois parques temáticos, uma área de entretenimento, compras e gastronomia (o Disney Village), além de quase 20 hotéis, sendo 8 operados pela própria Disney.

O Parc Disneyland segue o padrão das Disneylândias espalhadas pelo mundo, e se assemelha muito aos parques-irmãos que existem na Califórnia, Tokyo, Hong Kong e Shanghai. É também o modelo de parque que inspirou o Magic Kingdom, de Orlando, apesar desse ser maior e ter alguns outros elementos que o diferenciem das “Disneylands”.

O castelo mais lindo!

A versão francesa, que foi inaugurada em 1992, tem o charme que se espera de um parque temático europeu. O castelo, que aqui é da Bela Adormecida, assim como na Califórnia, é lindo e fica no topo de uma montanha. O parque também conta com algumas atrações que só existem na versão francesa.

– Clique aqui para abrir o mapa do parque enquanto lê o roteiro
Clique aqui para ver a versão em vídeo do roteiro. 
– Se quiser fazer o download deste roteiro para imprimir depois, clique aqui
Clique aqui para entender mais sobre uma viagem a Disneyland Paris, valores dos ingressos e dicas de hospedagem.
– 
Clique aqui para ver o roteiro do outro parque do complexo, o Walt Disney Studios

DICAS GERAIS SOBRE O PARC DISNEYLAND PARIS:

Percorra o Parc Disneyland no sentido anti-horário
Assim como em outros parques, a massa de turistas sempre percorre os mapas no sentido horário. Em outras palavras, se você começar o parque pelo seu lado direito de quem olha para a frente do castelo da Bela Adormecida e fazer o percurso no sentido anti-horário, suas chances de pegar filas pequenas são bem maiores. Lembrando que a ordem das regiões para percorrer no sentido anti-horário: Discoveryland > Fantasyland > Adventureland > Frontierland. O roteiro abaixo já está nessa ordem.

– Baixe o app e cheque a programação de shows 
Apesar do Parc Disneyland não ser um parque tão grande, ele oferece muitas atrações além das performances externas como a parada, apresentações no castelo, encontro com personagens e o show de fogos. Então componha bem o seu dia para não ficar o tempo todo em filas enquanto perde as inúmeras atividades que estarão acontecendo pelo parque. No aplicativo você consegue checar tudo direitinho: horário dos shows, tempos de filas, além de pedir comidas e agendar o fura-filas oferecido aqui. 

Decida sobre o Premier Pass
Para quem quer evitar esperar nas filas, a Disneyland Paris oferece um sistema para furar filas chamado Premier Pass. O legal é que ele é bem mais direto e simples do que a versão americana: se quiser evitar uma fila, você pode comprar o fura-filas individualmente para esta atração para o próximo horário disponível. Ou se preferir, pode comprar um pacotão, chamado Ultimate Pass, que te dá acesso à maioria das filas rápidas no dia, sem necessidade de agendar horário nem nada. 

A dica de chegar cedo vale aqui também 😉

– Melhor estratégia de parque
Se você for fazer um parque por dia, a dica é aquela de sempre: chegue cedo para aproveitar as suas atrações com menos fila. As duas primeiras horas de parque aberto são sempre menos cheias, então dá pra aproveitar muita coisa e evitar tempo em filas logo cedo.

Se você for fazer os dois parques no mesmo dia, a melhor alternativa é focar nas atrações imperdíveis e começar o seu dia no Parc Disneyland. Como muita gente começa pelo Walt Disney Studios e depois vai pra Disneyland, fazer o caminho contrário pode te ajudar a otimizar mais a sua programação. Deixe para ir para o Walt Disney Studios no meio da tarde, com cuidado para não perder os horários dos shows deste parque. Faça as atrações que decidir priorizar e no fim do dia, volte pro Parc Disneyland para assistir aos shows de encerramento. Essa dinâmica funciona muito bem, até porque o Walt Disney Studios costuma fechar mais cedo e não traz um show de encerramento.

Dá pra aproveitar muita coisa legal fazendo os dois parques no mesmo dia, mas você precisa decidir o que priorizar

E lembre-se: com um dia só, a gente sempre precisa abrir mão de muitas coisas, mas não fique sofrendo por isso. Faça suas escolhas, e mesmo que não veja tudo, você tem a certeza de ter um dia muito legal pela frente. 

– Não espere muito da comida
Ao contrário do que se espera de um parque localizado na França, os dois parques da Disneyland Paris oferecem opções de comida um pouco decepcionantes – pelo menos para mim. Tem algumas opções melhorzinhas, mas bem longe do padrão francês. A dica aqui é evitar ir para as versões de comidas americanizadas e focar em opções francesas, ou de países próximos, que aparentemente são os mais fiéis e saborosos. Ao longo do roteiro abaixo, eu destaco o que encontramos de melhor durante as nossas visitas ao parque.

Infelizmente a comida por aqui não é das melhores

– Conte com a nossa ajuda! 🙂
Neste roteiro você vai encontrar TODAS as dicas para aproveitar melhor o parque e a gente não esconde nada! Se ainda assim, você quiser contar com nossa ajuda ao longo do seu planejamento ou apoiar nosso trabalho, a gente também tem uma agências de viagem, o VPD Travel. No nosso site de vendas, você encontra ingressos, hospedagens e cruzeiros com desconto, além de contar com a ajuda da nossa equipe com suas dúvidas. Para isso, é só entrar no site ou mandar um email para reservas@vpdtravel.com. Conte com a gente, viu? 

ROTEIRO DA DISNEYLAND PARIS

1. CHEGANDO NO PARC DISNEYLAND

Sempre recomendo chegar no Parc Disneyland antes da abertura do parque, pois a área da entrada do parque é linda e rende fotos imperdíveis. A entrada desse parque, assim como a Disneylândia de Tokyo, é rodeada pelo Disneyland Hotel, um lugar maravilhoso e que custa uma fortuna para dormir uma noite – ainda mais se for em um quarto virado para o parque.

Meia hora antes do horário oficial de abertura, já é possível passar pelas catracas e ter acesso à Main Street U.S.A. Você pode até tomar café da manhã por lá e tirar sua foto no castelo enquanto o parque ainda está mais vazio. Em geral, as primeiras 2 horas do parque são bem mais tranquilas e dá para você percorrer as principais atrações com bem menos fila.

A entrada desse parque é lindíssima

2. MAIN STREET U.S.A.

Assim como todas as Disneylands (e o Magic Kingdom), a de Paris começa com uma rua muito característica. Representando a rua principal da cidade da infância do Walt Disney (Marceline, no Kansas), a entrada que leva os visitantes da bilheteria até o emblemático castelo da Bela Adormecida é rodeada de lojas e restaurantes. Tire muitas fotos e deixe as compras para o final do dia, quando estiver esperando pelos fogos ou logo após ao fechamento do parque.

A parte coberta da Main Street

Dica de comida! Disneyland Paris  DICA: A Main Street francesa tem duas ruas paralelas cobertas, com vários detalhes interessantes para explorar e muitos bancos e sombra para quem quiser fugir do tumulto do parque por alguns minutinhos. 

Dica de comida! Disneyland Paris  FOOD TIP
Em algumas janelinhas da Main Street você encontra alguns pãezinhos doces e croissant para café da manhã e alguns sanduíches durante o dia para refeições mais leves.

Além disso, o Casey’s Corner está presente aqui e apesar de diferente, continua sendo gostoso. É claro que o sabor é do hot dog francês, mas a batatinha frita é deliciosa e o queijo com cebola frita em cima deixam o sanduíche ainda mais gostoso. Compre um para o jantar, enquanto espera os fogos começarem.

Hot dog do Caseys não tem erro!

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEIS (DE DIA)
– Disney Stars on Parade: a parada que acontece no final da tarde e percorre a Main Street até o fundo do parque na Fantasyland, é uma versão menos moderna da Disney’s Festival of Fantasy Parade, do Magic Kingdom em Orlando. Vale muito a pena sentar na Main Street pouco mais de meia hora antes da parada começar para conseguir ver tudo de pertinho. A música é ótima, e como em diversas atrações da Disneyland Paris, mistura partes em inglês e francês nas músicas e falas dos personagens.

Vale adicionar a parada da tarde na sua programação

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEIS (DE NOITE)
– Disney Electrical Sky Parade: show de drones em sincronia com músicas da Disney que é simplesmente incrível. Ele acontece antes do show de fogos mas só vai ser apresentado até 6 de janeiro de 2025. Eu gostei até mais do que o show de fogos. Muito diferente e muito bem feito!

Illuminations: apesar do nome conhecido de outro show de fogos de antigamente, esse é exclusivo do Parc Disneyland. Ele mistura fogos e projeções no castelo da Bela Adormecida tornam o show ainda mais memorável.Pessoalmente, acho os shows de fogos da Flórida mais impactantes, mas isso não diminui a beleza do Illuminations francês. Apesar de eu achar que poderia sim ter mais fogos e menos projeções, ainda acho que o espetáculo vale muito a pena e é o jeito perfeito de finalizar o dia no parque.

Atrações que não recomendamos Disneyland Paris  NÃO RECOMENDO
– Disneyland Railroad: é um trenzinho que dá a volta pelo parque com paradas na Frontierland, Fantasyland e Discoveryland. É um meio de transporte que faz você perder todo o passeio pelos cenários do parque.

3. DISCOVERYLAND

Sabe uma das coisas que eu mais gosto do Parc Disneyland? Que a “área modernosa” não se chama Tomorrowland. Isso porque as Tomorrowlands dos outros parques acabaram ficando obsoletas, já que né? O tempo passou. Mas a Discoveryland do Parc Disneyland tem uma pegada muito legal de exploradores do espaço e do fundo do mar, que acaba deixando a visita bem mais interessante e menos aquela volta ao futuro do passado, como acontece em Orlando.

A versão da Tomorrowland desse parque é bem legal e diferente!

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEIS
– Star Wars Hyperspace Mountain: olha, pra mim, essa é a melhor de todas as Space Mountains do mundo (ou das 4 que eu fui pelo menos: Orlando, Califórnia, Paris e Tokyo). Não só pelo tema, mas pelas inovações, pela música sincronizada, pelos efeitos especiais e até pelo looping. Para quem não liga de ir separado do seu grupo, essa atração traz a opção de fila de Single Rider, que costuma ser bem mais rápida.

A versão original da atração foi inspirada pelo livro Da Terra à Lua de Julio Verne, sabia?

– Buzz Lightyear Laser Blast: atração em que a gente deve tentar acertar os alvos enquanto o carrinho anda por diversos cenários. Como eu curto uma competição, eu acho imperdível, mas entendo que muita gente acha a atração um pouco sem graça. De qualquer forma, para quem já foi em Orlando, a versão francesa não tem nada de diferente, então se a fila estiver muito grande, pode passar.

Pra quem curte uma competição

Atrações que você deve ir se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO 
– Mickey’s Philharmagic: quem diria que a minha atração favorita da vida, aqui em Paris cai na categoria “Se Sobrar Tempo” hein? A versão francesa, que foi recentemente inaugurada, só repete o filme da Flórida, sem qualquer efeito especial, em um teatro improvisado. Era melhor não ter feito, na minha mais humilde opinião.

– Star Tours: l’Aventure Continue: simulador com 3-D do filme do Star Wars. Não costuma ter muita fila, então vale pra quem é fã e não tem problemas com atrações que chacoalham. 

– Les Mystères du Nautilus: nada mais do que um corredor que você caminha por dentro do submarino Nautilus, do filme 20.000 Léguas Submarinas. Quem ama o filme, deve gostar bastante da experiência, mas na minha opinião, a Disney poderia ter criado algo mais interativo e emocionante aqui. Como não tem fila pra entrar e a caminhada é rapidinha, vá se sobrar tempo.

icone-dicas PARA AS CRIANÇAS
– Orbitron: está longe de ser uma atração memorável, ainda mais aqui no Parc Disneyland que ela fica no chão ao invés de ficar no alto de um prédio. Ainda assim, é aquele tipo de atração em que os carrinhos giram ao redor de um eixo, que apesar de simples, sempre faz sucesso com as crianças pequenas.

– Autopia: o autorama do parque, bem no estilo do Speedway lá em Orlando. O tipo de atração que só as crianças acham legal, porque foi todinha feita pensando nelas mesmo. Meus filhos adoram! 

Ponto de foto! TIRAR FOTOS
No Starport, é possível encontrar personagens de Star Wars. Normalmente é o Darth Vader que aparece por lá, mas às vezes outros personagens também marcam presença.

4. FANTASYLAND

A região do parque que é a mais esperada por muitos que o visitam: reúne a magia das histórias clássicas da Disney, em atrações já muito conhecidas para quem já foi a outros parques da companhia pelo mundo. Sim, é de criança, mas conheço muito marmanjo que fica emocionado andando nos brinquedos da Fantasyland. 

Pra quem gosta de reparar nos detalhes, arrisco a dizer que a Fantasyland francesa é uma das mais lindas e cheias de toques especiais.

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEIS
– Sleeping Beauty Castle: como o nome já diz, é o castelo da Bela Adormecida, e o legal daqui é que dá para explorar o castelo por dentro: vitrais, objetos, murais e cenas que representam o filme da princesa Aurora. É só um passeio, mas como não tem fila e é algo diferente, eu acho imperdível passar por ali. Dentro dele também há uma lojinha com produtos mais finos, como cristais e jóias.

– La Tanière du Dragon: a Disney coloca a “toca do dragão” como uma atração separada no mapa, mas ela é na real uma passagem secreta que fica embaixo do castelo e também não tem fila. Eu acho um detalhe super legal, além de ser uma atração exclusiva da Disneyland Paris. 

Dá pra entrar no castelo

Dica de comida! Disneyland Paris  FOOD TIP
É aqui que você encontra algumas das comidinhas que eu mais gosto no parque. Estas sim, são bem gostosas. Primeiro, perto do Small World ficam várias barraquinhas, vendendo diferentes opções de comidas rápidas de rua: waffle Liége (a Rê AMA), crepes doces e salgados, racletes, entre outras coisas. As filas parecem grandes mas costumam andar rápido. Além disso, no The Old Mill, perto do Casey Jr Le Petit Train, você encontra o bitterballen, tipo um croquete de carne holandês, que é mais cremoso por dentro e eu acho muito muito bom.

O waffle Liége deixa a versão do Epcot no chinelo
Bitterballen do Old Mill

Atrações que você deve ir se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO 
Estas atrações são voltadas pra crianças sim, mas acho que vale pra todo mundo escolher algumas pra conhecer e entrar no clima. Essa lista vai da melhor pra pior, na minha opinião.

– Alice’s Curious Labyrinth: é um labirinto com o tema de Alice no País das Maravilhas. E sem dúvida uma atração amada por todas as crianças. Sendo um adulto de 1.80m, era muito difícil eu me perder por ali, mas reconheço como crianças e pré-adolescentes curtem essa atração. E o legal, é que também não tem fila. É só entrar e seguir pelo caminho.

Labirinto da Alice é mais legal para as crianças mesmo

– Blanche-Neige et les Sept Nains: apesar de não amar a história da Branca de Neve, acho uma atração bem feita, que passa as emoções e vários detalhes da narrativa. Tem uma hora que dá até pra tomar susto! haha

– Peter Pan’s Flight: dos roteiros do VPD, essa é sem dúvida a atração mais controversa. Por um lado é um clássico, e por isso tão popular e com tanta fila. Por outro, é uma atração antiga, sem grandes efeitos, que vive por sua tradição e nostalgia. Vou marcar aqui como imperdível, mas deixando o aviso: ela é clássica sim, mas mega simples. Se a fila estiver longa, vá por sua conta e risco! 

Peter Pan tem fila em qualquer Disney

– Les Voyages of Pinocchio: é um passeio de carrinho pela história do Pinóquio que vale a pena se tiver com tempo sobrando. Não tem nos parques de Orlando, mas tem na Califórnia e em Tóquio

– Mad Hatter’s Tea Cups: tradicional atração das xícaras giratórias. Como hoje em dia minha labirintite ataca, eu passo, mas meus filhos adoram. 

Não pode faltar a clássica xícara

– Dumbo the Flying Elephant: atração queridinha de muitas crianças, incluindo meus filhos. Elefantes girando ao redor de um eixo por 90 segundos, em que a criança tem o controle para subir ou descer o veículo.

– Le Carrousel de Lancelot: carrossel clássico, com o tema do filme do Rei Arthur. Sem mais a comentar.

Atrações que não recomendamos Disneyland Paris  NÃO RECOMENDO
– It’s a Small World: outro clássico presente em todos os parques da Disney, mas que toca uma música bem grudenta que vai ficar na sua cabeça até o fim do dia. Não diga que eu não avisei! Só acho que vale pra quem quer comparar as diferenças com a versão de outros parques pelo mundo, porque fora isso, não é nada demais. 

– Casey Jr – Le Petit Train du Cirque: é o trenzinho do Dumbo, em que crianças muito pequenas se divertem e adultos se espremem em um espaço bem, bem pequenininho.

– Le Pays des Contes de Fées: acho que essa é uma atração que me decepciona muito. Poderia ser legal? Sim. Mas é bem triste ver cenas tão minúsculas dos filmes da Disney em um passeio de barco tão devagar. De qualquer forma, para crianças bem pequenas, pode ser interessante. Os meus, com 4 anos já não viram mais graça.

It’s a small world after all…

Ponto de foto! TIRAR FOTOS
Ficam aqui na Fantasyland o Princess Pavilion e Meet Mickey, onde você pode tirar fotos com algumas princesas e com o rato mais famoso do pedaço. Há!

Além disso, no fundo do restaurante Auberge de Cendrillon, que fica no cenário da casa da Cinderela, você encontra a carruagem dela que também rende uma boa foto. 

5. ADVENTURELAND

Essa é a maior Adventureland dos parques da Disney que já fui. É realmente muito grande e tem vários caminhos. Me perdi algumas vezes nas minhas primeiras visitas ao Parc Disneyland, mas é linda e com muitas oportunidades para fotos legais.

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEIS
– Indiana Jones and the Temple of Peril: de fora eu achei que ela seria mais radical do que é na realidade, mas como todas as montanhas russas, pra mim essa atração é imperdível. A tematização do Indiana Jones é mais externa, já que a montanha russa não tem nada do personagem, mas o looping e as curvas com velocidades são boas. Pena que é muito curtinha.

– Pirates of Caribbean: pra mim, a atração dos Piratas do Caribe é sempre imperdível. É só chegar perto e começar a ouvir a musiquinha “yo-ho yo-ho…” que eu já fico animado. A versão de Paris é ainda mais legal, e para a minha surpresa, bem mais longa em termos de duração. O barco navega por mais cenários e tem até um emoçãozinha no brinquedo. Não vou contar mais para não dar spoiler. Vá e seja feliz. Dependendo do perfil, algumas crianças podem ficar meio boladas (as minhas não amaram muito).

A área infantil da Adventureland é bem legal

Atrações que você deve ir se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO 
– Le Passage Enchanté d’Aladdin: no meu coração, essa atração é imperdível pois o Aladdin sempre foi o meu filme favorito, mas o Le Passage Enchanté d’Aladdin não é essa coca-cola toda não. Só um corredor com algumas cenas do (melhor) filme lançado pela Disney. Não tem fila e a visita dura 3 minutos.

Bonitinho, né?

Atrações que não recomendamos Disneyland Paris  NÃO RECOMENDO
– La Cabane des Robinson: uma espécie de trilha para subir até a casa na árvore da Família Robinson, famosa pelo filme lançado pela Disney em 1960 – os mais puristas vão lembrar do livro antigasso que inspirou a produção.

icone-dicas PARA AS CRIANÇAS
– Adventure Isle e Pirates Beach: parecida com a trilha da Família Robinson, mas aqui o tema é piratas. Bem legal e com uns labirintos bem malucos nas trilhas, e dois playgrounds que é sempre um custo tirar as crianças depois, de tanto que eles aproveitam.

Criança curte mesmo é um parquinho, né? Hehe!

Dica de comida! Disneyland Paris  FOOD TIP
Agrabah Cafe: um buffet de comida árabe em que você paga um preço fixo e come à vontade. Teve opiniões divididas aqui no VPD: eu não achei nada muito especial, mas o Hike e a Bia adoraram.

Buffet do Agrabah Cafe

6. FRONTIERLAND

Muito engraçado a ambientação mexicana que a Frontierland tem aqui no Parc Disneyland. Aquela mistura do Brasil com o Egito, que aqui é do Velho Oeste Americano com Acapulco. 

Versão francesa do velho oeste

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEIS
– Phantom Manor: outra atração super tradicional dos parques da Disney e que eu gosto muito, conhecida como Haunted Mansion em Orlando. As cenas internas são bem parecidas, mas o capricho nos detalhes e na ambientação são campeões aqui na França. A começar pelo lado de fora, que na minha opinião, é uma das casas mal assombradas mais bonitas das Disneys (apesar de o Hike discordar, dizendo que a da Disneyland Hong Kong é a mais bonita que ele já viu)

A Haunted Mansion desse parque!

– Big Thunder Mountain: boa e velha montanha russa de madeira. O trem é bem veloz, e apesar de não ter looping, dá bastante frio na barriga. Minha dica aqui é sentar no fundo ao invés do primeiro carrinho como todo mundo imagina e pede. Isso porque como o trem é longo e as quedas são curtas, muitas vezes os primeiros carrinhos caminham mais que a metade da ladeira em velocidade normal, para “esperar” o último carrinho virar a subida. Enfim, vai na minha que você se dá bem. Poucas diferenças com a irmã de Orlando.

Big Thunder é sempre legal 🙂

Atrações que você deve ir se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO 
The Lion King: Rhythms of the Pride Lands: show musical do Rei Leão, SUPER bem feito. Só não marquei como imperdível porque sei que quem vem com menos tempo precisa fazer escolhas, mas se puder assistir, vale demais!

Atrações que não recomendamos Disneyland Paris  NÃO RECOMENDO
– Thunder Mesa Riverboat Landing: barco a vapor que dá a volta no lago. Não acho que valha a pena perder muito tempo ali não.

– Rustler Roundup Shootin’ Gallery: pagar a mais para atirar em alvos? Em EURO ainda por cima? Jamais!

icone-dicas PARA AS CRIANÇAS
Frontierland Playground: mais um parquinho para as crianças brincarem enquanto os pais sentam e recuperam a energia. 

7. MAIN STREET (DE NOITE)

Não se esqueça de voltar pra Main Street para os shows noturnos, que são realmente o jeito perfeito de terminar um dia muito legal no parque.

Esse show é imperdível!

Para ver o roteiro do outro parque do complexo de Paris, o Walt Disney Studios, clique aqui.