Restrições alimentares na Disney: 5 dicas para comer nos parques
Neste post
- Dicas para comer nos parques com restrições alimentares
- Conheça suas opções
- Converse com o chef ou o gerente
- Avise da sua restrição já na reserva!
- Não tenha medo dos restaurates buffets
- Evite restaurantes que não são próprios da Disney
- Bônus: minhas comidinhas preferidas sem glúten em cada parque da Disney!
Quem tem restrições alimentares sabe que esse assunto é parte importantíssima do planejamento de qualquer viagem. Este sempre foi um assunto que tive dificuldade de falar mais profundamente com propriedade. Não queria falar nada superficial e ao mesmo tempo não poderia falar com mais conhecimento de causa por falta de experiências pessoais mesmo. Por isso mesmo, convidei a Elisa do Instagram @glutenfreetrips pra compartilhar aqui as dicas dela. A Elisa é celíaca e além das diversas viagens para Orlando, ela também já trabalhou na Disney bem na área de alimentação. Ou seja, ela é cheia de dicas legais! 🙂
Fiquei muito contente dela ter aceitado o meu convite e espero que este post ajude a trazer mais segurança e tranquilidade pra quem viaja com alguém com qualquer restrição. Aliás, se este é o seu caso, não deixe de seguir a Elisa que tem sempre bastante dica legal no insta dela também. Obrigada por compartilhar suas dicas com a gente, Elisa! 🙂
Dicas para comer nos parques com restrições alimentares
Por Elisa Pequini (@glutenfreetrips)
Quem tem restrições alimentares sabe que às vezes é cansativo buscar opções seguras em viagens. Mas a Disney é a Disney né gente? Eles tem protocolos para lidar com as refeições de visitantes com alergias e a maioria dos restaurantes consegue acomodar os 8 principais tipos (ovos, peixe, leite, amendoim, gergelim, camarão, soja, nozes e trigo/glúten).
Apesar de não terem cozinhas separadas, eles fazem o possível para preparar a comida da forma mais segura, minimizando os riscos de contaminação pelos alérgenos o máximo que der. Como eu sei disso? Eu fui Cast Member em 2005 e trabalhei por 3 meses no Casey’s Corner onde fui treinada também para atender visitantes com alergias (apesar de na maior parte das vezes, o gerente cuidar desses pedidos).
Quando me descobri celíaca anos depois, sabia que na Disney pelo menos teria segurança para comer. E hoje já tem muuuuito mais opções que na minha época! Atualmente eu moro pertinho de Orlando e vou comer nos parques quase todo fim de semana! E é com esse conhecimento de causa que vou compartilhar algumas dicas com vocês.
Conheça suas opções
Sempre pesquise os restaurantes antes e veja no aplicativo da Disney quais as opções para a sua restrição. Muitas vezes na correria dos parques a gente acaba parando justo no restaurante que a única opção pra nossa restrição é nuggets. Ou a única sobremesa é fruta. Não me levem a mal, pelo menos tem opção, mas quando existem lugares como o Nomad Lounge no Animal Kingdom onde eles fazem até churros sem glúten pra você, é triste ter que comer fruta de sobremesa, né? No menu dos restaurantes no aplicativo, você pode rolar até o final, onde geralmente ficam os menus de alergias. Procure pela sua e lá estará escrito o que tem de opção!
Converse com o chef ou o gerente
Eu sempre gosto de chamar o chef, ou no caso dos quick services, o gerente, para que ele me conte das minhas opções e eu possa deixar claro quais são minhas restrições para que não haja riscos de uma comunicação errada na cozinha. Isso é especialmente importante pra quem tem mais de uma restrição. Claro que todos são muito competentes e o staff é treinado, mas em um restaurante cheio por exemplo, existe um risco maior de erros que queremos evitar. Os chefs são super simpáticos e solícitos, e inclusive podem modificar um prato para adequar a sua restrição!
Avise da sua restrição já na reserva!
Quando você faz a reserva de um restaurante table service da Disney, tem sempre a opção de colocar suas alergias logo depois do cartão de crédito, em um botão escrito Add a Special Dietary Request. Se por algum motivo você esquecer não tem problema, é só avisar na chegada, mas eu gosto sempre de colocar porque já teve casos que eles deixaram algo separado pra mim que não seria tão elaborado se eu não tivesse avisado antes (um bom exemplo são as Dessert Parties do Magic Kingdom, veio um prato incrível todo feito pela Erin McKenna Bakery do Disney Springs).
Não tenha medo dos restaurates buffets
Conheci pessoas que evitavam ir nos buffets com personagens por medo de ter que pegar comida do buffet e ela estar contaminada com o que ela tem alergia – isso acontece quando alguém usa uma colher de um prato em outro, por exemplo. Pois saiba que os chefs podem preparar sua comida na cozinha e trazer na mesa, evitando o risco de você pegar diretamente do buffet.
Evite restaurantes que não são próprios da Disney
No Epcot, os restaurantes da China, Japão, Itália, França e México não são operados pela Disney, o que significa que não tem necessariamente os mesmos protocolos para lidar com restrições alimentares. Confesso que já tive boas experiências na França e México mas conheço pessoas que tiveram experiências ruins, então pra ser mais tranquilo, eu focaria nos que são próprios da Disney. No caso do Epcot tem locais incríveis como o quick service do pavilhão americano e o Le Cellier no Canadá, além de muitas opções nas barraquinhas dos festivais.
Bônus: minhas comidinhas preferidas sem glúten em cada parque da Disney!
Animal Kingdom: Churros sem glúten no Nomad Lounge (eu acho esse lugar subestimado, ele é um achado nesse parque! Tudo lá é uma delícia!)
Magic Kingdom: Todo e qualquer sorvete Dole Whip eu amo! Todos são sem glúten e os de fruta também são sem leite! Tem sabores diferentes em dois lugares: Sunshine Terrace e Aloha Isle.
Hollywood Studios: o hambúrguer com fritas do Backlot Express tem opção de pão sem glúten e é ótimo! Aliás, todos os lugares nos parques que servem hambúrguer tem opção de pão sem glúten, mas alguns são melhores que outros!
Epcot: O sanduíche de brisket do Regal Eagle é muito bom, só pedir pra vir no pão sem glúten. Outro snack que eu adoro é a pipoca de maple no pavilhão do Canadá!
Vale dizer também que as Mickey Bars, que vocês encontram em todos os parques, também são sem glúten – mas é sempre bom checar com o Cast Member pra ver se o rótulo não mudou, tá?