Plano de reabertura da economia dos EUA: impacto nos parques temáticos
Neste post
Ontem, o presidente Donald Trump divulgou o plano federal para reabertura da economia dos EUA diante da pandemia do COVID-19.
O plano chamado “Opening Up America Again” é gradual, e consiste em 3 fases com diferentes diretrizes em cada uma delas. O governo federal repassou para os governadores de cada estado avaliarem e decidirem a situação caso a caso. Os governadores irão também determinar se a medida vale para o todo o estado ou se alguns condados (distritos) terão fases diferentes.
O Plano de Reabertura
Elaborado juntamente com especialistas em saúde pública, ele tem como objetivo principal começar a relaxar medidas restritivas em áreas com queda na incidência do novo coronavírus, e manter a rigidez nas mais afetadas.
Para definir a fase em que se estado se encontra é preciso seguir alguns protocolos e responsabilidades:
- Testagem e rastreio de contato dos cidadãos infectados
- Manutenção da capacidade do sistema de saúde e leitos de UTI
- Proteção de profissionais da saúde, e de transportes em massa
- Educação da população sobre distanciamento físico e proteção do rosto
- Monitoramento para identificar um eventual ressurgimento do vírus
Independente das fases, as medidas de distanciamento físico devem continuar sendo aplicadas até o final do ano, segundo Trump. Ele sugeriu também que alguns estados podem começar o plano de reabertura já em 1 de Maio, alguns até antes dependendo da situação. Os governadores que irão bater o martelo na decisão final.
Em todas as 3 fases, as empresas devem implementar medidas de checagem de temperatura e testagem rápida dos funcionários para isolar potenciais portadores do vírus. Não seria uma surpresa se a Disney e outros parques implementassem o mesmo para os visitantes dos parques também, como o Bob Iger já sugeriu.
Para passar de uma fase para outra, é preciso cumprir 3 requisitos:
- 14 dias de trajetória de queda na curva de casos de Covid-19 e de outros vírus influenza
- 14 dias de queda do número de casos documentados ou na curva de porcentagem de testes positivos
- Hospitais tratando todos os casos sem sobrecarregamento e programa de teste robusto para profissionais da saúde (incluindo teste de anticorpos)
Passando por todos os requisitos acima, os estados/regiões podem seguir para a próxima fase. Caso a situação piore, o estado poderá voltar para o começo da fase ou para fases anteriores.
Isso significa que, no melhor cenário, serão pelo menos 42 dias de ciclos de sucesso para poder passar pelas 3 fases. Abaixo explico quais são as permissões e restrições de cada fase.
Fase 1
A primeira fase do plano de reabertura permite que alguns estabelecimentos reabram, desde que ainda sigam medidas rígidas de limpeza e distanciamento físico. Os que podem reabrir são:
- Restaurantes
- Cinemas
- Academias
- Estabelecimentos religiosos
Continuam fechados: escolas, bares. Não são permitidas reuniões públicas de 10 ou mais pessoas, nem viagens não-essenciais.
Fase 2
Cumprindo os requisitos dos 14 dias para seguir à fase 2, os bares e escolas também podem reabrir, desde que com distanciamento entre as pessoas e limpeza rígida.
Agora, as reuniões públicas de até 50 pessoas são permitidas, e todas as viagens são liberadas, incluindo as não-essenciais.
Fase 3
Avançando para a última fase do plano de reabertura, bares e academias podem reabrir com maior capacidade de clientes, desde que seguindo os protocolos rígidos de limpeza. Grandes eventos também devem acontecer com medidas de limpeza e distanciamento físico.
Até então, os indivíduos dos grupos de risco da COVID-19 não poderiam sair de casa, mas na fase 3 já podem desde que mantendo distanciamento físico.
Situação na Flórida e na Califórnia
O governador da Flórida, DeSantis, tem sofrido duras críticas pela falta de liderança na crise do COVID-19. A relutância em estabelecer quarentena no estado e em levar a pandemia a sério colocaram em cheque seu preparo para lidar com tudo isso.
Recentemente, ele divulgou que está montando uma força-tarefa para avaliar quando e como a Florida poderá reabrir estabelecimentos comerciais e escolas.
O prefeito do condado Orange County (onde fica a Disney) teve respostas mais rápidas ao impor a quarentena aos residentes antes do governador, e também já anunciou medidas para traçar o plano de reabertura da região. Está sendo montado um grupo de “exploração econômica” com cerca de 45 pessoas representando diferentes setores da economia, incluindo a Disney. Ainda hoje devem divulgar mais informações sobre esses planos.
Já o governador da Califórnia declarou recentemente que não acredita que grandes aglomerações possam acontecer no estado até pelo menos agosto, como contamos aqui.
- Para ver a evolução de casos de COVID-19 na Flórida, clique aqui.
- Para ver a evolução de casos de COVID-19 na Califórnia, clique aqui.
O que o Plano de Reabertura significa para viagem a Orlando?
Embora o plano de reabertura preveja o início do processo a partir de 1 de maio, várias questões ainda precisam ser resolvidas para de fato ser implementado. Coisas como:
- Suprir a demanda de equipamentos de proteção
- Capacidade de equipamentos hospitalares
- Aumentar a capacidade de testes
O documento não abordou outras questões importantes, como o suporte federal para financiar e distribuir os testes entre os estados. Isso é algo que o governador de NY tem pressionado nas últimas semana.
A decisão final continua cabendo aos governadores, e o estado de NY confirmou ontem que lá a quarentena foi estendida até 15 de Maio.
Pensando nos complexos dos parques, é possível que a Fase 1 seja similar ao que está acontecendo na Disneyland Shanghai, e possamos ver Disney Springs (Orlando), Downtown Disney (Califórnia), e Citywalk reabrindo alguns restaurantes, lojas e experiências. Porém, ainda com as medidas de distanciamento físico e limitação de quantidade de clientes dentro dos espaços fechados.
Só devem começar a pensar em abrir os parques em si na Fase 2, com a liberação das viagens a turismo. Porém, com tantas restrições de distanciamento e capacidade de pessoas, pode ser que fique só pra Fase 3 mesmo.
Mesmo quando abrirem, dificilmente vai ser algo parecido com a forma que visitávamos os parques antes da pandemia, e deve trazer restrições e novos protocolos de verificação para os visitantes.
Ainda é cedo pra dizer com certeza quando as fases vão começar em cada estado, mas é interessante ver um plano concreto de mensuração e controle sendo estabelecido. Conforme forem sendo divulgadas mais informações, a gente vai contando aqui.
Para nós, vai depender também de como a situação evolui no Brasil. Até o momento, não há nenhuma restrição na imigração dos EUA para viajantes vindos do Brasil.
E para saber mais sobre o que podemos esperar sobre a reabertura dos parques, clique aqui.