Monsieur Paul: alta gastronomia francesa dentro do Epcot
O Monsieur Paul é um dos restaurantes mais chiques da Disney. Localizado no segundo andar do pavilhão da França, no Epcot, a gente sempre quis conhecer esse restaurante, mas esperamos uma ocasião realmente especial para fazer isso. Então quando eu e o Felipe completamos 10 anos de namoro, deixamos a Julia com a minha mãe e com a Bia e finalmente tivemos a chance de experimentar o famoso Monsieur Paul. É lógico, como sempre, não podia deixar de dividir aqui essa experiência.
Como é o Monsieur Paul
Este restaurante fica quase escondido e se você não souber que ele existe, é fácil passar desapercebido. Ele fica no segundo andar do prédio principal do pavilhão da França, logo acima do Chefs de France. Enquanto a entrada do Chefs de France é bem visível na parte da frente do pavilhão, a entrada do Monsieur Paul é mais discreta, na parte de trás desse prédio, próximo a sorveteria L’Artisan des Glaces (que aliás, super merece uma visita e até está nos nossos Top 10 Doces da Disney).
Depois de dar o nome e o horário da sua reserva (recomendado reservar antecipadamente!) para o recepcionista que fica na entrada do restaurante, você terá que esperar alguns minutos por ali até sua mesa ficar pronta e então, deverá subir a escada para finalmente chegar no Monsieur Paul.
A França é famosa por dois tipos de restaurantes: os bistros que você encontra em qualquer esquina, com comida gostosa, aconchegante e acessível; e os restaurantes de alta gastronomia, com uma comida incrível, feita quase como uma obra de arte, um serviço cheio de cerimônias e um custo mais alto. O Monsieur Paul sem sombras de dúvida se encaixa na segunda categoria. Até pelas escadas que você precisa subir para chegar até lá, você já entende que é um lugar mais sofisticado.
A decoração do restaurante em si não me impressionou: é meio antiga, mas clássica e bem bonita. Tudo é naquele estilo super tradicional, cheio de detalhes lindos e bem suntuosos. O que mais me impressionou foi a pompa na entrada do Monsieur Paul, onde os garçons nos esperavam quase como uma fila de soldados, para nos levar até a mesa. Foi até engraçado ver todos eles tão arrumadinhos, formais, enquanto a gente estava ali, com roupa de parque. Choques de realidade que só a Disney te proporciona. Mas o fato de ser socialmente aceitável frequentar um lugar desse com camiseta e tênis só me faz amar ainda mais a Disney! 🙂
Por ficar no segundo andar do prédio bem na entrada do pavilhão, o Monsieur Paul tem uma vista privilegiada do Epcot e eles aproveitam ao máximo esta vista com janelões de vidro espalhados por todo o contorno da fachada do prédio. Nós aproveitamos bem essas janelas, já que tivemos a sorte de sentar bem grudados em uma delas. Que vista linda!
Aliás, esse restaurante é uma famosa (e cara) opção para o ano novo em Orlando, justamente por causa da vista. Tanto é, que quando eu trabalhava na Disney, os boatos diziam que a Xuxa tinha passado o ano novo no Monsieur Paul, mas não sei se é verdade mesmo. rs
Logo que sentamos, nosso garçom se apresentou e nos ofereceu um drinque especial. Como a gente estava comemorando, aceitamos, mas depois que vi o preço confesso que até me arrependi um pouquinho. De qualquer forma, esse drinque foi uma primeira impressão bem correta do que a gente poderia esperar de lá: mostrava como este era um restaurante atencioso, cheio de cuidado e complexidade em tudo que serviam, até num simples drinque que misturava diversos sabores de uma forma muito interessante (porém muito cara).
O garçom nos explicou cada pedacinho do drinque e eu esqueci metade antes mesmo dele ter terminado, então vou ficar devendo essa explicação pra vocês, tá? Depois, ele nos explicou também os principais itens do cardápio, tudo muito interessante e com cara de gostoso. Apesar de super refinado, o Monsieur Paul tem opções para todo tipo de paladar e o garçom mostrou bem isso enquanto explicava os pratos.
A comida do Monsieur Paul
Antes mesmo da gente escolher o prato, o Monsieur Paul já me ganhou porque ele serve pão de queijo, além de mini baguette, como seu couvert. Não tem pão melhor pra começar sua refeição do que um pão de queijo quentinho!
Como a gente estava celebrando 10 anos juntos, resolvemos comemorar em grande estilo e pedimos tudo que a gente tinha direito: entrada, prato principal e sobremesa. Das entradas, o Felipe que ama trufas, decidiu logo pela sopa de trufas. Eu fiquei muito curiosa com um prato que tinha sorvete de parmesão em sua composição: uma verrine de ossobuco, pure de batata, massa folhada e sorvete de parmesão. Pelo que eu vi, ele até já saiu do cardápio, mas era bem gostoso e o sorvete era bem surpreendente.
O Felipe também amou a sopa de trufa dele, que veio com uma apresentação linda, também coberta de massa folhada. Quem inventou de colocar massa folhada nas sopas tá de parabéns, não acha? Depois, nós dois estávamos com vontade de comer o prato de carne, mas como o Felipe não queria pedir pratos iguais, ele mudou a escolha dele. No fim das contas eu comi o filé com molho de vinho tinto acompanhado de purê de batata, e o Felipe pediu o frango com purê de alcachofra e trufas negras.
Os dois pratos eram sensacionais e montados com todo o cuidado, na proporção perfeita entre todos os seus componentes. Eram ainda mais gostosos do que bonitos. Apesar de eu ainda achar outros restaurantes da Disney ainda melhores, dá pra entender bem os motivos da fama do Monsieur Paul. Os pratos eram extremamente bem feitos!
Já nas sobremesas, pedimos duas opções lindas – mas diferente dos pratos principais, estas eram mais lindas do que gostosas, apesar de serem boas também. Eu pedi uma esfera de chocolate, que tinha bolo de amêndoas e chocolate, farofinha de chocolate, creme de chocolate, biscoito de avelã, sorvete de chocolate com laranja (uma das misturas que eu mais amo no mundo), e cobertura de chocolate. Enfim, era uma festa do chocolate, então não tinha nem como ser ruim, né?
Já o Felipe pediu uma verrine de maçã com sorvete de maçã verde, um bolinho de baunilha, maçãs carameladas e calda de caramelo. Achei as duas sobremesas doces demais e não sei nem o que explicar, mas achei que faltou alguma coisa. Não foram sobremesas marcantes pelo sabor, mas marcaram pela beleza, em especial depois que o garçom jogou as respectivas caldas quentes em cada uma delas (a de chocolate na minha e a de caramelo na do Felipe). Olha que fofura!
No fim, como a gente já sabia que seria, a conta ficou bem cara: cerca de US$212 para nós dois, fora a gorjeta. Todo o serviço e cuidado na preparação de cada prato aqui custa caro. Ainda assim, acho que valeu a pena porque comemos super bem. (Aviso importante: Atualmente, o restaurante trabalha apenas com um menu de preço fixo, ou seja, você paga um valor e escolhe uma entrada, prato principal e sobremesa).
Nossa opinião
Esse restaurante é muito gostoso e uma opção super sofisticada e reservada para quem quer uma pausa da agitação dos parques. É muito mais calmo do que outros restaurantes da Disney e a comida tem uma qualidade excelente. Aqui você pode entrar com duas certezas: a de que vai comer bem e a de que a conta vai ser cara. E quando um restaurante é tão caro como esse, a gente precisa ser bem exigente e crítico. Comparativamente, acho que outros restaurantes da Disney oferecem pratos ainda melhores, por custo similar ou até menor. Por exemplo, continuo preferindo o California Grill, o Le Cellier e o Narcoossees ao Monsieur Paul.
Pensando nisso, realmente, só recomendo uma visita aqui em casos específicos:
- Pessoas que buscam alta gastronomia francesa especificamente,
- Pessoas que querem um ambiente tranquilo e mais adulto quando visitarem o Epcot,
- Pessoas com um orçamento super flexível e que gostam de comer bem em todas as refeições e não estão preocupados com o custo disso
- Pessoas que querem um lugar reservado e com boa vista dos fogos para eventos especiais em dias de parque cheio (como o reveillon no Epcot).
Se você se encaixa em um desses casos, ótimo! Agora, se você vai selecionar um ou dois restaurantes mais caros para refeições realmente especiais na sua viagem, acho que o Monsieur Paul provavelmente não deveria ser sua primeira opção. Caso queira fazer uma reserva por lá, veja o nosso passo a passo para isso, clicando aqui.
Nome: Monsieur Paul
Endereço: 1510 N Avenue of the Stars, Orlando, FL 32830 (Veja no Google Maps)
Telefone: +14079393463
Referência: Dentro do Epcot
Preço: US$195,00 por pessoa.
Horário de Funcionamento: varia de acordo com o horário do parque. Veja aqui como verificar o horário para o dia da sua visita.
Cardápio: clique aqui para visualizar os cardápios em português
Disney Dining Plan: Sim, vale dois créditos de Table Service.
Avaliação do VPD:
Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!