Governador da Flórida anuncia data do início da Fase 1 de reabertura
O governador da Flórida anunciou ontem as diretrizes de quando o estado vai iniciar a Fase 1 do Plano de Reabertura Econômica divulgado pelo presidente Trump, como contamos aqui.
A Fase 1 é a primeira de 3 etapas graduais para a reabertura de estabelecimentos comerciais e públicos dos EUA, e na Flórida ela vai começar já na segunda feira, dia 4 de Maio.
As recomendações podem valer para quase todo o estado, excluindo os condados Miami-Dade, Palm Beach, Broward, que concentram o maior número de casos de COVID-19 e ocupação hospitalar.
Explicamos em mais detalhes sobre o plano aqui nessa outra matéria, e no caso da Flórida essa primeira fase terá algumas adaptações da recomendação federal. Agora, as lojas e restaurantes podem voltar a reabrir com algumas restrições:
Restaurantes:
- Podem operar com áreas externas, respeitando 1.80m de distancia entre as mesas
- Áreas internas 25% da capacidade de visitantes
Lojas e comércio:
- Só podem operar com 25% da capacidade de visitantes
Continuam fechados nessa fase: escolas, cinemas, arenas de esporte, bares, academias e serviços pessoais como salão de beleza.
Além disso, seguem em vigor as outras diretrizes do governo americano:
- Indivíduos do grupo de risco (com condições pré-existentes ou mais de 65 anos) devem evitar ao máximo sair de casa
- Todos devem manter o distanciamento físico em público
- Evitar socializar em grupos de 10 ou mais pessoas
- Uso de máscaras para quem tiver interações cara-a-cara e não puder manter a distância
O governador disse ainda que espera que cada fase dure apenas semanas, e não meses. Para passar para a Fase 2 e reabrir ainda mais os estabelecimentos, é preciso cumprir alguns requisitos como queda na curva de novos casos, hospitalizações e % de testagem positiva por pelo menos 14 dias.
Ou seja, no melhor dos cenários a Fase 1 deve durar pelo menos 2 semanas, e caso os índices estejam todos favoráveis, poderá avançar para a próxima etapa. Por isso, ainda não foi anunciada uma data exata para quando isso vai acontecer, vai depender de como a situação evolui.
Como já era esperado, nessa Fase 1 ainda não entram os parques temáticos, e os shoppings e outlets também ainda não anunciaram uma data oficial de reabertura. Ainda é cedo para determinar quando isso vai acontecer, e as empresas tem sua própria autonomia para determinar datas e processos de reabertura da forma como acharem mais segura.
Dentre alguns pontos polêmicos da divulgação, o governador mencionou que o maior obstáculo para a reabertura é o medo e a histeria. Isso causou reações negativas, já que especialistas vêem o risco da retransmissão, aumento da mortalidade e sobrecarregamento do sistema de saúde como os principais obstáculos para qualquer processo de reabertura.
Além disso, o prefeito de Orange County (condado de Orlando), anunciou hoje que está considerando uma abertura mais lenta para a região, e que não necessariamente irá seguir as recomendações e datas do estado. Ainda hoje ele deve comentar o plano da Flórida, e na sexta irá apresentar o plano de reabertura para o condado.
Conforme forem saindo mais novidades a gente vai trazendo aqui no VPD, e para ver os protocolos de operação para reabertura que foram divulgados essa semana pelo comitê do Orange County, clique aqui.