Como funcionam os gastos dentro dos navios da Disney?
Hoje quero fazer um post bem rapidinho só para esclarecer essa dúvida comum de quem vai fazer cruzeiro da Disney: como funcionam os gastos do navio? Como eu pago por compras durante o cruzeiro? Posso pagar em dinheiro ou só cartão?
Tá certo que nos cruzeiros a maioria das coisas já estão incluídas no preço da viagem e você não paga por elas (clique aqui para saber mais sobre o que está ou não incluído no preço), mas a gente sempre acaba querendo comprar uma coisinha ou outra que não está incluída, né? Como eu recebo muitas perguntas repetidas sobre este assunto, achei que era um sinal para eu responder aqui no blog. 🙂
Como funcionam os gastos no navio da Disney?
Ninguém fica andando com dinheiro no navio, por uma série de motivos que vão desde segurança até comodidade mesmo. Caso você queira comprar um drinque, alguma lembrancinha das lojinhas ou um vinho no jantar, todos os gastos serão feitos com sua chave do quarto, chamada “Key to the World” (ou seja, chave para o mundo).
Essa simples chave tem uma série de funcionalidades e entre elas, está ser o seu meio de pagamentos oficial no navio. Funciona como se fosse um cartão de crédito mesmo: você entrega a chave e recebe um papel para assinar com o valor da compra. Sem segredos!
Um tempinho atrás a Disney Cruise Line implementou nos navios a DisneyBand+, que funciona para quase todas as funções do Key to the World, inclusive a de servir para pagar os gastos a bordo. A DisneyBand+ é paga à parte e totalmente opcional, e ainda vou escrever um post explicando direitinho como ela funciona. Para esse post sobre gastos a bordo, o importante é você saber que ela vai funcionar exatamente igual ao Key to the World 🙂
Antes de embarcar no cruzeiro, já no momento de fazer o check-in online ou no dia do embarque mesmo, você vai ter que escolher se quer deixar um cartão de crédito registrado na sua conta à bordo do navio ou não. Se você optar por deixar o cartão registrado, todos os seus gastos serão automaticamente cobrados ali na última noite do cruzeiro ou quando você exceder um limite de gastos- que muda de acordo com a quantidade de noites do cruzeiro.
Quem tem conta digital internacional também pode optar por cadastrar o cartão de débito internacional na conta à bordo, mas eles vão fazer uma retenção temporária de um valor, como se fosse um caução mesmo, para assegurar que você tem saldo para pagar eventuais gastos. No dia do desembarque, depois de ser cobrado o valor total gasto, o que “sobrar” do caução é devolvido para a conta.
Mesmo deixando o seu cartão registrado, você ainda pode escolher pagar tudo ou parte dos seus gastos em dinheiro ou em outro cartão, se quiser. Basta ir ao Guest Service e acertar a conta que deseja em dinheiro ou cadastrando um novo cartão para isso. Outra coisa que você pode fazer no Guest Service é estabelecer um limite de gastos diferente do padrão para sua conta. Basicamente se você quiser qualquer coisa diferente para o pagamento dos seus gastos à bordo do navio, o Guest Service é o lugar certo para você fazer isso.
Por exemplo, em um cruzeiro eu dividi quarto com a minha mãe, mas registrei o meu cartão para os gastos quando fiz o check-in online. Como ela não queria gastar no meu cartão, passou no Guest Service depois que embarcamos e pediu para todos os gastos da chave dela serem cobrados diretamente no cartão dela.
Tem também gente que deixa o cartão registrado só pra facilitar, mas vai pagando em dinheiro ao longo da viagem para evitar cobrança de IOF do cartão depois. Só tem que ficar ligado nesse caso, para pagar antes deles fazerem qualquer cobrança. Ou seja, na prática você pode pagar como quiser, mas no momento da compra, mesmo, você vai usar o seu cartão chave.
Ah! Um detalhe que vale saber: nas lojas, eles não aceitam dinheiro, mas até aceitam o seu cartão de crédito, se você quiser. Eu mesma nunca vi muita utilidade nisso, porque usar o cartão de crédito dá no mesmo que usar a chave e eu prefiro andar pelo navio só com a chave mesmo. Ainda assim, é sempre bom você saber das suas possibilidades, né?
E as gorjetas?
Apesar de você não usar dinheiro em outros momentos, sempre recomendo levar algumas notas pequenas para o navio, seja para usar com quem vai carregar sua mala quando você chegar no porto ou para o room service. As demais gorjetas serão cobradas automaticamente da sua conta a bordo, que como expliquei aí em cima, você pode pagar em dinheiro ou com cartão. Já expliquei em mais detalhes sobre gorjetas nesse outro post.
É isso! Como eu já avisei de cara, era só um post curtinho pra responder essa dúvida comum! Espero que ajude! 😉