VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Dicas para o primeiro cruzeiro da Disney

Pra mim, os cruzeiros são o que a Disney faz de melhor, e se você está planejando fazer o seu primeiro, se prepare para uma experiência incrível e completamente diferente do que a gente vê nos parques. Os cruzeiros da Disney são praticamente um mundinho à parte, com sua própria dinâmica, procedimentos de embarque e desembarque, além de nomenclaturas diferentes e alguns detalhes bem específicos. 

No nosso primeiro cruzeiro, eu e a Re ficamos perdidas com algumas coisas e acabamos perdendo a chance de aproveitar certas atividades. Desde lá, muitos anos e muitos cruzeiros se passaram, e a gente aprendeu todas as dicas que gostaria de saber lá atrás. Pensando nisso, resolvi reunir aqui algumas dicas para quem vai fazer o primeiro cruzeiro. São algumas coisas simples e práticas para que ninguém deixe de aproveitar e nem perca tempo de viagem tentando assimilar tudo. Afinal de contas, as férias são para aproveitar, né? E um cruzeiro da Disney é um dos tipos de férias que a gente MAIS aproveita, é só saber dessas coisinhas. 🙂 

Lá no canal, a gente já tem um vídeo com dicas sobre tudo o que você precisa saber quando for embarcar no seu primeiro cruzeiro. Mas, dica nunca é demais, né? Então, trouxemos mais algumas aqui para o blog para você conseguir aproveitar ao máximo essa experiência.

Dicas para primeiro cruzeiro da Disney

Baixe o aplicativo da Disney Cruise Line

Talvez essa seja a dica mais importante de todas, já que o aplicativo vai ser seu aliado antes e durante a viagem. Existem duas versões do aplicativo, uma para quando você está acessando de casa e outra para quando você estiver no navio, conectado na rede da Disney Cruise Line. 

A versão “de casa” tem as informações gerais e você pode ter acesso a ela logo que comprar a cabine e cadastrar o código da reserva na sua conta. Ali você vai ter o número e o tipo da sua cabine, poder agendar atividades a bordo e nos portos de parada, além de fazer o seu check-in online assim que ele abrir.

Quando a viagem chegar, a partir do momento que você se conectar na rede do navio, o aplicativo muda e todas as informações do dia a dia da viagem vão aparecer ali. Já dá para saber quais atividades vão acontecer em cada dia a bordo, festinhas, shows, a ordem dos restaurantes em que você vai jantar cada noite, os cardápios, o número da sua mesa, ou seja, todas as informações que você pode precisar para programar seus dias no navio. 

tela do aplicativo para o primeiro cruzeiro da Disney
O aplicativo da Disney Cruise Line é seu melhor amigo no cruzeiro

Dica: em geral, já dá pra conectar na rede do navio antes de embarcar (veja aqui nossas dicas sobre o dia do embarque), assim que você chegar no porto. A gente gosta de fazer isso para já reservar algumas atividades que ficam disponíveis e também para favoritar as programações que não queremos perder, já que tem sempre muita coisa rolando no navio o tempo todo. 

O aplicativo também tem a função de chat que te permite falar com outras pessoas a bordo de graça, além de alguns jogos interativos que variam de navio pra navio.

Faça o check-in online quando abrir

É no check-in online que você vai fornecer todos os documentos necessários para a viagem e agendar o seu horário de embarque, então quanto antes você fizer, mais chances tem de pegar um horário cedo. Isso pode parecer um mero detalhe, mas pode fazer bastante diferença, pois quanto mais cedo você entra no navio, melhor. Essas primeiras horas são boas para visitar diferentes partes do cruzeiro, e entrando cedo dá até pra almoçar ou curtir as piscinas antes de tudo ficar mais cheio. 

Considerando que este é o seu primeiro cruzeiro, você já vai estar com alguma desvantagem aqui. Como parte do programa de fidelidade da Disney Cruise Line, quem já fez pelo menos um cruzeiro da Disney tem prioridade no check-in e acaba pegando os primeiros horários disponíveis. Por isso mesmo, é ainda mais importante fazer o check-in assim que ele abrir para que você possa pegar um dos melhores horários disponíveis para quem está indo pela primeira vez.

passageiros chegando para embarcar no cruzeiro da Disney
Quanto mais cedo fizer o check-in, maiores as chances de entrar mais cedo no navio

Para quem vai fazer o primeiro cruzeiro o check-in abre com 30 dias de antecedência, à meia noite do horário da Flórida. Quem é nosso cliente no VPD Travel não precisa se preocupar, a gente manda e-mail informando como e quando fazer o check-in online, e também podemos fazer todo o processo pra vocês.

Embarcar cedo tem várias vantagens, não só começar a curtir o navio como também conseguir reservas ou mesmo entrar na lista de espera de alguma atividade mais concorrida que você não conseguiu marcar antes. A Disney Cruise Line costuma deixar algumas vagas disponíveis para esse dia do embarque, mas mesmo que não tenha nada disponível, quanto mais “pra cima” na lista de espera você conseguir ficar, mais chances de conseguir vaga para o que você quer.

O local em que acontece esses ajustes das vagas vai depender do navio, mas tanto perguntando para algum funcionário quanto checando no aplicativo da Disney Cruise Line, você já vai conseguir saber. Nós já conseguimos muitas reservas embarcando cedo e indo direto tentar uma vaga ou lista de espera. A dica é fazer isso logo que entrar no navio. 

Entenda como funcionam as primeiras horas a bordo 

A gente já tem um post super completo sobre o dia do embarque e o funcionamento desse primeiro dia a bordo, então não vou me prolongar muito aqui. É importante saber que as cabines são liberadas por volta das 13h00 na maioria das vezes, e suas malas só chegam no quarto no meio da tarde. Sabendo disso, coloque em uma mala de mão ou mochila tudo que você pode precisar nesse meio tempo para não passar aperto. Como as piscinas do navio ficam abertas nesse dia, muita gente já embarca com roupa de banho para começar a aproveitar.

No dia do embarque, você só vai conseguir entrar na cabine mais tarde

Além disso, dependendo da hora que você embarcar vai conseguir também já almoçar no navio. O restaurante buffet, as opções de comidinhas do deck da piscina e um dos restaurantes a la carte ficam abertos nessas primeiras horas, só veja certinho no aplicativo os horários de funcionamento para não perder.

Aproveite os open houses

No dia do embarque acontecem diversos open houses, onde espaços do navio que não ficam abertos para todos durante a viagem estão com as portas abertas para visitações.

Os clubes infantis e o berçário do navio ficam todos em open house e pra quem tem crianças no grupo, essa é uma boa oportunidade deles conhecerem os clubinhos com os pais, entenderem como é tudo por lá e até já conhecerem alguns monitores. Aliás, eu recomendo o open house dos clubes mesmo se você não tem crianças, é uma chance de conhecer essas áreas incríveis, super tematizadas e que toda vez me deixam com vontade de voltar algumas casas decimais na vida.

É comum os clubes infantis terem outros momentos de open house durante a viagem, mas além de não ser garantido, no caso do clube das crianças, ele abre só uma parte por vez depois do dia do embarque e não o clube todo. Já o berçário costuma ter open house só no dia do embarque mesmo. 

Aproveite para conhecer esses espaços no dia do embarque porque eles são incríveis!

Outro espaço bom de visitar e que só faz open house nesse primeiro dia, é o Spa e os salões de beleza do navio. Vale a pena dar uma olhadinha se você tiver curiosidade de saber como eles são por dentro ou mesmo se estiver planejando marcar algo lá. Uma das nossas atividades preferidas do navio é o day-use do Rainforest Spa, um espaço super relaxante com sauna, jacuzzis e chuveiros de aromaterapia, e você consegue já saber sobre a disponibilidade dele nesse momento do open house.

Entenda as refeições

Uma das principais atividades do navio é comer, hehe, então vale entender direitinho como funcionam as refeições por lá. A gente também tem um post super completo sobre as refeições aqui nesse link.

O café da manhã e o almoço funcionam no esquema de buffet, a variedade é enorme e a comida é bem gostosa e farta. Uma segunda opção para essas refeições é comer no restaurante a la carte que estiver aberto no dia, mas que fica com um menu mais reduzido. No andar da piscina tem também vários quiosques de comidinhas que funcionam do almoço até a noite. 

As ilhas de bebidas também são à vontade, bem como o sorvete de máquina. As informações sobre os horários de todas essas opções vai estar sempre disponível no aplicativo.

comidas no buffet no primeiro cruzeiro da Disney
No café da manhã tem opções deliciosas e para todos os gostos!

No jantar a dinâmica é diferente, cada navio tem 3 restaurantes a la carte e ao longo do cruzeiro você vai se alternar entre eles. A ideia é que todo mundo conheça os 3, então para itinerários menores cada dia você janta em um, e em cruzeiros a partir de 4 noites você vai repetir algum deles (ou todos, dependendo do itinerário). A ordem desses jantares é pré-determinada pela Disney e no aplicativo você vai conseguir ver todas as informações e cardápios. Na primeira noite você já vai conhecer sua equipe de garçons e eles vão rotacionar com você nos restaurantes, então todas as noites será a mesma equipe que irá te atender.

Tudo isso que falei aqui está incluído no seu cruzeiro e você não paga nada a mais por essas refeições. Inclusive, a comida é realmente à vontade, não é porque os jantares são a la carte que você precisa comer só um prato, se quiser pedir mais de uma entrada, mais de um prato principal e todas as sobremesas, aproveite! Tá mais que liberado.

No jantar, apesar de ter cardápio, você pode pedir o que sentir vontade de provar

Uma outra opção que também está incluída no preço do cruzeiro é o room service, que funciona 24 horas por dia. Itens como bebidas enlatadas e salgadinhos embalados são a exceção, mas todo o resto é a vontade e pode ser pedido em qualquer horário do dia ou da noite. Apesar de não estar no menu, o famoso sorvete do Mickey pode ser solicitado no room service também.

Os navios têm também opções de restaurantes exclusivos para adultos que são pagos à parte e precisam de reserva, além de cafés e bares também pagos à parte, mas que são totalmente opcionais.

Sua mesa pode ser compartilhada

Uma informação sobre os jantares rotacionais que é importante ter em mente é que a sua mesa do jantar provavelmente vai ser compartilhada. O bom é que a Disney tenta juntar famílias que tenham perfis parecidos na mesma mesa, ou seja, famílias com crianças de idades parecidas ou grupos só de adultos, como uma forma de você conhecer novas pessoas na viagem. 

Existe sim a opção de solicitar que a sua mesa seja só pra sua família, e até de conectar reservas para quem viaja em grupo e quer sentar junto, mas não existe garantia de que a Disney vai conseguir atender todos os pedidos de mesa privativa. 

Nem sempre você terá uma mesa privativa no jantar

No nosso primeiro cruzeiro, eu e a Re não sabíamos da possibilidade e tivemos uma mesa compartilhada com um casal de brasileiros, mas desde então a gente nunca teve problema com isso e todas as vezes tivemos nosso pedido atendido. Lá na nossa agência VPD Travel, a gente solicita mesa privativa para todos os nossos clientes, mas como falei, não tem nenhuma garantia.

Algumas gorjetas são obrigatórias

Um dos poucos itens cobrados à parte no cruzeiro da Disney são as gorjetas da equipe que te atende mais de perto todos os dias: seus dois garçons, o chefe dos seus garçons e o seu camareiro. Elas são chamadas de gorjetas “obrigatórias”, pois a Disney já vai cobrá-las diretamente da sua conta a bordo. Nós temos um post detalhado sobre isso e também uma calculadora para que você saiba exatamente quanto vai pagar de gorjetas na viagem, se quiser dar uma olhada é só clicar aqui.

Na véspera do desembarque, o camareiro vai deixar um papel destacável com o valor das gorjetas e o nome de cada um dos funcionário

A gente sempre defende as gorjetas e na enorme maioria dos casos elas são mais que merecidas. Caso você queira, é possível ainda complementá-las com um valor a mais em dinheiro em espécie ou indo ao Guest Services e pedindo para debitarem a mais da sua conta. 

Para outros serviços opcionais a bordo como um drink no bar, cafés especiais, uma massagem no spa ou nos restaurantes pagos à parte, você também é encorajado a dar uma gorjeta, mas elas não são obrigatórias como as da equipe que vai estar no seu dia-a-dia da viagem.

Aprenda a se localizar

Os navios são enormes e no começo todo mundo fica um pouco perdido mesmo, especialmente porque os termos usados são diferentes do que a gente está acostumado. Perto dos elevadores sempre vai ter um mapinha do que tem em cada andar (ou deck) do navio e com o tempo você pega o jeito. 

Alguns termos que valem a pena entender são:

  • Aft: se refere a parte de trás do navio
  • Forward: é a parte da frente
  • Midship: meio do navio 
  • Starboard: é o lado esquerdo do navio
  • Port side: lado direito do navio

Além disso, pelo carpete de cada navio também dá pra ter uma ideia de onde você está. No caso dos navios mais antigos, os desenhos estarão sempre apontando para a frente do navio, enquanto nos mais novos além desses elementos apontando, a parte da frente e de trás tem cores diferentes de carpete para ajudar ainda mais a diferenciá-las.

O carpete do navio pode ser um grande aliado na hora de se localizar.

Itens que você pode querer levar

Apesar da água ser de graça nos restaurantes, nas ilhas de bebidas do navio e em alguns bebedouros, cansa ter que ficar toda hora indo buscar e você pode querer levar uma garrafinha para encher e ter sempre com você. A gente também gosta de ter garrafinhas para levar em passeios nos portos. 

Para ter ainda mais comodidade e economizar, você pode comprar no supermercado um pack de garrafinhas plásticas de água e deixar na cabine, algo que facilita muito o dia a dia no navio. Não tem um limite de quantidade de água que você pode levar e, desde que as garrafas sejam de plástico, elas podem ir na mala despachada sem problema algum.

Você vai encontrar pelo navio várias ilhas de bebidas como essa para tomar água ou encher a garrafinha

Também é permitido levar bebida alcoólica a bordo e o limite são 2 garrafas de vinho/champagne ou 6 latas de cerveja por adulto maior de 21 anos, para consumir na cabine ou nos restaurantes pagando taxa de rolha de $26 por garrafa. Diferente das águas, as bebidas alcoólicas não podem ir na mala despachada e eles vão retirar e descartar caso encontrem, então fique atento a isso e leve com você na mala de mão.

Cheque a lista de itens proibidos

Não é tudo que você pode levar pro navio e a lista de itens proibidos inclui desde coisas óbvias como armas, até coisas menos óbvias como ferro à vapor. Se por acaso o cruzeiro for o fim da sua viagem e você não tiver onde deixar algum item da lista que esteja com você, saiba que a equipe da Disney vai retirá-lo da sua mala e no final da viagem você precisa recuperar com eles os objetos. A gente tem um post no blog com a lista completa dos itens que não podem ser levados a bordo aqui.

Funcionamento das lojas

As lojas do navio só ficam abertas quando ele está navegando, então sempre que ele estiver parado em um porto, as lojas estarão fechadas. Ou seja, a noite antes do desembarque é sua última chance de comprar algo nas lojinhas, já que no outro dia de manhã o navio já vai estar de volta no porto. Como as lojas também ficam cheias na última noite, minha dica é comprar o que você quiser ao longo da viagem. 

loja de um navio da Disney com itens do Mickey e da Minnie no display
As lojinhas têm várias coisas lindas e fica difícil resistir

Decoração das portas

Você vai ver que muita gente leva imãs para decorar a porta da cabine, essa é uma tradição nos cruzeiros e algumas famílias são super empenhadas e capricham. Fazer os imãs personalizados é um jeito legal de começar a curtir a viagem antes mesmo dela começar. Inclusive, tem muitos tutoriais na internet que ensinam a fazer em casa caso você queira levar os seus. A gente mesmo já ensinou no vídeo abaixo.

Fish Extender

Essa atividade de nome estranho não é uma atividade oficial da Disney e sim um grande “amigo secreto” organizado pelos viajantes de um mesmo itinerário nos grupos de Facebook. Funciona assim: você recebe informação sobre algumas cabines que você deve presentear, e elas também vão deixar presentes na porta da sua cabine. Ou seja, é uma troca de presente coletiva, normalmente organizada em grupos de Facebook. 

porta decorada de um navio da Disney
Cada família que participa dessa atividade deixa um bolsinho como esse na porta da cabine para receber os presentinhos

Os presentes são coisas simples, mas somando, é um gastinho extra. Em geral são lembrancinhas, nada muito elaborado, imãs, confeitos de sorvete, legos, docinhos, a gente já viu muitas coisas criativas. Dá um certo trabalho pensar nos presentes para as diferentes pessoas em cada cabine, separar e entregar, mas principalmente para famílias com crianças pode ser algo divertido de fazer. Os filhos da Re adoram!

Aproveite as interações com personagens

O ambiente controlado do navio permite que as interações com personagens sejam muito mais próximas, muito mais do que nos parques, então aproveite a oportunidade. Desde os encontros marcados até festinhas no hall principal, aparições surpresas nos clubinhos e em momentos inusitados no navio em si, é impossível sair de um cruzeiro sem viver pelo menos um magical moment com algum personagem. 

Minnie com roupa de aventureira no Disney Treasure
Não é difícil estar andando pelo navio e encontrar a Minnie com um lookinho diferente interagindo com os hóspedes

Tenha sempre um casaquinho

Mesmo que seu destino seja um lugar de muito calor, vale sempre ter pelo menos um casaco na mala do cruzeiro, pois o ar condicionado do navio é bem forte. Dependendo da sua tolerância ou não pro frio, pode valer a pena ter também um pijama mais quentinho, já que a cabine pode demorar um pouco para esquentar.

Entenda o desembarque

No dia anterior ao do seu desembarque, o camareiro vai deixar na cabine algumas etiquetas de bagagem com o desenho de um personagem. Na última noite você tem a opção de deixar suas malas (devidamente etiquetadas) do lado de fora da cabine até certo horário para que a Disney faça o desembarque delas pra você. Essa é uma facilidade para que na manhã seguinte você tenha que carregar só a mala de mão que ficou com você na cabine nessa última noite e possa tomar café e desembarcar com mais tranquilidade.

Na manhã do desembarque o café da manhã é a la carte e será no mesmo restaurante em que você tiver jantado na noite anterior, e com a sua equipe de garçons de todos os jantares. Para quem escolher jantar no primeiro horário ao longo da viagem, às 17h45, o café da manhã do dia do desembarque será às 6h45, enquanto quem jantou no segundo horário, das 20h15, toma café às 8h00.

Todas as malas despachadas devem ser colocadas no corredor na noite anterior ao desembarque

Antes de descer para o café é importante que você tire tudo da cabine e já vá pro café com sua mala de mão (ou com suas malas, caso não tenha despachado com a Disney na noite anterior), uma vez que você saia não poderá mais voltar. Depois do café todos já devem desembarcar do navio e os grupos vão sendo chamados de acordo com a etiqueta do personagem que você recebeu. Assim que estiver do lado de fora, você poderá encontrar suas malas despachadas, passar na imigração e então estará de volta ao porto. A gente tem um post completo aqui explicando em detalhes como funciona o desembarque.

Lembre do Placeholder

Se você tiver gostado da experiência do cruzeiro, e acho muito difícil você não gostar, pode já fazer um placeholder, uma pré-reserva para poder marcar um próximo cruzeiro com desconto. A Disney  tem a possibilidade de você deixar um depósito de US$250 dólares enquanto estiver a bordo do navio para poder marcar um próximo cruzeiro com desconto de 10%. Essa viagem precisa acontecer dentro de 24 meses e, se por acaso você desistir de fazer o cruzeiro antes do prazo, não perde o dinheiro, pode entrar em contato com a Disney e solicitar o reembolso integral do valor. 

O placeholder é feito pelo aplicativo e precisa ser realizado enquanto você estiver a bordo, depois que desembarcar não tem mais volta. A gente prefere fazer pelo menos um dia antes da chegada ao porto, porque aí se tiver qualquer problema no app, ainda dá tempo de pedir ajuda no Guest Service.

navio Disney Dream visto de fora
Tem como não querer voltar e fazer mais um cruzeiro?

Relaxe

O tempo inteiro vai ter algo acontecendo no navio, tem atividades de todo tipo e para todos os gostos, mas não se esqueça de que as férias no cruzeiro são pra relaxar e não pra gabaritar as atividades a bordo. Escolha algumas coisas que você mais goste de fazer dentro da programação, mas não deixe de curtir, descansar e desacelerar, algo que é tão difícil de fazer na rotina do dia a dia. Tire um tempinho para curtir a vista do mar ou apenas para não fazer nada e aproveite muito, essa é uma viagem inesquecível!

O navio tem muito a oferecer, mas não se esqueça de relaxar e aproveitá-lo!

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!