VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Como é o dia do embarque nos cruzeiros da Disney?

Depois de algumas horas dentro do navio, todo mundo pega o jeito com a dinâmica deste tipo maravilhoso de viagem, mas até lá, há muita ansiedade e dúvidas sobre essa experiência. Percebi tanto aqui nos comentários como auxiliando nossos clientes do VPD Travel, que o funcionamento do embarque é uma das dúvidas mais comuns entre todo mundo que planeja fazer um cruzeiro.

Engraçado que eu mesma não me preocupei muito com isso no meu primeiro cruzeiro, há uns bons anos já. E no fim, fui descobrir só depois de várias oportunidades que eu perdi! Ou seja, você que está se planejando para ter um embarque mais tranquilo e eficiente, com certeza vai aproveitar seu cruzeiro muito mais do que eu aproveitei aquele primeiro (e olha que eu aproveitei pra caramba!).

túnel em formato de Mickey para embarcar no navio em Porto Canaveral
O túnel para a felicidade em Porto Canaveral! Dali, direto para o navio!

Vou explicar como funciona e o que você pode esperar durante o seu embarque para um cruzeiro da Disney e todas as pequenas dicas para curtir ainda mais este seu primeiro dia. Afinal, o que todo mundo quer é embarcar logo e começar a curtir a viagem!

1. Escolhendo horário e transporte para o porto

O primeiro passo do seu planejamento para o embarque é decidir que horas e como você quer chegar no porto. Sobre o horário, você pode escolher no momento que fizer o seu check-in online. Ele abre 30 dias antes do embarque para quem vai fazer o primeiro cruzeiro, e uns dias mais cedo para quem já fez pelo menos um. Não adianta chegar muito mais cedo do que o horário marcado pois eles não vão permitir que você embarque antes do horário. Tente se programar para estar no porto uns 15 minutinhos antes.

Minha dica é marcar sempre o primeiro horário disponível para o seu check-in, porque você sempre pode embarcar depois do seu horário agendado se você se atrasar, mas não pode embarcar antes. Ou seja, se você agendar o mais cedo possível, terá flexibilidade para entrar a partir desse horário. Mas podendo, embarcar o quanto antes é sempre a melhor alternativa por uma série de fatores:

  • Você consegue aproveitar o navio mais vazio, em especial as piscinas e o restaurante buffet que ficam bombando depois.
  • Você tem mais chance de conseguir fazer uma reserva de alguma atividade concorrida que você não conseguiu fazer online, como um brunch no Palo, alguma degustação de bebidas ou um encontro com princesas, por exemplo.
  • Você tem mais tempo para já ir se familiarizando com o navio e aproveitar os open houses, em que vários espaços do navio que não são abertos para todo mundo ao longo da viagem, permitem visitação. Em especial o SPA do navio e o berçário só fazem open house nesse primeiro dia mesmo.

Sabendo seu horário de embarque, é hora de ver como você vai querer ir para o porto! As alternativas podem variar um pouquinho dependendo do seu porto de saída, mas em geral são as seguintes:

  • Transfer da Disney: transporte oferecido pela Disney. O preço pode variar de acordo com o porto de saída do seu cruzeiro, mas como referência, hoje em Port Canaveral fica US$45 por pessoa por trecho para sair do aeroporto ou hotéis da Disney. Como este é o porto mais usado pela Disney, eles oferecem transporte deles mesmo. Em outros locais o serviço pode ser terceirizado. O lado bom do transporte da Disney é a praticidade, já o lado ruim, é que te engessa um pouco, visto que neste caso eles escolhem seu horário de embarque.
Os ônibus da Disney podem ser uma alternativa cômoda de ir para o porto para quem vai se hospedar na Disney.
  • Transfer privativo: em geral é um pouco mais caro, mas tem alguns benefícios: o transporte é só para o seu grupo e você escolhe exatamente o horário que quer ir e voltar. Além disso, você pode escolher sair e voltar para outros locais além dos oferecidos pelo transporte da Disney, e não precisa fazer paradas em outros pontos durante a viagem (encurtando o tempo que demora para chegar no porto). 
  • Aluguel de carro: se dirigir não for um problema para vocês, esta é uma excelente opção pois te dá toda a flexibilidade e é mais barata do que as outras alternativas em locais como Porto Canaveral. Você pode alugar um carro e escolher devolver perto do porto. Muitas locadoras oferecem transporte cortesia para o porto, das suas unidades mais próximas. Na volta, você pode usar o mesmo shuttle cortesia para ir de volta até a locadora e alugar um carro de novo.  
  • Aluguel de carro + estacionamento: outra opção é manter o seu aluguel de carro e deixar o carro no estacionamento do porto, quando disponível. Se não me engano, dos portos mais visitados pela Disney, só Porto Canaveral, Fort Lauderdale, Vancouver e o porto de Galveston oferecem estacionamento no local. Os valores atualizados você encontra aqui.
  • Taxi ou Uber: faz pouco sentido para quem vai de Orlando para Porto Canaveral, porque ficaria muito caro, mas para quem vai sair de outros portos, pode ser uma ótima alternativa. Nós fomos de taxi com as malas do nosso hotel em Vancouver para o porto, no dia do embarque do nosso cruzeiro pelo Alasca.
van azul com logotipo de locadora de carros
shuttle cortesia de locadoras de carro próximas do terminal da Disney, em Porto Canaveral.

Dica importante: independente da sua escolha de transporte, minha recomendação é que você não planeje chegar nos EUA no dia do embarque do cruzeiro. Isso é super arriscado, pois qualquer imprevisto no seu vôo pode fazer perder a sua viagem e todo dinheiro investido nela.

Eu confesso que no passado já menosprezei esse risco porque achava que as chances eram pequenas, mas depois de ter quase me lascado duas vezes com isso (um vôo cancelado de última hora e uma mala extraviada), já não cometo esse erro. Não quero que você tenha que passar o nervoso que eu passei, então se programe para chegar um dia antes pelo menos! 😉 

2. Chegando no porto

Chegando no porto, tenha em mãos os QR Codes que você recebeu ao finalizar seu check-in online, eles podem ser impressos ou salvos na wallet do celular. Você vai precisar dessas informações para acessar a área de embarque em alguns portos.

Em seguida, vai ser a hora de deixar suas malas despachadas com os funcionários da Disney. Se você tiver recebido o livretinho em casa, coloque as tags de mala em todas as bagagens. Caso não tenha recebido, não tem o menor problema. É só ter número do seu quarto e nome do titular da reserva e pronto, os funcionários da Disney que recebem as malas fazem uma etiqueta pra você ali na hora. Muita gente fica preocupada quando não recebe o livretinho, mas a verdade é que ele não faz muita diferença na sua vida, é só um pedaço de papel mesmo hehe  😉

Ah! É legal ter alguns dólares em mãos para dar de gorjeta para o pessoal que vai receber suas malas e leva-las para o navio. 

Deixe as malas (devidamente identificadas com sua cabine) com os funcionários da Disney no porto.

Dica importante: sim mais uma! Lembre-se que a sua mala só vai chegar na sua cabine por volta de 16h-17h então tenha com você uma mala de mão com as coisas mais básicas que você pode precisar nesse começo de cruzeiro. Se estiver calor, já leve roupa de banho pra piscina. Quem viaja com bebê ou crianças, já leva o kit todo de sobrevivência nessa mala de mão.

Outra coisa importante é que sua cabine também não vai estar aberta até umas 13h-13h30. Ou seja, mesmo que você possa entrar no navio antes disso, você vai ter que ficar perambulando com sua bagagem de mão e não vai querer levar nada muito pesado ou grande demais.

Já que estamos falando de mala, um lembrete: maiores de 21 anos podem levar por pessoa 2 garrafas de vinho ou 6 latas de cerveja para consumir na cabine. Essas bebidas obrigatoriamente precisam estar na mala de mão, qualquer bebida alcoólica na mala despachada eles retiram e descartam. Para quem quiser levar pack de água, não tem limite de quantidade e desde que as garrafinhas sejam de plástico, elas podem ir na mala despachada sem problemas.

Lembre-se desses horários e escolha estrategicamente o que vai em cada mala, tanto as despachadas, como a de mão.

3. Segurança

Depois de deixar as malas, você vai passar pela segurança do porto, em um processo parecido com o que acontece nos aeroportos, mas levemente mais simples e normalmente bem mais rápido. Sem grandes segredos aqui, então não vou nem me prolongar. Não precisa!

Se o seu embarque for em Porto Canaveral, não deixe de ver a maquete linda do Disney Magic que está exposta por lá.

4. Chegando no terminal

Agora sim, você já vai estar quase chegando no seu embarque. Ao entrar no terminal, com certeza você vai encontrar alguns funcionários da Disney te ajudando a entrar na fila correta. Dependendo do horário que você chegar e dependendo do seu porto, pode ser que você encontre algum personagem tirando foto ali do lado de fora. As filas normalmente são grandes e você poderá ver estes personagens no navio, então a não ser que você dê sorte de pegar uma fila pequena, nem esquente a cabeça com isso agora. Vá direto para a fila para poder entrar logo no navio.

Há uma fila de check-in para quem está indo pela primeira vez (guest) e outra para quem já fez outros cruzeiros (Castaway Club members).

Se for o seu primeiro cruzeiro, você deverá entrar na fila geral. Se você já tiver feito outro cruzeiro da Disney, poderá entrar em filas separadas, de acordo com o seu status do programa de fidelidade da Disney (Castaway Club). Se você for ficar em uma cabine concierge, também terá uma fila especial (e poderá embarcar a hora que você quiser).

5. O check-in

Hoje em dia é obrigatório fazer o check-in online pelo site ou aplicativo da Disney Cruise Line, o que deixou todo o processo no porto muito mais rápido do que era antigamente. A maior parte da burocracia de preencher informações, tirar foto, preencher formulários de saúde, etc, já é resolvida online e com antecedência. De qualquer forma, você ainda vai precisar apresentar no balcão os QR Codes gerados na conclusão do check-in online, o passaporte e o visto de todo o grupo, então tenha eles sempre em mãos.

A checagem de documentos no porto é uma das últimas etapas antes de você entrar no navio!

Aqui sempre vale lembrar: não se esqueça de checar qualquer visto que você possa precisar para fazer o seu cruzeiro. Por exemplo:

  • para o cruzeiro do Alasca, precisamos de um visto canadense diferente pois voltaríamos para o Canadá no fim da viagem, por vias marítimas.
  • para os cruzeiros de Caribe e Bahamas saindo de Port Canaveral, você só precisa mesmo ter visto dos EUA e passaporte válido.

Na manhã antes do embarque você vai receber por e-mail um questionário de saúde chamado Mandatory Health Questionnaire, que pode ser preenchido online. Basta um questionário por cabine e ali você vai responder perguntas básicas sobre a saúde do grupo. Se preferir, pelo aplicativo você também poderá acessá-lo, e se por acaso não conseguir preencher, na hora do embarque os funcionários podem ajudar com isso.

Depois de checar os documentos, o atendente da Disney vai te dar um papel com o horário e o número do seu grupo de embarque. Aí é só ficar de olho quando permitem seu grupo entrar na fila para começar essa viagem deliciosa!

Na hora de embarcar, você vai passar por uma fila para tirar foto atrás de um cartaz do navio. Se você não quiser essa foto, pule esta fila para embarcar logo. É só falar que você não quer tirar a foto e vão te deixar seguir adiante. Agora sim, é hora de entrar no navio!

corredor que leva até a entrada do navio
É muita emoção o momento de entrar no navio!

6. Extra: e depois do embarque?

Mesmo depois do embarque, este primeiro dia tem algumas particularidades que vou explicar rapidinho por aqui. Se quiser mais detalhes, vale ver o vlog do nosso primeiro dia de cruzeiro por Bahamas ou no Caribe, lá no nosso canal no YouTube.

Agora você está dentro do navio mesmo. A partir daqui você já consegue conectar seu celular na rede wifi do navio, a DCL-Guest, uma rede que funciona offline, de graça, e serve apenas para uso do aplicativo. Uma vez conectado, todas as informações que você vai precisar para todos os dias da viagem vão passar a aparecer ali. Agora você já vai conseguir saber a ordem dos restaurantes em que irá jantar, o número da sua mesa, os dias e horários em que acontecerão shows, encontros com personagens, horário de funcionamento dos bares, tudo mesmo. Não se esqueça de já baixar o aplicativo da Disney Cruise Line e desabilitar tudo que pode consumir dados desnecessariamente ANTES de entrar no navio.

Dica Importante: olhe com calma a programação do navio para não perder nada de importante ou único que acontecerá nesse primeiro dia. Os destaques aqui são:

  • Se você quiser almoçar no navio, preste atenção no horário mais reduzido de funcionamento dos restaurantes. Além do buffet, um restaurante à la carte e as lanchonetes da área da piscina também ficam abertas.
  • Se você quiser fazer alguma reserva que não conseguiu fazer online, tente fazer assim que chegar no navio. Caso não encontre o local exato logo que entrar, pergunte para um funcionário do navio. Enquanto isso, cheque se no próprio aplicativo não abriram novas vagas para o que você precisa, já vi vagas para atividades que estavam esgotadas aparecerem depois que embarquei.
  • Curta os open houses, como eu falei antes.
  • Lembre-se do showzinho de início de cruzeiro que acontece no momento que o navio sai do porto e do treinamento obrigatório de segurança que acontece antes disso, o Mandatory Drill.

Se você entrar mais tarde, verifique se já pode deixar as coisas na cabine e escolha o que você vai ter tempo de fazer antes do treinamento obrigatório de segurança. Nas vezes que eu entrei mais tarde, só larguei tudo na cabine, comi rapidamente e visitei no máximo um ou outro local de open house antes do treinamento.

O open house dos clubes infantis valem a visita. São lindos!

Ao chegar na cabine, preso na porta você vai encontrar um envelope com os cartões de todos do grupo. São os “Keys to the World card” que além de chave de quarto, é praticamente seu documento de identificação no navio (também assunto para explicar melhor em outro post).

A chave do quarto que estará te esperando na porta da cabine serve para outras coisinhas também. Será sua identificação para entrar e sair do navio, por exemplo.

Se você já tiver no seu segundo cruzeiro ou mais, dentro da cabine vai encontrar um colarzinho para guardar este cartão e também mais alguns mimos que variam de acordo com o seu status. Pra quem está no primeiro cruzeiro, dá para comprar um colarzinho no navio, comprar um bem mais barato antes do cruzeiro no supermercado ou na Amazon, ou usar o bom e velho bolso para guardá-lo mesmo. Se você tiver uma MagicBand+, aquela mais moderna que tem carregador, sabe? Também poderá usá-la para fazer as vezes do cartão.

Quando você estiver na sua cabine, é provável que já conheça o seu camareiro ou camareira, uma pessoa que vai ser muito presente na sua viagem, já que estará sempre por lá tentando deixar o seu quarto aconchegante. Depois do treinamento obrigatório, vem o showzinho de início do cruzeiro e as atividades começam oficialmente. Nessa hora, a gente aqui tem uma tradição familiar de já pegar um sorvetinho gratuito na máquina do deck da piscina. Se viajo com a família toda, dá pra fazer uma aposta de quantos sorvetes minha mãe e o Felipe tomarão até o fim da viagem, dois viciados! hehehe

Showzinho de início do cruzeiro!

Nessas primeiras horas eu também costumo já deixar o pacote de internet comprado e resolvido, assim caso tenha qualquer problema já consigo passar antes do jantar no Guest Services para pedir uma ajudinha. A internet do navio é cara, nem sempre é boa (mas já foi pior!) e existem diferentes pacotes e velocidades. Se for algo que você queira ou mesmo precise, vale já resolver. Lembre que para usar o aplicativo você não precisa comprar nenhum pacote, basta se conectar na rede wifi gratuita.

Acho que o primeiro dia passa em um piscar de olhos depois que você entra no navio, porque é muita coisa acontecendo, uma em seguida da outra, antes de você realmente se familiarizar com o ambiente, mas é uma delícia!

Quem janta no primeiro horário, já deve ir se arrumar para o jantar a essa altura do campeonato. Quem janta no segundo horário (a gente sempre), pode escolher ir no show dessa noite ou ficar em outras áreas do navio antes do jantar. Dos dois jeitos, na hora do seu jantar, você vai conhecer toda a equipe de garçons que te atenderá durante a viagem, todas as noites, durante os jantares rotacionais que a gente já explicou aqui.

desde a primeira noite já tem oportunidade de fotos com personagens!

Passado o jantar, funciona como em qualquer outra noite de cruzeiro. Dá pra curtir fotos com personagens, ir nos bares de adultos, os clubes infantis também já estão funcionando, as lojinhas estão abertas, enfim, mil coisas acontecendo ao mesmo tempo. Não enlouqueça, não tente fazer tudo, relaxe e curta fazendo aquilo que você estiver afim. O cruzeiro está só começando e você terá muito tempo para aproveitar 😉

Quando você voltar pro quarto, veja a programação do dia seguinte no aplicativo da Disney Cruise e cheque o horário de funcionamento do buffet de café da manhã para o dia seguinte. Verifique se tem algo logo cedo que você quer fazer e veja também se você tem alguma outra programação marcada. Se programe de acordo e pelos próximos dias será basicamente isso: escolher entre muitas opções legais, aquelas que você quer curtir! Aproveite por você e por mim também! 😛

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!