VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Cruzeiro da Disney pelo Alasca: tudo que você precisa saber

O cruzeiro da Disney para do Alasca foi sem dúvida o mais incrível que já fiz. Minha primeira experiência foi com a minha família, quando a Juju tinha quase 2 anos, e já fiquei completamente apaixonada. Alguns anos depois eu voltei com a Bia, que também já tinha feito essa viagem em outro momento, e comprovamos (como mostramos na série de vlogs no nosso canal do Youtube) que esse continua sendo um dos melhores destinos da Disney Cruise Line. Além disso, nós tivemos o privilégio de participar do planejamento de diversos outros cruzeiros para o Alasca, dos nossos clientes no VPD Travel.

Este é um assunto que gera muita curiosidade e dúvidas, por ser uma viagem bem diferente mesmo. Por isso resolvi reunir aqui todas as informações que você precisa saber para planejar um cruzeiro da Disney para o Alasca. Este post será sempre atualizado para trazer as informações recentes.

Última atualização: Janeiro/2025.

Espero que estas informações, percepções e dicas te ajudem a decidir se você gosta e quer planejar um cruzeiro da Disney para o Alasca e se organizar melhor para isso.

Navio Disney Wonder em Skagway, durante o cruzeiro pelo Alasca.
Que viagem incrível! Já pode voltar?

E se quer saber minha opinião, você deveria querer planejar essa viagem sim, porque é sensacional e eu apenas quero voltar no tempo ou planejar outro cruzeiro pra lá! E se Alasca não é sua praia e você prefere outros destinos de praia, a Disney Cruise Line tem muitas outras opções que podem te interessar. Mas antes que eu fuja do assunto, vamos voltar a falar de Alasca!

Informações gerais: datas, navio e porto

Muita gente sabe dos cruzeiros da Disney saindo de Porto Canaveral, mas estes são apenas os destinos mais conhecidos, que casam bem com quem vai tirar férias em Orlando. Há muitas outras opções super interessantes, como Europa, Canal do Panamá, Havaí e o Alasca, nosso tão sonhado e amado Alasca.  

O Disney Wonder é o navio sortudo e maravilhoso que oferece este itinerário. Por causa do clima, estes cruzeiro só acontecem de fim de Maio até começo de Setembro (clique aqui para ver todas as datas disponíveis).

Mais uma imagem do Disney Wonder, o navio que passa pelo Alasca
O Disney Wonder é o navio que passa pelo Alasca – e eu adoro esse navio!

Como talvez você já tenha imaginado, esse cruzeiro não sai de Porto Canaveral, já que seria bem fora de mão. Por questões de rotas e até leis marítimas, hoje os cruzeiros da Disney para o Alasca tem como porto de saída e retorno, o porto de Vancouver, no Canadá. Ou seja, de quebra você já conhece também uma cidade linda, em um país super legal.

Entrada do porto de Vancouver, no Canadá, de onde saem os cruzeiros da Disney para o Alasca.
Os cruzeiros da Disney para o Alasca saem de Vancouver.

Duração e roteiros

A grande maioria dos cruzeiros para o Alasca são de 7 noites, mas a Disney oferece em algumas datas, cruzeiros de 5 e de 9 noites também. Sinceramente acho que 5 dias fica muito corrido e só vai servir pra te deixar com mais vontade. Acho 7 noites bem legal porque você consegue aproveitar bem os portos e também o navio. 9 noites é ótimo porque quanto mais tempo, melhor, né? E você consegue conhecer mais dois lugares. Mas se não der tempo, fique tranquilo que dá pra curtir muito bem só com 7 noites mesmo.

Como já era de se esperar, ocorrem pequenas variações nos itinerários de acordo com a quantidade de noites. Em resumo, a programação fica assim:

  • Cruzeiro de 7 noites no Alasca: sai de Vancouver, passa um dia em uma geleira (Endicott Arm ou Tracy Arm normalmente), um dia em Juneau, um dia em Skagway, um dia em Ketchikan e 2 dias inteiros em alto-mar, só pra você curtir o navio. Em alguns itinerários, o dia em Skagway é substituído por um dia em Icy Strait Point.
  • Cruzeiro de 9 noites no Alasca: além de todos os locais visitados e dias no mar iguais aos do cruzeiro de 7 noites, este cruzeiro também tem um dia no Icy Strait Point, um em Sitka e outro em Victoria, no Canadá.
  • Cruzeiro de 5 noites no Alasca: sai de Vancouver, passa um dia na geleira, um dia em Ketchikan e 2 dias inteiros em alto-mar. Ou seja, você perde de ir em 2 portos incríveis que a gente amou visitar. Por isso acho que vale a pena tentar separar pelo menos 7 noites para essa viagem.
Ketchikan é uma das paradas de todos os cruzeiros da Disney no Alasca.

Duas coisas importantes sobre esses roteiros:

  • O Tracy Arm é o estreito mais fininho com geleiras do lado. A Disney muitas vezes tenta entrar lá, pode acabar indo pro Endicott Arm no lugar, por questões de segurança e também ecológicas (disseram que muitas vezes tem filhotes de foca lá e por isso não poderiam entrar). Pra você ter idéia, faz uns anos que a Disney não entra no Tracy Arm, mas eles sempre avaliam se há condições de entrar em todos as viagens. Nós não entramos e sinceramente, pra gente o Endicott Arm foi maravilhoso igual. O mapa aí embaixo te dá uma idéia de como são estes dois locais. De qualquer forma, é bom você ir sabendo disso para evitar qualquer frustração.
Mapa mostrando a localização de dois pontos visitados para ver geleiras no Alasca
  • Quando o navio visita as geleiras (ou seja, no dia do Tracy/Endicott Arm), ele não vai parar em um porto. Não existe porto no meio das geleiras, né? A programação aqui é realmente ir para as varandas e janelas do navio e apreciar de queixo caído aquelas paisagens maravilhosas. Se você for sortudo, ainda pode avistar focas, baleias e outros animais saltando perto do navio. Quem quiser, ainda tem a possibilidade de fechar com a Disney um passeio em um barquinho menor, que te leva para mais perto das geleiras. Eu fiz esse passeio nos meus dois cruzeiros pelo Alasca e repetiria ele quantas vezes fosse possível, foi um dos pontos altos dos cruzeiros pra mim.
O barquinho menor chegando pertinho da geleira, um passeio imperdível.

O que fazer em cada parada

De cara, já deixo a dica de que vale a pena estudar os portos de parada e as opções de excursão (as Port Adventures, como a Disney chama) antes da viagem. Para te ajudar, a gente já fez um post completo (clique aqui para ler) sobre os passeios em cada porto e nossas experiências. Já feche tudo que você sabe que vai querer antecipadamente pois algumas Port Adventures esgotam super rápido.

Fazer esse trabalho prévio é muito mais importante num cruzeiro para o Alasca do que em um cruzeiro de praia. Em um cruzeiro pelo Caribe em que todas as paradas tem uma praia legal, não é tão obrigatório pesquisar antes, tão pouco fechar algum passeio com a Disney ou com empresas locais. Já no Alasca, você provavelmente vai querer fazer algum passeio e as opções vão desde andar de helicóptero pelas geleiras e depois pegar um daqueles trenós com cachorro, até observar baleias, águias ou ursos, procurar ouro nas minas, fazer trilhas, comer king crab e o verdadeiro salmão do Alasca, ver show de lenhadores, etc, etc, etc. Enfim, vale a pena escolher bem o que fazer em cada parada, inclusive olhando opções fora da Disney se quiser.

Imagem da baleia jubarte vista durante um dos passeios do cruzeiro.
Eu, o Felipe e a minha irmã fizemos um passeio pra ver as baleias assim, de pertinho!

Passaporte e visto para cruzeiro pelo Alasca

Para essa viagem, além de passaporte válido, você precisará de visto para os Estados Unidos e visto para o Canadá. Para ver nossas dicas sobre tirar passaporte e visto americano, clique aqui.

Desde 2017, o Canadá isentou a necessidade de visto para brasileiros, mediante a uma autorização de viagem que pode ser obtida online, chamado eTA – Eletronic Travel Authorization. Há muita confusão a respeito dessa autorização ser ou não suficiente para quem vai viajar de cruzeiro, já que o site para emissão do eTA informa que ela é válida para quem entra apenas por via aérea no país e no cruzeiro você vai sair do Canadá (pra ir pro Alasca) e depois entrar de novo (quando o cruzeiro acabar) por via marítima.

Muitas pessoas viajam no cruzeiro da Disney utilizando apenas o eTA, mas a recomendação oficial da Disney (e a nossa!) é de obtenção do visto canadense para a viagem.

No Alasca tem muitas opções de passeios incríveis!

Para quem tirar para a viagem ou já tiver o visto canadense tradicional, tirado no consulado mesmo, não é necessário emitir também o eTA, o visto em si já permite sua entrada aérea, marítima ou terrestre.

Clima e temperatura

Se as fotos e o destino desse cruzeiro já não responderam essa dúvida, digo que é sim muito frio, mas nada insuportável. Eu sei que sou suspeita pra falar de frio, já que moro em uma cidade que atinge temperaturas baixíssimas, mas até para quem não é acostumado com isso a sensação é de que dá sim para encarar com tranquilidade. As temperaturas variaram ao longo das nossas viagens entre cerca de 7-18 graus Celsius. Meu primeiro cruzeiro foi em Maio e o segundo, em Julho, um mês um pouco mais quente. Em ambos algumas horas havia muito vento, o que incomoda um pouco pra quem não tem nenhuma proteção (um gorro resolve isso) e claro, pegamos chuva em alguns momentos, o que é super esperado, mas aquelas mais fininhas e temporárias.

Dizem que todo mundo se veste melhor no frio, né?

Enfim, ninguém sofreu com isso nas viagens e aproveitamos o tempo inteiro. É claro que vai fazer frio: é o Alasca, essa é a proposta né? Mas dá pra curtir numa boa se você estiver bem agasalhado. Inclusive mesmo no frio, as máquinas de sorvete à vontade do navio estavam sempre cheias de gente, e vi até quem tivesse com coragem pra encarar as piscinas.

No meu primeiro cruzeiro a gente viajou com criança pequena e pra quem acha que isso é um problema, descobrimos que o Alasca é bem legal pra crianças! Aliás, este foi um dos cruzeiros Disney que vi mais crianças de idade próxima ou menores que a Julia na época da viagem (próxima de 2 anos). Todas bem agasalhadas e se divertindo horrores!

Imagem da Re com sua filha em uma janela do navio Disney Wonder, durante o dia para ver geleiras.
Quem quer fugir do frio das áreas externas, pode admirar a paisagem por essas janelas bem grandes como eu fiz com a Julia.

O ideal é levar roupas em camadas porque aí você consegue se adaptar bem para qualquer nível de temperatura. Além disso, lembre-se que dentro do navio a temperatura é sempre controlada, ou seja, ninguém nunca precisa andar encapotado lá dentro não. Só a noite, que eu acho os quartos meio frios, então sempre levo um pijama mais quentinho e aproveito o edredom fofinho.

Já que estou falando de roupas, vale lembrar que neste cruzeiro tem uma noite formal e outra semi-formal, em que as pessoas vão mais arrumadas. Você não é obrigado a participar, é completamente opcional. De qualquer forma, mais uma vez a temperatura controlada do navio permite que as mulheres usem vestidos numa boa.

O que o cruzeiro do Alasca tem de especial

A natureza chega a ser emocionante todos os dias da viagem. Eu não sou dessas que sai na rua abraçando árvore nem nada (nada contra quem é! 🙂 ) e já falei aqui no blog que nem de flor eu gosto tanto, mas eu ficava genuinamente comovida com algumas cenas da natureza tão conservada no Alasca. É surreal ver a grandeza de tudo aquilo, das geleiras, das montanhas, da cor da água, as baleias, as águias, ursos, as florestas, cada canto que você olha é lindo!

Mais uma paisagem linda.

Chegar perto das geleiras e ir nos passeios para ver animais foram sem dúvidas alguns dos melhores momentos da viagem pra mim. É tudo muito diferente do que a gente está acostumado no Brasil ou em outros destinos mais turísticos dos Estados Unidos. Isso sem contar que eu realizei um sonho que foi o de ver cabras da montanha, um animal que é super difícil de encontrar e que pude ver em um dos passeios.

Além disso, os portos do Alasca trazem bastantes opções de atividade para as crianças. Pode ser que nem sempre você queira levar as crianças junto nos passeios só porque elas podem ir, já que algumas atividades são muito longas, mas saiba que tem sim opções para todas as idades. No navio então, nem se fale! Destaque para o dia de Frozen, com direito a espetáculo musical no teatro do navio, jantar temático e festinha no átrio, com vários personagens dançando, além de diversas oportunidades ótimas de fotos.

Cruzeiro de praia vs. cruzeiro do Alasca?

Um cruzeiro para o Alasca é uma experiência completamente diferente de um cruzeiro pra praia (graças a Deus! Já pensou que furada ir na praia no Alasca?). Assim como uns gostam mais de praia e outros de piscina, uns gostam de calor outros de frio, uns preferem doce e outros preferem salgado, também com certeza não haverá uma unanimidade na preferência por um tipo de cruzeiro ou pelo outro, mas o importante é que tanto praia como Alasca são experiências muito legais.

Eu já expressei todo meu amor pelos cruzeiros de praia da Disney aqui no blog pelo menos um zilhão de vezes e gostei ainda mais do Alasca porque é menos óbvio, mais surpreendente. Tudo é muito diferente e extremamente lindo ao mesmo tempo. Vi animais que nunca tinha visto, geleiras que nunca tinha visto, paisagens que não conhecia.

Querendo ou não, praia a gente tem várias lindas em casa, né? Então eu pessoalmente gostei ainda mais do Alasca por ser uma experiência única e por achar que é um tipo de viagem que combina muito mais com cruzeiro do que por terra, já que no cruzeiro tem todas as comodidades, estrutura e mimos do navio. Nada melhor do que conhecer vários lugares e só ter que arrumar/desarrumar as malas uma vez ou ter gente te dando mantinha e chocolate quente enquanto você observa as geleiras.

Imagem de itens de Marvel encontrado no clube infantil do navio da Disney.
Atividade pra crianças de todas as idades no navio e fora dele!

Para quem pretende viajar com crianças, como eu falei antes, encontramos muitas atividades para a Julia (que na época tinha quase 2 anos) nesse cruzeiro do Alasca, seja no berçário ou nos clubes infantis, encontros com personagens ou outras atividades, isso não fica restrito aos cruzeiros de praia!

Imagem de parte do clube infantil do Disney Wonder.
Cada parte dos clubes infantis tem um tema e todas são lindas!

Se sua idéia é só aproveitar o navio e não tanto os portos (opção super justa, já que os navios tem mais atividades do que é humanamente possível acompanhar), se você já vai pra Orlando e o cruzeiro é só um extra na sua viagem, ou se você quer torrar no sol ou ficar na água até a sua mão ficar enrugada, os destinos de praia devem fazer mais sentido pra você mesmo. E com certeza você vai aproveitar muito!

As principais coisas que me vem à mente na comparação entre os dois destinos são:

  • Praia tem mais variedade e flexibilidade. Se você vai viajar em outra época ou se quer um cruzeiro menor, sempre tem uma opção bacana com roteiro de praia!
  • Por ser mais variado, é possível viver a experiência de um cruzeiro da Disney (que já seria incrível mesmo se o navio não saísse do porto, pra falar a verdade) gastando muito menos.
  • Um cruzeiro no Alasca é uma opção mais memorável de férias mais diferentes. Você consegue levar a experiência da Disney em um outro destino, que é muito mais difícil visitar fora de cruzeiro.
  • Praia você descansa mais, Alasca você passeia mais. Tudo depende do que você quer!
  • Se puder fazer os dois, melhor ainda. Se puder fazer os dois dez vezes, faça! Não conheço um ser humano que vai dizer que cruzeiro da Disney cansa, que acha chato porque já foi demais. Não existe ir demais nesse caso! haha
  • Por fim, vale ver que tipo de atividade te interessa mais. Se tudo que você sempre sonhou é ficar tomando sol ou nadar com golfinhos, você vai realizar seu sonho no Caribe e não no Alasca.
Mickey com trajes especiais para o Alasca.
Mickey com trajes especiais para a viagem, é claro!

Preço do cruzeiro da Disney para o Alasca

Adoraria poder te passar o preço aqui, como se fosse algo padronizado, mas infelizmente não é. Os valores vão variar de acordo com a data da sua viagem, a quantidade de pessoas na sua cabine, o tipo de cabine que você deseja, entre outros fatores. Se você quiser ver os valores para uma data específica, vamos adorar te ajudar com uma cotação lá na nossa agência, o VPD Travel.

O cruzeiro do Alasca tem fama de ser super caro mas hoje em dia, acho que a fama assusta mais do que o orçamento em si, em especial se você comparar com os outros cruzeiros mais tradicionais da Disney na mesma época. De qualquer forma, aqui vão algumas dicas para você pagar menos:

Imagem do mar, montanhas e pedaços de gelo, visto da varanda de uma das cabines do Disney Wonder.
Cada cabine tem um preço. A nossa era com varanda, que é um pouco mais cara, mas traz essa vista super linda do mar.
  • Quanto antes, melhor: tente fechar seu cruzeiro com a maior antecedência possível. Como o cancelamento é grátis até a viagem ficar mais próxima, você se garante fechando com antecedência (quando os preços já costumam ser melhores mesmo).
  • Épocas mais baratas: como as férias americanas pegam a maior parte da temporada de Alasca dos cruzeiros da Disney, uma das melhores formas de economizar é fazer seu cruzeiro no fim de maio ou no começo de setembro, quando a procura é menor e os preços são mais interessantes. Por exemplo, o cruzeiro do começo de setembro de 2025 está hoje mais barato que muitos cruzeiros de 7 noites pelo Caribe, porque ainda falta bastante tempo (primeira dica que eu dei) e é numa época menos procurada (segunda dica). 😉 
  • Reserva com desconto: se você já tiver um outro cruzeiro da Disney agendado, outra boa idéia é fazer um placeholder enquanto estiver a bordo do navio e marcar o cruzeiro do Alasca com desconto. Para que não está familiarizado, o placeholder é como uma pré-reserva, você paga $250 para a Disney ‘pré-reservar’ sua vaga em um próximo cruzeiro, que precisa acontecer em até 2 anos. No momento em que você reservar a nova viagem, além dos $250 serem descontados do valor final, você terá também um desconto de 10% na tarifa de cada viajante. Esse processo pode ser feito pelo aplicativo da Disney Cruise Line, a bordo do navio, ou pessoalmente no Guest Service.

Outro ponto super importante a se considerar na hora de planejar sua viagem, é que o cruzeiro não contempla o custo total da viagem. Leve em consideração que você vai precisar comprar passagem pro Canadá e também reservar pelo menos uma noite de hospedagem em Vancouver antes do embarque no navio. Além disso, como falei os passeios nos portos não estão inclusos no preço do cruzeiro e não são baratos.

Passeio em Juneau, um dos portos de parada. Olha a geleira lá atrás!

Por outro lado, todas as refeições e diversas opções de entretenimento no navio já estão inclusas no preço do seu cruzeiro, e você não gasta a mais com isso no navio (veja aqui tudo que já está incluído no preço do cruzeiro). Enfim, entenda o valor de tudo isso para poder organizar seus gastos. O ideal mesmo é planejar essa viagem com antecedência, tanto para poder se planejar melhor com relação ao que você vai querer fazer em cada porto, como também para ir pagando aos poucos.

Vale a pena fazer o cruzeiro do Alasca?

Nossa! Não consigo nem expressar o quanto minhas experiências valeram a pena! Os cruzeiro da Disney sempre são incríveis, mas este foi um dos cruzeiros da Disney mais legais que a gente já fez, sem nem pensar duas vezes! É  uma viagem diferente de tudo e cada segundo foi especial pra gente. Eu já estou louca pra voltar!

Pessoas andando na floresta como parte da excursão que fizemos pelo Alasca.

A idéia desse post é realmente só pincelar os principais temas, mas contei mais detalhes do dia a dia di meu primeiro cruzeiro no diário de viagem (clique aqui para ler o dia 1) e o segundo está todo registrado nos vídeos do canal. Se tiver algo a mais que você queira saber sobre essa viagem, é só me contar aí nos comentários o que você quer. Vou adorar saber!  

E claro, se quiser contar com a nossa ajuda para planejar essa viagem, é só entrar no VPD Travel ou mandar um email pro cruzeiros@vpdtravel.com. Este é sem dúvida um dos cruzeiros que a gente mais AMA participar do planejamento!