Cruzeiro da Disney pelo Alasca: tudo sobre os passeios nos portos de parada
Neste post
O Alasca é um dos destinos mais diferentes e incríveis quando se fala em cruzeiro da Disney. Todas as paisagens que você vai ver do próprio navio já serão um espetáculo à parte, mas as experiências que os passeios nos diferentes portos de parada podem te proporcionar fazem toda a diferença na viagem.
As opções são inúmeras em todos os portos e lembro de ter que pesquisar muito antes do meu primeiro cruzeiro para entender direitinho quais passeios aconteciam em cada lugar e o que cada porto tem de melhor. Agora, depois de mais um cruzeiro pelo Alasca feito (e sempre pensando no próximo!) e de ajudar tantos clientes com o planejamento desse itinerário lá no VPD Travel, decidi reunir aqui algumas informações para ajudar quem está pensando em fazer essa viagem incrível.
A Disney Cruise Line tem uma oferta enorme de passeios, mas além deles, vale lembrar também que é possível reservar com empresas terceiras que operam nos portos de parada. As opções de terceiros podem ser bem interessantes e nesse caso, vale ficar atento com alguns pontos que já expliquei aqui nesse outro post. Aqui vou explicar sobre os passeios mesmo.
Quais passeios fazer nos portos de parada do Alasca?
Os cruzeiros da Disney pelo Alasca costumam passar pos 6 portos, além do dia de ver a geleira. São eles:
- Stikine Icecap (dia de ver a geleira)
- Skagway
- Juneau
- Ketchikan
- Icy Strait Point
- Sitka (presente em poucos itinerários)
Vou falar de cada um deles aqui e nossas dicas do que fazer em cada destino.
O que fazer no dia da Geleira (Stikine Icecap)?
Esse sem dúvidas é um dos dias mais aguardados do cruzeiro e você vai entender o que estou falando depois de vivê-lo. Uma das vistas mais bonitas de toda viagem é ver mais de perto uma geleira, que na maioria dos casos é a Dawes Glacier, mas que pode variar de acordo com as condições climáticas.
Como nessa região não tem porto, o navio não faz uma parada propriamente dita, mas se aproxima de uma geleira e fica ali por algumas horas para que todos possam curtir a vista. A programação do dia é ver a geleira e para mim, é o dia mais especial do cruzeiro todo. Algumas vezes, o navio consegue chegar bem perto, mas outras nem tanto. De todo jeito, aqui tem uma opção de passeio (e apenas ela): o Glacier Explorer. Nele, você vai entrar em um barquinho menor que além de passar por paisagens incríveis e avistar animais, consegue chegar bem mais perto da geleira do que o navio.
Este passeio é oferecido exclusivamente pela Disney, costuma ter dois ou três horários de partida e dura em torno de 3 horas. Uma dica é pegar o horário mais tarde que estiver disponível, pois assim você consegue aproveitar o momento emocionante em que o Disney Wonder vai chegando na geleira e só depois faz o passeio.
Pra mim sem dúvidas esse é O PASSEIO do Alasca. Fiz nos meus dois cruzeiros e faria novamente quantas vezes fossem possíveis! A emoção de chegar tão perto da geleira é indescritível. Fora que foi nesse passeio que a Re realizou o sonho de ver as cabras da montanha, quem acompanhou nossa série de vlogs pelo Alasca vai saber do que estou falando 😉
Esse é um passeio concorrido e as vagas são limitadas, mas sem tristeza se não conseguir uma vaga ou mesmo se ele não couber no orçamento, a experiência de curtir a vista geleira do navio também é incrível e extremamente emocionante.
Para quem quiser checar os preços e idades permitidas para o Glacier Explorer é só clicar aqui. Se quiser ver nossa experiência nesse passeio, no nosso último cruzeiro pelo Alasca, é só dar play no vídeo abaixo:
O que fazer em Skagway?
Skagway é uma cidade pequenininha e o navio aporta praticamente dentro dela, então é possível descer do navio e passear a pé, ver as lojinhas, os restaurantes e bares que ficam na rua principal da cidade, seja antes ou depois do passeio que você agendar.
Aqui a lista é grande de opções, mas dentre os passeios mais populares estão:
Yukon Expedition: passeio de micro-ônibus que vai até essa região, passeando e fazendo algumas paradas em diversas paisagens e lagos maravilhosos. Tanto eu, quanto a Re e a Mon, irmã dela, fizemos esse passeio em ocasiões diferentes e com fornecedores diferentes (terceiros e com a Disney) e em todos os casos a experiência foi incrível. A Mon contou detalhes dele aqui.
Trem: uma das atrações mais famosas da cidade, o passeio de trem percorre a região de White Pass em um caminho lindo pelas montanhas. Ele pode ser combinado com outros passeios, como o Yukon Expedition, que foi a combinação que a Re fez na última viagem.
A dica aqui é juntar com outro passeio, para fazer só um trecho de trem (ida ou volta). A Rê já fez o trecho de ida e volta e achou meio cansativo. Combinar com outro passeio e finalizar voltando com o trem, fica na medida e te permite aproveitar todas as paisagens deste passeio.
Helicóptero: o famoso passeio que sobrevoa uma geleira é oferecido em Skagway e tem opções que incluem descer na geleira e fazer trenó com cachorrinhos, descer para fazer uma caminhada no gelo ou apenas sobrevoar a região. Vale avisar que este não é o único porto que oferece este passeio. Eu mesma já fiz saindo de Juneau.
Passeios de kayak, canoa ou barcos pequenos para conhecer a região também são uma opção. No meu último cruzeiro fiz um passeio super legal que envolvia ir de barco até uma ilha, depois fazer uma trilha pequena e por fim, um passeio de canoa até a beira de uma geleira. Este passeio fechei com a Disney mesmo e chama Glacier Point Wilderness Safari. É uma experiência super bacana para quem busca um passeio mais aventureiro.
Os passeios abaixo não são nossos preferidos e esse porto tem atividades melhores, mas por estarem entre os mais populares achei importante trazer também:
Trenó por terra: para quem não quer encarar o passeio de helicóptero mas busca uma interação com os cachorrinhos, é possível fazer o passeio em terra firme e até combiná-los com outras atividades como conhecer o acampamento dos animais, assar s’mores em uma fogueira, entre outros.
Gold Rush Trail Camp (garimpo de ouro): o Alasca teve um papel importante na rota do ouro e alguns passeios oferecem atividades relacionadas a garimpar (de brincadeira) ouro, caça ao tesouro e apresentação de danças típicas. A Disney oferece uma versão com a presença de personagens que inclui uma refeição com salmão da região.
Para os aventureiros: Skagway também tem opção de ziplines, trilhas, passeios de bicicleta e até rapel.
Para ver a lista completa das atividades oferecidas pela Disney nesse porto com preços é só clicar aqui.
O que fazer em Juneau?
Juneau é a capital do Alasca e apesar de ser maior que os outros portos de parada, a cidade é pequena. Descendo do navio, você já vai encontrar transfers de graça pra ir e voltar do centrinho turístico. Ali tem várias lojas, restaurantes, bares e um teleférico, o Mount Roberts Tram, que leva até o topo de uma montanha com uma vista ampla da paisagem da cidade.
Um restaurante bem famoso e com uma comida deliciosa em Juneau é o Tracy’s King Crab Shack, especializado em carne de caranguejos nos mais variados formatos. Apesar de estar sempre com fila, ela anda rápido e a comida vale a espera.
Eu e a Re brincamos que o navio precisava parar pelo menos 2 dias em Juneau para que a gente conseguisse fazer todos os passeios que quer ali. Aqui a gente sempre precisa fazer escolhas, mas entre os passeios mais populares estão:
Observação de baleias: a cidade é famosa por esse tipo de passeio e há diversas opções, preços e quantidade de tempo para serem escolhidos. Na natureza tudo é possível, mas nunca ouvi falar de alguém que fez um passeio desses em Juneau e não viu pelo menos uma baleia.
Mendenhall Glacier: essa geleira enorme que fica em Juneau tem ao seu redor um parque super legal e que te permite vê-la mais de perto. O Mendenhall Glacier Visitor Center que fica ali é super interessante e mostra várias curiosidades sobre essa geleira. Você não precisa fechar um passeio para visitar este parque e qualquer táxi pode te levar até lá. Agora, se quiser conhecer e fazer outros passeios, existem opções que combinam a visita ao Mendenhall Glacier com diferentes atividades. A Rê mesmo nas duas vezes que esteve em Juneau, combinou diferentes passeios para ver baleias com uma visita ao Mendenhall Glacier. Além disso, é possível fazer diferentes passeios para ver a geleira de perto através de trilha, barcos, kayak e também mesclando com outras atividades diversas.
Helicóptero: passeio para sobrevoar as geleiras de helicóptero nos mesmos moldes dos oferecidos em Skagway. Ou seja, dá para escolher fazer apenas o voo para ver as paisagens, ou incluir também a opção de parar na geleira para caminhar ou ainda para fazer o passeio de trenó com cachorrinhos.
Abaixo você encontra outras opções de passeios populares, mas que não são nossos preferidos:
Garimpo de ouro: pelo papel que o Alasca teve nessa parte da história, alguns passeios oferecem a opção de ‘garimpar’ ouro em determinados locais, aprender mais sobre a história e comer salmão da região.
Zipline: para quem curte aventura, em Juneau dá pra fazer um passeio por várias plataformas de zipline pela Tongass National Forest, com vistas maravilhosas.
Trenó por terra: mesmo passeio que é oferecido em Skagway, para quem quer ter a experiência do trenó com os cachorrinhos, mas na versão terra firme e com direito a conhecer o acampamento dos animais.
Pesca: alguns passeios tem como foco a pesca de salmão.
Aqui tem a lista com todas as atividades oferecidas pela Disney, preços e idades.
O que fazer em Ketchikan?
Conhecida por ser a cidade em que mais chove nos Estados Unidos, Ketchikan também se orgulha de ser a capital do salmão e de ter uma população de ursos do mesmo tamanho que a população de humanos – mas não se preocupe, eles ficam afastados da cidade.
Aqui o navio também aporta praticamente dentro da cidade e é possível descer e passear a pé pelos arredores. A área do porto é cheia de restaurantes e lojas de souvenir, e todos os funcionários do navio nos recomendaram esperar este dia para comprar lembrancinhas mais legais do Alasca.
Além disso, é possível caminhar até a Creek Street, um pedaço da cidade cheio de casinhas de palafita e lojinhas charmosas. É ali que fica uma plataforma construída à beira de um rio onde, em algumas épocas do ano, é possível ver os salmões pulando e outros animais.
Alguns dos passeios mais populares oferecido neste porto são:
Show de lenhadores: a atração turística mais tradicional da cidade, o local do show é pertinho de onde o navio aporta e você pode escolher diferentes horários para assistir.
Observação de ursos: essa é uma área famosa pela grande quantidade de ursos que vivem na região, mas os passeios são sazonais e claro, sem presença garantida.
Fiordes: passeio de barco para ver os fiordes. Apesar de lindo, a paisagem que o navio passa não é muito diferente da que esse passeio oferece.
Outros passeios populares:
Totem Pole Park: um ponto importante da cidade é a Saxman Native Village, uma reserva onde dizem que ainda vivem nativos e com diversos totens preservados e restaurados. Alguns passeios combinam a visita com outras atividades, como trilha. Nós passamos por esse parque na nossa última viagem mas não achamos nada imperdível e não parecia ser um lugar frequentado por nativos também. Se você tiver pelo menos um dia em Vancouver antes do cruzeiro, dá para ver vários totens nos parques da cidade.
Pesca: há vários tipos de passeios de barco que envolvem pescar (e comer) salmão além de visitar barcos de pesca e comer king crab.
Zipline e rapel: assim como nos outros portos, Ketchikan oferece também esses passeios mais radicais, bem como trilhas e passeios de kayak.
Aqui tem a lista geral dos passeios oferecidos pela Disney nessa parada.
O que fazer no Icy Strait Point?
Alguns itinerários fazem parada em Icy Strait Point ao invés de Skagway, um porto pequenininho e famoso por ter o maior zipline do mundo. Aqui você também encontra um centrinho com restaurantes, bares e lojinhas, além de um transporte de gôndola (tipo o Skyliner da Disney, sabe?) que proporcionam vistas maravilhosas.
Além disso, existe também opções de passeios mais aventureiros, como andar da kayak,fazer trilhas, passeio de bote ou mesmo para pescar. O Icy Strait Point também é famoso por passeios para avistar baleias e ursos. Você pode ver a lista de passeios oferecidos pela Disney aqui.
O que fazer em Sitka?
Esse é um porto visitado apenas nos itinerários de 8 ou 9 noites, que acontecem poucas vezes a cada temporada. Sitka é uma cidade maior, mas do porto até o centro há vários shuttles de graça rodando constantemente. Alguns dos passeios mais populares dessa parada são para observação de baleias, observação de ursos e trilhas. Um local famoso pela quantidade de ursos é o Fortress of the Bear, um centro de resgate que abriga ursos órfãos. Veja a lista de passeios que a Disney Cruise Line oferece aqui.
Atenção com passeios sazonais e imprevisibilidade
Diferente de outros destinos, alguns dos passeios oferecidos nos portos de parada do Alasca podem ser sazonais, então caso tenha um passeio que você não quer deixar de fazer de jeito nenhum, se atente a isso antes de escolher a data do seu cruzeiro.
Dentre os passeios mais populares que são sazonais estão os que envolvem avistar ursos, oferecidos apenas entre meados de Julho e Agosto, e o passeio de helicóptero, que costuma acontecer apenas até fim de Agosto, ficando de fora dos cruzeiros que acontecem em Setembro.
Um outro ponto importante é sempre alinhar as expectativas diante de coisas que ninguém tem controle: o clima e a natureza. Isso vale pra qualquer tipo de viagem na verdade, mas é especialmente importante aqui.
Lembre-se que em alguns portos, costuma chover bastante e isso pode impactar alguns passeios. A segurança é sempre prioridade e os passeios só acontecerão caso as condições sejam seguras.
Para quem tem como maior prioridade o passeio de helicóptero, como ele é oferecido em dois portos diferentes, Skagway e Juneau, a dica é priorizar fazê-lo em Skagway onde o clima costuma ser mais firme que em Juneau.
O outro fator que não conseguimos controlar é a natureza. Não é porque você marcou um passeio para avistar ursos ou baleias, que eles terão obrigação de marcar presença. Natureza é assim e pode acontecer de você não conseguir vê-los no passeio.
Eu já fiz um passeio pra ver ursos e ele foi cancelado, e em um outro cruzeiro, sem passeio nenhum vi 4 ursos. Se um passeio for cancelado, vá até o Guest Services e peça ajuda para achar vaga em outro passeio interessante, ou mesmo curta por conta própria passear pela cidades que são todas bem legais. Não deixe que isso estrague a viagem, afinal não é sempre que você vai ter a oportunidade de estar num lugar grandioso como o Alasca.
Aproveite cada minuto e espero que com estas dicas, você consiga aproveitar ainda mais. 🙂