Companhias aéreas anunciam uso obrigatório de máscaras durante voos
Com a lenta retomada da operação de vôos, as principais companhias aéreas estão implementando novas medidas de segurança para conter o COVID-19. Agora, começa a ser obrigatório o uso de máscaras de proteção para os passageiros de voos nacionais e internacionais.
Desde Abril, o uso da proteção já era obrigatório para os tripulantes da aeronave da maioria das empresas, mas agora a medida está sendo estendida também aos passageiros.
Em geral, a máscara é obrigatória desde a área de check in no aeroporto e durante todo o procedimento de embarque, vôo e desembarque. Veja abaixo as informações oficias anunciadas por cada companhia:
- American Airlines: obrigatório a partir de 11 de Maio, e a companhia vai distribuir máscaras gratuitamente para todos os passageiros
- Latam: a partir de 11 de Maio o uso será obrigatório, mas a empresa não irá fornecer a máscara e o passageiro deverá trazer a sua própria.
- Gol: o uso é obrigatório a partir de 10 de Maio, e ainda não foi confirmado se será oferecida gratuitamente
- Delta: obrigatório desde 4 de Maio, e será fornecida gratuitamente caso o passageiro não tenha uma
- United: obrigatório desde 4 de Maio, a empresa fornece máscaras gratuitamente caso o passageiro não tenha uma.
A Azul ainda não anunciou nada sobre a obrigatoriedade para passageiros, mas o uso é incentivado pela empresa, e os tripulantes são obrigados a usar desde o mês passado.
Além disso, as empresas estão distribuído gratuitamente álcool gel para ajudar a manter a limpeza do ambiente dentro das aeronaves, e algumas também promovendo totens de atendimento sem a necessidade de contato físico com telas ou outros objetos.
As medidas seguem a tendência de outros países, e o Canadá já implementou o uso da máscara como medida obrigatória em todos os passageiros, assim como a alemã Lufthansa e a holandesa KLM. Outras companhias da Europa também já estão discutindo a obrigatoriedade, que já é muito comum na Ásia.
Na dúvida, confirme com a empresa aérea antes de viajar para entender as medidas obrigatórias e quais os tipos de máscaras permitidos.
Vale lembrar que, segundo a OMS e outros especialistas, o uso da máscara é apenas uma das várias medidas de prevenção, já que só ela por si só não necessariamente previne o contágio. Além dela, é recomendado continuar seguindo todas as outras medidas de higiene e proteção, como:
- Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos
- Evitar tocar o rosto sem lavar as mãos antes
- Cobrir o nariz e boca com o antebraço ao tossir ou espirrar
- Manter distanciamento de pelo menos 1.80m de outros indivíduos que não moram com você
- Limpar superfícies e objetos que tiveram contato de outras pessoas
Atualmente, as viagens não-essenciais não são recomendadas, e inclusive estão proibidas em diversos países. A União Europeia está restringindo a entrada de turistas vindos de qualquer país, e os EUA tem restrições para visitantes vindos da Europa e alguns países da Ásia, mas até o momento nenhuma para visitantes do Brasil.
Para entender melhor sobre o impacto do COVID-19 nas viagens para Orlando, veja aqui nosso guia completo. E para saber as orientações oficiais sobre prevenção do novo coronavírus, clique aqui para ver o site da Organização Mundial da Saúde em português.