VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Como é o dia do desembarque no cruzeiro da Disney?

Se tem um dia que ninguém que está a bordo dos navios da Disney quer que chegue, é o dia do desembarque. Seja um cruzeiro de 3 ou de 12 noites, ninguém nunca quer que o sonho de estar no navio acabe.

O dia do desembarque tem várias peculiaridades e uma dinâmica específica do final da viagem. A gente já fez um post contando mais como é o dia do embarque no cruzeiro da Disney, que também é um dia meio diferente, e agora a ideia aqui é contar um pouquinho do funcionamento deste último dia. Os preparativos para o desembarque do navio já começam na véspera, e é nesse dia que algumas coisas podem parecer mais confusas para quem vai fazer o cruzeiro pela primeira vez. Mas não se preocupe que é tudo bem simples e vou explicar cada etapa aqui.

Por acaso alguém quer sair dessa belezura aqui?

Dicas para o dia de desembarque nos cruzeiros da Disney

Malas e etiquetas de bagagem

Para que a manhã do desembarque seja mais tranquila, e até para evitar que você tenha que carregar várias malas escada abaixo ou acima, a Disney Cruise Line cuida do trajeto das suas malas entre a sua cabine e o lado de fora do navio. Imagina que caos seria se milhares de pessoas quase que ao mesmo tempo chegassem para tomar café da manhã com todas as malas levadas na viagem! 

Para essa transferência das malas poder acontecer, na noite anterior ao desembarque, até por volta das 22hrs (na maioria dos itinerários), todas as malas que você quiser “despachar” com a Disney precisam ser deixadas do lado de fora da sua cabine. Ou seja, você precisa ficar apenas com uma mala menor, com as coisas que vai precisar entre esta noite e a manhã do dia de desembarcar – todo o resto você já deixa nas malas que a Disney vai transportar para fora do navio.

Na noite anterior ao desembarque, os corredores já ficam cheios de malas assim

Nesse dia ou até um dia antes, o seu camareiro(a) vai deixar na cabine algumas etiquetas de malas identificadas por um personagem da Disney. Cada uma delas têm um campo atrás para ser preenchido com seus dados, e todas as malas deixadas do lado de fora da cabine precisam estar etiquetadas. É através delas que você vai encontrar suas malas depois que desembarcar.

Cada quarto vai receber etiquetas de um personagem como essas

O que a gente costuma fazer é despachar todas as malas grandes e deixar uma mala de mão ou mochila com a gente, e ali colocar tudo que for necessário para essa última noite, como itens de higiene, remédios, documentos, etc. Não se esqueça de olhar direitinho tudo que você pode precisar, já que depois de despachar as malas, você só vai vê-las novamente no outro dia de manhã, depois que descer do navio.

E claro, você não é obrigado a despachar as malas com a Disney, mas é uma praticidade imensa não ter que carregar tudo de manhã, especialmente se você pretende dar uma última voltinha no navio para se despedir.

Gorjetas

Não vou entrar no mérito das gorjetas e no funcionamento delas, pois a gente já tem um post completo aqui no blog, além de uma calculadora de gorjetas. Basicamente esse é um gasto pago à parte para a equipe que vai cuidar mais de perto de você durante o cruzeiro: seu garçom principal, o garçom assistente, o chefe dos seus garçons e o seu camareiro. A Disney Cruise Line sugere um valor de gorjeta para cada um desses funcionários e esse valor é cobrado automaticamente da sua conta à bordo do navio.

Na véspera do desembarque, junto com as etiquetas de bagagem, seu camareiro vai deixar também um papel destacável com o valor das gorjetas e o nome de cada um dos funcionários que eu mencionei aí em cima, além de 4 envelopes. Como as gorjetas já estão pagas, você só precisa destacar os papéis com os nomes de cada um, colocar nos envelopes e entregar para eles, numa maneira simbólica de agradecimento.

Se por acaso você quiser dar um valor adicional para algum funcionário específico (ou para todos) pode fazer isso colocando dinheiro em espécie dentro do envelope, ou mesmo pedindo no Guest Services para que eles cobrem essa quantia a mais no seu cartão.

E claro, se por algum motivo você não encontrar algum dos membros da equipe que te atendeu e não conseguir entregar o envelope, fique tranquilo porque ele não vai deixar de receber a gorjeta que foi cobrada automaticamente da sua conta. 🙂

Café da manhã do dia do desembarque

Diferente dos outros dias a bordo, na manhã do desembarque o café da manhã é no esquema à la carte e sempre no restaurante em que você jantou na noite anterior, com a sua equipe de garçons de sempre. Para quem tiver escolhido o primeiro horário do jantar  (por volta de 17h45), o café da manhã é às 6h45, enquanto quem jantou no segundo horário (20h15), toma café às 8h00. 

Uma coisa importante para se atentar é que na hora de sair da cabine para o café da manhã, você já precisa sair com todas as suas coisas, pois você não poderá mais voltar para a cabine. A Disney precisa começar a limpar tudo para a próxima leva de pessoas que vão embarcar dali algumas horas, então à medida que as pessoas vão saindo das cabines, as áreas vão sendo isoladas.

No dia do desembarque, o café da manhã é à la carte em um dos restaurantes do navio

Nesse dia, o serviço de room service não funciona e também não é possível pedir o café da manhã no quarto através da opção que você deixa na porta da cabine o “cardápio” preenchido com os itens escolhidos e o horário que quer que entreguem pra você. Nenhuma dessas possibilidades ficam disponíveis no dia de deixar o cruzeiro.

Em geral, o Cabana’s/Marceline Market abrem bem cedinho no dia do desembarque com uma seleção mais reduzida do que nos outros dias, mas vale checar com sua equipe de garçons e no aplicativo da Disney para garantir que o buffet realmente vai abrir antes de escolher esta alternativa. 

Desembarcando do navio

Desde bem cedo, você vai começar a ouvir mensagens de que passageiros com determinadas etiquetas de mala já podem desembarcar. Lembra da etiqueta que você colocou nas malas que despachou na noite anterior? É por esse personagem da etiqueta que você vai saber quando seu grupo já pode desembarcar.

A Disney divide os passageiros entre várias etiquetas de personagens diferentes e vai aos poucos liberando os grupos para desembarcarem. Dessa forma, a saída do navio não fica tão tumultuada. Nas TVs espalhadas pelo navio, você pode verificar quais grupos de etiquetas já foram liberados para desembarcar. Ou seja, se você tem a etiqueta da Minnie, por exemplo, a partir do momento que aparecer na tv a Minnie, quer dizer que o seu grupo já pode desembarcar.

Isso não significa que você precisa sair correndo e nem que quando aparecer mais alguma etiqueta você perdeu sua chance (um sonho!) de sair do navio, mas o ideal é que assim que você tiver tomado café da manhã, já desembarque. 

As TVs do navio mostram as etiquetas que já estão liberadas para o desembarque

Além das tvs, você vai ouvir nos autos-falantes as mensagens avisando sobre os grupos que já podem desembarcar, e as mensagens iniciais são sempre simpáticas convidando os grupos a desembarcarem, até que no final já estão mandando que você desembarque imediatamente. Acredite, eu e a Re já fomos quase varridas do navio algumas vezes porque ficamos gravando vídeos depois do café da manhã e ouvimos as diferentes mensagens até a gente finalmente sair.

Uma vez do lado “de fora”, você vai se deparar com um espaço grande e cheio de malas, organizadas de acordo com os personagens das etiquetas. Aí é só ir até o local onde estão as malas do personagem da sua etiqueta e procurar as suas. Depois de pegá-las, o próximo passo é passar pela imigração, onde você precisará apresentar os passaportes de todos do seu grupo, afinal você vai entrar novamente no país de onde o seu cruzeiro saiu, ou até em outro país dependendo do itinerário.

Aqui o processo costuma ser bem tranquilo: eles checam sua identidade e o seu visto (quando necessário). Dependendo do porto o processo pode ser ainda mais rápido em máquinas de reconhecimento facial.

Depois disso, você estará no porto, onde sempre há sinalização clara mostrando o caminho para quem vai pegar Uber, táxi, transfer, shuttle das locadoras de carros, ônibus da Disney ou para quem vai para o estacionamento.

O express walk-off

Para quem precisa sair do navio assim que ele chega ao porto, seja porque tem um voo mais cedo ou qualquer que seja o motivo, é possível fazer o chamado Express walk-off. O horário de chegada do navio no porto varia de acordo com o itinerário, mas na maioria dos casos é por volta das 7h00 ou 7h30 da manhã e há um aviso geral nos auto-falantes do navio informando que o navio chegou e já está liberado  (“clear”), para o desembarque dos passageiros.

Nesse caso, você não deve despachar as malas na noite anterior com a Disney, precisará manter todas as suas malas com você na cabine para já sair com elas quando o navio estiver liberado. Além disso, caso seu horário do café da manhã seja o das 8h00, você não vai conseguir fazer essa refeição no restaurante, mas vale checar no aplicativo se, por acaso, o buffet estará aberto bem cedinho para pegar algo rápido por lá.

Se você for fazer o Express walk-off, você não deve deixar suas malas no corredor

O processo de saída do navio é basicamente o mesmo, mas você não vai precisar esperar que o grupo da sua etiqueta de mala seja chamado, afinal você não vai retirar malas com a Disney. Nesse caso, basta ir até o andar do desembarque por volta das 7h00 da manhã com as malas e informar que fará o Express walk-off, eles vão te liberar, você passa pela imigração e depois está do lado de fora.

Dicas extras – NÃO desembarque antes disso

Algumas coisas só podem ser resolvidas enquanto você estiver a bordo do navio, então é importante saber tudo que você pode precisar resolver antes de desembarcar.

Faça seu placeholder: essa é uma ‘pré-reserva’ válida por 2 anos para marcar um novo cruzeiro com a Disney com desconto de 10%. Para isso, você precisa deixar pago um valor de $250 dólares, que são reembolsáveis caso você não use o placeholder até a data de vencimento ou por algum motivo queira cancelar. É possível fazer o placeholder pelo próprio aplicativo da Disney Cruise Line, e ele só está disponível enquanto você estiver a bordo do navio, depois de descer não tem mais jeito, não dá pra fazer. A gente costuma fazer pelo menos 1 dia antes do desembarque, assim se tivermos qualquer problema no aplicativo, dá tempo de ir no Guest Services resolver. 

Eu e a Rê, por exemplo, sempre terminamos um cruzeiro já pensando no próximo

Resolva as pendências no Guest Services: se tiver qualquer dúvida sobre a sua conta a bordo (que fica disponível tanto no aplicativo quanto na sua tv para ir acompanhando os gastos), ou qualquer outra questão que precise resolver com o atendimento ao cliente do navio, tente ir antes da véspera do desembarque – na verdade, o quanto antes, melhor. Na última noite e na manhã do desembarque as filas do Guest Services costumam ficar enormes.

Decida sobre as fotos tiradas a bordo: se você não comprou o pacote de fotos do cruzeiro, mas ficou interessado em alguma das fotos tiradas pelos fotógrafos do navio, faça a compra e o download delas enquanto ainda está a bordo, já que depois disso elas ficarão indisponíveis. Na última noite o Shutters (espaço para ver e comprar fotos) tende a ficar bem mais cheio que nos outros dias, então resolva isso com antecedência se for possível.

Se quiser encontrar o Guest Service assim, não deixe para a última hora

Devolva as pulseiras do Kids Club: se você não pretende manter as pulseiras das crianças registradas nos clubes infantis como lembrancinhas, veja o horário de funcionamento dele na última noite e passe lá para devolvê-las, caso contrário será cobrado na sua conta a bordo $13 dólares por pulseira. Elas não funcionam nos parques como MagicBand, então acabando o cruzeiro, elas não têm nenhuma utilidade.

Normalmente, os monitores dos clubes infantis já pegam as pulseiras de volta quando a gente busca as crianças na última noite, mas caso elas não pretendam ir no clubinho nessa última noite, não esqueça de ir devolver para não ser cobrado. 

Responda o Disembarkation Questionnaire: também conhecida como pesquisa de satisfação do seu cruzeiro, apesar de não ser obrigatória, ela pode ajudar bastante a equipe que cuidou de você no navio, já que ali tem perguntas específicas sobre eles. Nessa pesquisa você pode falar sobre os pontos altos e baixos da viagem, e elogiar outros funcionários que te atenderam bem, seja em um bar, no clube infantil ou em outros locais. No nosso último cruzeiro a pesquisa apareceu disponível para nós no aplicativo, e também tinham QR Codes nas TVs do navio para que você a completasse online. Pelo que a gente viu, isso ainda está em teste e dependendo do navio ou itinerário, pode ser que você receba a versão física da pesquisa mesmo. 

Essa é a versão física da pesquisa

Espero que essas dicas ajudem a tornar o seu desembarque mais fácil e que você possa curtir até o último segundo essa experiência maravilhosa que é um cruzeiro da Disney. E se você quiser contar com a nossa ajuda no planejamento do cruzeiro, é só entrar no VPD Travel ou escrever pra gente no cruzeiros@vpdtravel.com, vamos adorar participar da sua viagem 😉