Cabana Bay: o hotel econômico da Universal
Neste post
Recentemente fomos a Orlando e decidimos nos hospedar novamente no Cabana Bay, já que fazia algum tempo que não ficávamos por lá. Para quem não sabe, este hotel fica no complexo da Universal e oferece alguns benefícios para quem pretende visitar os parques populares do grupo, por conta das montanhas russas e das atrações do Harry Potter.
Inaugurado em 2014, o Cabana Bay era na época o único hotel de categoria econômica na da Universal. Hoje em dia, ele é acompanhado nessa categoria pelo Aventura Hotel e pelo Endless Summer, todos operados pela rede Loews. Por ser um hotel grande, com diferentes alas e uma temática bem trabalhada com preços competitivos, o Cabana Bay segue sendo uma forte alternativa aos hotéis econômicos da Disney .
Tivemos experiências bem legais durante as nossas estadias no Cabana Bay que iremos relatar em mais detalhes nessa matéria, mas para resumir a ópera, esses são os principais pontos positivos e negativos do Cabana Bay em nossa opinião:
O que gostamos
- Quartos novos e amplos. Decoração impecável e ainda comporta até 6 e 8 pessoas nas family suites.
- Preços competitivos com os hotéis mais econômicos da Disney. Clique aqui para ver os preços no período da sua viagem.
- Entrada 1 hora mais cedo na Universal Studios (área do Harry Potter e na atração dos Minions) e no Volcano Bay. O parque e atrações contempladas por esse benefício mudam um pouco de acordo com a época do ano!
- Transporte por ônibus gratuito e frequente até o CityWalk/Parques.
- Pequena cozinha nas family suites com microondas e frigobar para ajudar em refeições rápidas.
- Ambiente sala e quarto divididos nas family suítes, cada um com uma televisão.
- Piscinas bem grandes e até uma ‘piscina de correnteza’.
- Boas opções de comidas incluindo um Starbucks próximo ao saguão.
- Lavanderia self service para quem quiser lavar e secar as roupas.
- Diversão sem sair do hotel: sala de games e um boliche!
- Uma academia bem completa para os preocupados com a forma e saúde (não eu hehe).
- Chave do quarto pode ser usada como forma de pagamento nos parques. O pagamento é feito no check out.
O que não gostamos
- Ter que pagar estacionamento no hotel e no CityWalk/parques se quiser usar o próprio carro.
- Wifi só é grátis para até 4 aparelhos simultaneamente. Em um mundo com smartphones, tablets, laptops, isso pode ser pouco.
- O hotel não é operado pela Universal, então tirando os 2 ou 3 funcionários do parque que ficavam na recepção, os outros funcionários do hotel não sabiam tirar dúvidas sobre o resto do complexo.
- Não curtimos muito o colchão (muito mole) e o travesseiro (muito alto). Na Family Suite, o chuveiro poderia ser um pouco mais forte enquanto que no Standard Room achamos ele bom! Mas lembre-se que isso é opinião nossa pessoal.
Vou falar com detalhes das nossas experiências no Cabana Bay, mas fizemos também um tour em vídeo para quem quer ter uma visão geral de tudo que tem por lá!
O clima do Cabana Bay
A temática do hotel segue uma linha retrô, com cores vivas e formas abstratas. Alguns lugares, como o restaurante e a recepção, lembram aquela decoração das casas americanas nas décadas de 50/60 e são realmente muito bonitas. No Cabana Bay, a Loews (que opera o hotel) realmente fez um bom trabalho no tema e decoração dos ambientes.
O Cabana Bay pode ser barulhento em algumas horas e locais, como na recepção e na área das piscinas, pois o hotel recebe muitos grupos de excursão do mundo todo, inclusive do Brasil. Nada que também não aconteça nos hotéis econômicos da Disney também, né? Já estivemos por lá em fevereiro e em setembro, o clima ainda estava bem tranquilo e o hotel parecia mais vazio do que em média. Em agosto já achamos ele mais cheio!
Não acho que seja um hotel romântico para uma lua de mel ou para comemorar um aniversário de casamento por exemplo, mas se for o que couber no orçamento (e o foco da viagem não for curtir o hotel mesmo), ele atende muito bem e obrigado. Apesar de reconhecer todo o capricho e trabalho excelente na ambientação do Cabana Bay, ele ainda não te faz sentir naquele clima diferente que na minha opinião os hotéis da Disney conseguem criar muito bem. Ele é só um hotel muito legal e bem decorado.
Recepção e check-in
O processo todo foi bem rápido. Estacionamos o carro na frente da recepção, o que foi um pouco bagunçado, pois alguns carros param torto e não tem ninguém realmente controlando o estacionamento por ali, enquanto as pessoas vão fazer o check in. Não parei no manobrista pois na minha opinião esses serviços nos EUA são super caros quando os hotéis oferecem também a opção de estacionamento normal / self parking.
Chegando na recepção, a atendente me explicou um pouco sobre o hotel, abriu o mapa e localizou o prédio onde ficava o nosso quarto. Ela também me apontou qual a área de estacionamento mais próxima e me avisou que seria cobrado no meu cartão $23 dólares por diária para o uso do self parking. Eu não cheguei a perguntar se poderia pagar com dinheiro, mas apesar de nunca oferecerem, é comum eles aceitarem essa forma de pagamento no check out.
Na saída, o check out foi super rápido e a atendente me perguntou se eu gostaria do meu recibo (também chamado de folio), impresso ou por e-mail. Eu optei pela segunda forma e fui embora.
Ao lado da recepção, você encontra um balcão para venda de ingressos que também funciona como local para a troca de voucher, caso você tenha comprado com alguma agência de turismo que ofereça este formato. Próximo a esse balcão, você encontra um outro que cuida dos transportes do hotel para fora do complexo, incluindo aeroporto, shoppings, outlets e outros parques de Orlando. Quase todos os destinos são pagos a parte e o preço varia de acordo com o tamanho do grupo: quanto maior, mais barato fica por pessoa.
Próximos dali, ainda ficam a loja de produtos e souvenirs da Universal, o Starbucks e a praça de alimentação. No mezanino, ficam a sala de games, o boliche com sua lanchonete e a academia que é bem completa e equipada por sinal. Estava completamente vazia no dia da minha visita.
Os quartos do Cabana Bay
Existem três quartos básicos no Cabana Bay, o padrão, chamado de Standard e o para família, chamado de Family Suite, que tem opções com um e dois quartos. Na nossa primeira visita ficamos na Family Suite, e mais recentemente pudemos conhecer também o Standard Room, e vamos falar um pouquinho de cada um deles aqui.
Family Suite
Esse quarto que ficamos acomoda até 6 pessoas e um dos seus diferenciais é com certeza a pequena cozinha com microondas, que quebra aquele galho no dia a dia para quem quer economizar ou viaja com bebês, por exemplo.
Eu fiquei muito impressionado com o quarto. Um dos poucos hotéis de Orlando que tinha cara, cheiro, estilo e jeitinho de novo em folha. Nada estava trincado, arranhado ou fora do lugar. Parabéns para a Loews nesse ponto.
O “apartamento” era dividido em duas partes: uma antessala com uma kitchenette, TV tela plana, uma poltrona e um sofá cama; e o quarto principal, com duas camas de casal tamanho comum, com o banheiro e um closet. Existe também a opção de uma Family Suite com dois quartos! Pontos legais:
- A “janela” do quarto era de vidro do chão ao teto, o que causava uma vista bem impressionante da piscina.
- Um porta de correr separava os dois ambientes, dando um pouco mais de privacidade para quem fica de cada lado.
- O banheiro era dividido em 3 ambientes: uma pia com espelho do lado de fora, uma cabine com o vaso e uma outra cabine com o chuveiro/banheira. O que permite que até 3 pessoas usem o banheiro de cada vez, se é que você me entende 😉
Como eu adiantei no resuminho ali em cima, a Re que é muito exigente na comparação dos hotéis que nos hospedamos achou que o Cabana Bay perdeu alguns pontos pelo colchão (muito mole), travesseiros (meio altos) e chuveiro (poderia ser mais forte). São pontos meio pessoais mas eu concordei com ela em todos eles.
No fundo do quarto, havia um closet com um cabideiro, um tábua de passar roupa com um ferro e o mais importante: cofre. Ele não era gigante, mas cabia o laptop e tablet com tranquilidade, diferente dos cofres da Disney que são velhos e minúsculos.
O quarto que estávamos também permitia a abertura para o quarto ao lado, caso estivéssemos em um grupo maior e quiséssemos passar de um para o outro sem sair para o corredor.
Como falei lá em cima, tem também algumas Family Suites de 2 quartos, que tem um quarto a mais e comportam até 8 pessoas, mas essa a gente ainda não conheceu.
Standard Room
Apesar de ter uma capacidade menor (para até 4 pessoas) e não contar com a kitchenette, o Standard Room também é uma boa e econômica opção. O quarto é bem espaçoso (mais do que a média de outros quartos padrão na cidade, inclusive da Disney) e ficamos felizes em perceber que mesmo alguns anos depois, o quarto segue super bem cuidado, limpo e com cara de novo.
Uma diferença bem positiva que notamos entre a Family Suite e o Standard Room é que o banheiro do segundo tem aquele box normal que estamos acostumados no Brasil, ao invés daquele box com banheira que os hotéis americanos adoram mas que eu não curto muito! Além disso, achamos o chuveiro bem mais forte nesse quarto.
O Standard Room não é dividido em ambientes como o Family Room, mas ele tem um espaço bem interessante para colocar as malas e 4 pessoas conseguiriam se organizar bem dentro dele.
O cofre é sempre uma coisa que reparamos nos quartos, e nesse caso ele era igual a da Family Suite: não é enorme, mas é fundo o suficiente para acomodar bem uma câmera, por exemplo.
Ele também oferece a possibilidade de ser conjugado com o quarto ao lado para quem viaja com um grupo ou família grande!
Alimentação
O Cabana Bay oferece algumas opções de alimentação:
Praça de alimentação, naquele esquema em que você entra, escolhe sua comida nos balcões, põe tudo na bandeja, passa no caixa e procura algum lugar para comer. As opções são bem variadas, mas ficam no tradicional americano: panquecas, omeletes, pães, frutas e waffles no café da manhã. Pizza, hambúrguer, macarrão e saladas no almoço e no jantar. A praça é bem grande e durante a nossa estadia, sempre tinha muitas mesas vazias a qualquer hora do dia.
Starbucks. Aqui não tem muito mistério, uma vez que muita gente já conhece essa rede americana. É uma boa opção para uma café da manhã rápido e sem investir muitos dólares, mas lembre-se que se você chegar ali e pedir por ‘coffee’ ninguém vai te entender. Quer café preto e puro? Vai no “Cafe Americano”. Quer café com leite? Vai no “Latte”. Meus acompanhamentos preferidos? Bagel com cream cheese, croissant ou o delicioso lemon pound cake.
Diferenciais do Cabana Bay
Galaxy Bowl: é o boliche com 10 pistas que também tem uma oferta bem ampla de comidas e bebidas que podem ser servidas durante o jogo. No cardápio você vai encontrar opções bem americanas nos mesmos moldes das já citadas na praça de alimentação do hotel.
Boliche Galaxy Bowl: como disse acima, são 10 pistas que comportam de 1 a 8 pessoas. O valor é de $15 dólares por pessoa. Se o grupo tiver de 1 a 3 pessoas, esse valor dá direito a 1 hora de jogo. Se o grupo tiver de 4 a 8 pessoas, esse valor paga 1:30h. Para alugar os calçados especiais, paga-se $4 dólares adicionais.
Parque aquático: ok ok, não espere encontrar um verdadeiro parque aquático no hotel, mas as piscinas são enormes em muito bonitas. Além delas, você encontra um ‘lazy river’ que é uma piscina com correnteza onde você pode ficar boiando o dia inteiro enquanto é levado vagarosamente pela água em movimento. A área de lazer ainda incluí quadras de vôlei de areia e umas fogueiras que são ligadas à noite para ficar jogando papo fora.
Lavanderia: como muito hotéis de Orlando, o Cabana Bay oferece uma lavanderia completa, onde por alguns poucos dólares, você pode lavar e secar suas roupas. A lavanderia que tinha no meu prédio ficava a alguns passos do meu quarto e além de limpa, era bem tranquila (sem muita gente por ali).
Benefícios: as vantagens oferecidas pela Universal para quem se hospeda no Cabana Bay incluem: transporte gratuito para os parques, entrada 1 hora mais cedo no Volcano Bay e na área de Harry Potter e na atração dos Minions na Universal Studios (esse benefício varia um pouco de acordo com a época, então é legal conferir certinho no site deles, e ensinamos como checar a programação aqui), uso da chave do quarto como forma de pagamento dentro dos parques, além da entrega das compras feitas dentro dos parques, direto na lojinha do hotel. A Universal também diz que seus personagens podem aparecer nos hotéis, mas nas dias que estivemos lá não vimos nenhum.
A diferença do Cabana Bay para os hotéis mais luxuosos do complexo, especialmente os da categoria Premier, é que ele não oferece alguns dos benefícios que esses mais caros possuem, como Express Pass (que é o Fastpass+ da Universal) incluso na diária, transporte por barco até os parques e assento prioritários nos restaurantes.
Academia: a Jack LaLanne Physical Fitness Studio que é de propriedade do famoso preparador físico americano, oferece gratuitamente aos hóspedes do Cabana Bay uma variedade bem grande de equipamentos de ginástica para quem quiser manter a atividade mesmo durante as férias em Orlando. Eu não vou na academia nem aqui no Brasil, então me limitei a tirar fotos do local somente.
Sala de jogos Game-O-Rama: outro tipo de sala bem comum em vários hotéis dos EUA, nessa sala você pode jogar diversos fliperamas e joguinhos eletrônicos. Quando eu era criança me amarrava nesse tipo de “programa”, mas lembre-se que cada jogo é pago a parte.
Recreação: assim como muitos hotéis da cidade, o Cabana Bay oferece programas de recreação, que entre muitas atividades, exibe diariamente um filme para as crianças na beira da piscina.
Nossa conclusão sobre o Cabana Bay
Se você me perguntar se eu recomendo o Cabana Bay, digo que sim, sem a menor dúvida. Ele oferece um preço justo por quartos bons e muito novos. É claro que pode variar bastante de acordo com a época, mas o valor de um quarto Standard fica entre $160 e $240 dólares a diária e as Family Suites de um quarto ficam entre $230 e $400 dólares a diária (clique aqui para ver os preços durante a sua viagem). Com isso, o Cabana Bay fica no mesmo patamar de preço dos hotéis All Star da Disney, por exemplo.
O que eu não gosto dele é essa coisa da Universal de cobrar pra qualquer coisa: estacionar, internet, para estacionar no parque, enquanto na Disney tudo sai de graça. Mas o que é importante é que o Cabana Bay é um hotel seguro, limpo e confortável para aqueles que querem curtir muito os parques da Universal.
Como fazer sua reserva?
Para fazer uma cotação ou reservar sua hospedagem nos hotéis da Universal, os principais canais são:
- Site oficial da Universal: através do site deles, clicando aqui.
- VPD Travel: para cotações no nosso site de vendas com os preços especiais que negociamos para os leitores, basta solicitar uma cotação clicando aqui.
- Agência de turismo e outros sites online: a grande maioria das agências de viagens e sites de reservas de hotéis também oferecem estadias no Cabana Bay.
Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!