Ano Novo em Orlando: lista de eventos e dicas para aproveitar
Neste post
Qual é o melhor parque para passar o ano novo? O que eu posso fazer na Disney durante a virada? E na Universal?
Essas são apenas algumas das perguntas que sempre aparecem aqui no blog logo que começa o segundo semestre, o que indica que o pessoal que vai viajar no final de ano já está a todo vapor com a organização da viagem. E fazem muito bem, já que as melhores programações acabam rapidinho nessas datas.
As opções de atividades para o Réveillon são inúmeras, como vocês podem imaginar, já que Orlando é a cidade destino de tantos turistas nessa época do ano. Por isso, a verdade é que não existe uma resposta universal sobre qual é a melhor opção para a data. Essa resposta vai variar muito de acordo com o tamanho do seu grupo, idade, perfil, disposição para enfrentar lotação, quantidade de dias que terão para visitar os parques e muito mais.
Então, aqui vamos listar algumas dicas gerais e as principais opções existentes em Orlando para que você conheça um pouco mais de cada alternativa e tenha mais base para decidir qual é a mais legal para a sua programação.
Dicas para o Ano Novo nos parques da Disney
Planejar um réveillon na Disney é coisa séria, então primeiro, aqui vão algumas dicas essenciais.
- Chegue bem cedo: antes do parque abrir. Sempre recomendamos isso para as pessoas que querem aproveitar melhor o parque em qualquer época do ano. Porém, no dia 31 de dezembro, essa regra é primordial para curtir o máximo essas primeiras horas de parque que costumam ser mais vazias. E mesmo assim, alinhe suas expectativas: o parque mais vazio ainda vai ser cheio pra caramba!
- Parques podem fechar devido à lotação: normalmente outro motivo pra chegar cedo, é porque os parques da Disney tem fases de fechamento de acordo com o nível de lotação. Nas primeiras fases, o parque estará BEM cheio, então eles só deixam entrar quem tiver alguns requisitos: ingressos de mais de 1 dia, hóspedes da Disney ou reservas de restaurantes dentro do parque. Se chegar no nível máximo, não importa se você tem uma reserva em um restaurante ou se é hóspede da Disney, você não poderá entrar pois não haverá mais espaço físico mesmo.
- Vá preparado psicologicamente para as filas: conforme você pode ver, estamos falando de parques cheios a ponto da Disney fechar os portões porque não cabe mais gente lá dentro. Então, você pode imaginar o nível das filas nas atrações, restaurantes e até banheiros. Vá preparado para enfrentar essa maratona. Algumas dicas para aproveitar melhor os parques com fila você encontra aqui. Além delas, minha dica específica para essa data é: vá com o intuito de curtir com a família, ver os fogos e os outros entretenimentos de rua. Você não vai conseguir aproveitar muuuitas atrações nesse dia mesmo. Então, vá com a cabeça de que qualquer atração que você entrar é lucro, seu objetivo tem que ser curtir o dia com o seu grupo.
- Não deixe para alugar depois: Se quiser alugar um ECV, armário, carrinho de bebê ou qualquer outra coisa que a Disney ou outro fornecedor ofereça, o faça assim que possível. Isso porque todos esses produtos podem se esgotar com o passar das horas. Lembrando que o armário pode ser uma ótima saída para quem quer levar um casaco extra mas não quer ficar carregando o dia inteiro na multidão. Além disso, é uma boa para quem quer levar algum lanchinho a fim de evitar as filas de restaurantes. Veja as regras para entrar nos parques com alimentos clicando aqui.
- Considere o Mobile Order: alguns restaurantes fast-food da Disney e da Universal oferecem a possibilidade de fazer seu pedido direto pelo celular, evitando as filas. Você faz o pedido diretamente pelo celular, paga através de um cartão de crédito e, quando estiver pronto, é só ir até o balcão retirar. Essa opção é bem conveniente mesmo em dias normais, mas em épocas cheias, como o Ano Novo, ela pode ser inclusive obrigatória. Em alguns casos, a Disney pode liberar a entrada nos restaurantes apenas de quem já está com um pedido feito pelo celular e pronto para pegar. Veja aqui como funciona em detalhes o serviço da Disney (ou no vídeo abaixo) e aqui sobre o da Universal.
- Mantenha-se informado: não deixe de pegar o mapa do parque desse dia e checar os horários no aplicativo, pois já que algumas atrações e shows são específicos do ano novo, é importante ver que tipo de acontecimentos estarão rolando nos parques durante este dia. Eu lembro que quando eu trabalhei na Disney no ano novo, vários funcionários (eu inclusive) ficaram distribuindo buzinas e chapéus para as pessoas usarem na chegada do ano novo. Até hoje não gosto nem de lembrar do barulho das buzinas….é TANTA gente buzinando ao mesmo tempo que é algo meio atordoante. De qualquer forma, vale saber o que está rolando. E acho que deve ser mais legal se você estiver buzinando em vez de trabalhando. rs
- Atente-se aos horários dos parques: alguns parques fecham à meia noite, logo após a queima de fogos. Se o parque que você visitar fechar meia-noite, não adianta reclamar que saiu da fila com o intuito de assistir aos fogos e tentar visitar a atração depois. A Disney é bem rigorosa com horários então, se entrar na fila próximo da hora dos fogos, saiba bem o que está colocando em risco. Digo isso porque quando trabalhei no ano novo na Disney ouvi um monte de gente reclamando disso e infelizmente nenhum funcionário da Disney tem poder para mudar a regra do horário de funcionamento do parque. =/
- Se necessário, cancele com antecedência: vamos falar aí embaixo de várias programações diferentes e jantares especiais para o ano novo que você pode reservar para a sua viagem. Mas, se por acaso você reservar e mudar de ideia, se atente ao período de antecedência exigido em cada caso para cancelamentos. Caso contrário, você vai acabar com um prejuízo enorme. Alguns jantares pedem 2, 3 ou 4 dias de antecedência em vez das 2 horas padrões na Disney, então já fique atento a isso quando for fazer sua reserva para não ter erro.
O que fazer no Magic Kingdom no ano novo?
O Magic Kingdom é o parque temático mais popular do mundo e, como tal, é o destino de muita gente em datas como réveillon. Ainda assim, apesar da lotação inacreditável, das filas que parecem não ter fim e de qualquer perrengue que esses fatores te causem durante o seu dia, a festa no Magic Kingdom é indescritível de linda. O show de fogos é tão incrível que eu me peguei gritando e batendo palma no meio do show igualzinho os americanos fazem nos outros shows de fogos e eu SEMPRE julgo um pouquinho. Paguei a língua!
Talvez fosse a minha expectativa baixa, mas esse show de fogos me surpreendeu tanto que eu simplesmente não continha minha emoção dentro de mim e batia palma (e meio que já me arrependi de contar isso aqui. Não me julguem, por favor).
A boa notícia para quem está com medo da lotação do parque nesse dia é que esse show de fogos também é apresentado na véspera, no dia 30 de dezembro. Por isso, não deixe de checar os dias da apresentação na hora de avaliar qual parque você vai querer visitar nesse dia (veja como clicando aqui). A notícia não tão boa é que os parques também estarão cheios no dia 30, mas levemente menos cheios do que no dia 31, né? Então, pode valer a pena.
Além do show, a partir das 19h dos dias 30 e 31 são organizadas festas com DJ na Frontierland e na Tomorrowland, animando a galera e dando um clima ainda mais festivo ao parque.
Além disso, o Magic Kingdom tem tudo aquilo que ele sempre tem: a mais pura forma da magia Disney (e não tô nem aí se isso é clichê, porque é verdade). A parada, os locais para encontro com personagens, as atrações em si, tudo cria tão bem esse clima de magia que esta é a maior razão para que as pessoas continuem visitando tanto este parque. Por isso, não deixe de aproveitar essa atmosfera tão gostosa por causa da lotação. Vá com antecedência pegar um bom lugar para a parada e show de fogos (veja os melhores lugares aqui), reserve uma refeição em algum restaurante legal com personagens e curta essa magia sem deixar a lotação te atrapalhar.
O que fazer no Epcot no ano novo?
- Drinking Around the World: vai ter um monte de gente bebendo um drinque em cada país para celebrar o novo ano enquanto anda pelo World Showcase. Não é uma programação oficial, mas é uma das pedidas mais populares pelos grupos que estão sem crianças. Se esse é o seu caso, pode ser uma opção. Dica do Fe: se for fazer o “Drinking Around the World” recomendo começar pelo Canadá e terminar no México. Quem começa no México com a Tequila estraga o resto da volta toda. Dica da Re: escolha uma tequila no La Cava Del Tequila dentro do pavilhão que é muito melhor. A Frozen Margarita de manga quase não tem gosto de tequila e garante um excelente aproveitamento do Drinking Around the World. Para ler nosso relato e mais dicas sobre ele, clique aqui. 🙂
- Fogos de Artifício: sendo o segundo principal parque do complexo Disney, o Epcot não deixou barato e fez uma programação muito completa no quesito fogos de artifício. Pra começar, alguns pavilhões, exibem shows pirotécnicos quando o ano novo chega no horário local do país. Por exemplo, lá pelas 20h de Orlando, fogos são soltos na Inglaterra, comemorando a virada no horário do país. Além disso, um show noturno especial é apresentado às 23h54 no dia 31.
- Jantar pelo World Showcase: honestamente acho que esses jantares especiais são todos caros demais. Os pavilhões do World Showcase são recheados de restaurantes deliciosos para você reservar uma refeição bem gostosa (e na maioria das vezes mais barata). Você pode escolher um restaurante com vista para a área dos fogos ou então escolher bem o horário da sua refeição para não perder a virada. Para te ajudar a escolher o seu restaurante, veja aqui nossas dicas sobre onde comer no Epcot. E para aprender a fazer sua reserva, clique aqui.
O que fazer no Hollywood Studios no ano novo?
O Hollywood Studios não é a primeira opção de todo mundo para essa data e não faz uma festa hiper especial. Apesar disso, eu já passei o ano novo lá e achei que é bem legal. O parque costuma fechar mais tarde do que o normal no último dia do ano e, para receber 2025, a Disney anunciou que os visitantes poderão assistir a um show de fogos com contagem regressiva no dia 31 de dezembro.
No mais, existe sempre a belíssima opção de reservar um jantar em algum restaurante de seu interesse a fim de tirar umas horinhas livres da multidão e (dependendo do restaurante escolhido) quem sabe até encontrar uns personagens? Veja nossas dicas sobre onde comer no Hollywood Studios aqui ou dê play no vídeo aí embaixo para te ajudar nessa escolha.
O que fazer no Animal Kingdom no ano novo?
O Animal Kingdom não entra nessa onda de celebração do Ano Novo e o parque costuma funcionar no seu horário normal. É verdade que em 2019 os visitantes puderam passar a virada do ano no parque e ainda assistir um show especial com luzes, música e contagem regressiva na Árvore da Vida. Mas, desde então, isso nunca mais rolou. Se algo mudar, a gente avisa por aqui!
Ano novo na Disney além dos parques
Assim como alguns restaurantes do Epcot fazem uma festa especial, o mesmo acontece com alguns restaurantes dos hotéis da Disney. Contamos mais sobre essas festas aqui, mas aí vai um guia geral:
Hotéis
- California Grill: tem uma celebração especial em uma festa com DJ, comidas especiais e bebidas e vista para os fogos do Magic Kingdom. O preço para a virada de 2025 ficou em US$800 dólares (!) por pessoa, e pode ser reservado pelo telefone (407) 824-2013.
No passado, outros restaurantes do complexo da Disney, como o Victoria & Alberts, Narcoossee’s e Topolino’s tiveram celebrações especiais nessa época do ano. Mas, nada foi confirmado para a virada de 2025.
Boardwalk
Assim com nos hotéis, o Boardwalk também tinha algumas programações e jantares especiais de Ano Novo nos últimos anos, como festa no Atlantic Dance Hall e jantar no Flying Fish. Mas, essas celebrações não foram confirmadas em 2024.
Disney Springs
E pra quem sempre pergunta sobre o Disney Springs, o complexo de compras e restaurantes não tem exatamente uma celebração específica com fogos nem nada. Eles oferecem entretenimento com música ao vivo e alguns restaurantes podem oferecer cardápios especiais para o jantar de Ano Novo, mas nada suuuper especial – e também não dá pra ver os fogos de nenhum parque de lá.
- A casa de shows House of Blues oferece apresentações musicais para a virada do ano. Em 2024, o show será dos artistas Joey Fatone e A.J. McLean, a partir das 21h45. Veja mais informações aqui.
Conclusão sobre o Ano Novo na Disney
Minha opinião é de que os jantares em restaurantes que não oferecem eventos especiais são bem mais negócio para essa data. Existe restaurante para todo o tipo de gosto, desde simples e gostoso aos mais refinados ou restaurantes próximos dos parques com alguma vista dos fogos de algum ponto do hotel (como por exemplo o Ohana, no Polynesian, que além da vista do restaurante, traz a opção de você ver os fogos da praia do hotel). Se você se interessou, veja como fazer sua reserva clicando aqui.
Para os maiores de idade que querem fugir da lotação dos parques mas ainda assim curtir a virada de uma maneira especial, podem valer a pena os eventos especiais do Boardwalk que tem preços mais justos do que as festas do Contemporary.
Ano novo no complexo da Universal
- Festa do CityWalk: é uma das festas de ano novo mais populares da cidade e possivelmente a melhor opção para quem quer uma festa balada. Para essa noite, o CityWalk se transforma em uma grande festa com diferentes ambientes trazendo comidas e bebidas das mais diversas para a celebração. Além disso, costuma ser montada uma pista de dança gigante ao ar livre com DJ tocando a noite toda. Ao contrário do que acontece nos outros dias do ano, durante a véspera de ano novo, a maior parte do CityWalk não fica aberto ao público. É preciso pagar para entrar nessa festa (que costuma ficar algo em torno de $120 dólares por pessoa). Só pessoas maiores de 21 anos são admitidas lá dentro. Ah! Vale lembrar que apesar das comidas estarem inclusas, a única bebida que estará inclusa no valor do seu ingresso é o champanhe para o brinde da virada do ano. Todas as informações estão nesse link.
- Parques da Universal: no dia 31 de dezembro o Universal Studios fica aberto até mais tarde com DJ’s animando o pessoal, e tem a apresentação do show noturno Cinematic Celebration. Não precisa de ingresso especial, só a admissão normal já te permite participar.
- Hotéis da Universal: cada hotel também traz alguma festa de fim de ano específica, cada qual com um preço diferente. As festas são bem naquele padrão americano: comida à vontade (no esquema all you can eat) e alguma banda animando a festa com música agradável para toda a família.
Ano novo em outros lugares de Orlando
- SeaWorld: tem uma queima de fogos para celebrar a chegada do novo ano, com a presença de DJs e algumas bandas. Eu acho que a Disney oferece uma alternativa melhor para quem quer ver show de fogos, enquanto a Universal é uma alternativa melhor para quem quer balada. Por outro lado, o fato de não ser a melhor balada ou melhor show de fogos significa que o parque deverá estar menos lotado do que os outros, se tornando uma opção interessante para quem quer evitar tanta muvuca mas ainda quer ir em um dos parques. Saiba mais aqui.
- Busch Gardens: não é exatamente em Orlando, mas vale ser mencionado aqui! Eu nunca passei o dia 31 lá, mas sempre dizem que é uma maravilha para quem não está nem aí para a virada do ano e só quer curtir as férias. Segundo relatos, o parque fica vazio e dá pra aproveitar todas as atrações super bem. Achei uma ideia genial para fugir da lotação. Para a virada de 2025, o parque vai ficar aberto até 1 da manhã e terá show de fogos, DJ e música. Saiba mais aqui.
Enfim, como você pode ver, opções não faltam. Espero que encontre alguma que agrade o seu grupo para que seu ano novo já comece da maneira mais feliz possível.
Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!