Parques: Entendendo as atrações de Orlando
Apesar de já termos publicado muitas dicas sobre os parques de Orlando (clique aqui para ver todas elas), ainda é muito comum encontrar gente que me mostra uma foto dela com o Shrek e fala “Ah, essa foto eu tirei lá na Disney“, mesmo esse sendo um personagem da Dreamworks, arqui-inimiga comercial do Mickey Mouse.
Essa confusão é bem natural, pois a gente sempre associa Orlando como a cidade que abriga o maior complexo de parques temáticos da Walt Disney, mas os shows, montanhas-russas e personagens vão muito além das princesas. Então, como entender a divisão e os grupos de parques que existem em Orlando?
Se sua dúvida é sobre quais parques escolher para a sua viagem a Orlando, clique aqui para ver as minhas dicas de como selecionar os melhores!
Primeiro passo: existem 3 grandes grupos de parques temáticos em Orlando:
- Walt Disney World Resort
- Universal Orlando Resort
- Sea World
Isso sem contar os parques menores, ou menos famosos como Legoland, Kennedy Space Center, Peppa Pig, The Holy Land Experience, Old Town, Gatorland, e por ai vai. Cada um desses complexos é composto por um conjunto de parques, e possuem seus pontos fortes e fracos, na nossa humilde opinião.
Entendendo os complexos de parques de Orlando
Esses são os parques temáticos do complexo Walt Disney World:
- Magic Kingdom: o MK é o principal parque do complexo Disney e é o mais ligado aos personagens e às histórias criadas por Walt Disney. É o parque que tem como seu símbolo o castelo da Cinderela e, em quase todos os grupos de turistas, este é o primeiro parque a ser visitado. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Magic Kingdom.
- Epcot: conhecido como o “parque dos países”, o Epcot combina a diversidade cultural de algumas nações com uma outra área bem grande que explora o futuro e novas tecnologias. Muita gente tem a impressão de que é um parque super direcionado aos adultos, mas eu conheço bastante criança alucinada com o Epcot. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Epcot.
- Disney’s Hollywood Studios: com o tema do Cinema, o Hollywood Studios consegue trazer uma seleção bem grande de shows e também de atrações mais radicais, como a montanha russa do Aerosmith e o elevador que despenca de um hotel mal assombrado, além de áreas dedicas a produções super queridas como Toy Story e Star Wars. Ou seja, tem opções para todos os gostos e idades. Por muito tempo, ele foi considerado o menor parque do complexo, mas perdeu esse posto depois que ele passou por uma super expansão. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Hollywood Studios.
- Disney’s Animal Kingdom: o AK é o parque mais diferentão dos outros, pois é completamente tematizado de regiões diferentes do mundo e conta com uma riqueza de detalhes na cenografia que é impressionante. Apesar da visual e dos horários bem alternativos, o Animal Kingdom é um parque que tem tudo pra você se divertir: montanha russa, atração que te molha (para os dias mais quentes), shows muito bons, personagens da Disney e animais de verdade. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Animal Kingdom.
Pontos positivos do complexo Disney
- É completamente rodeado com a magia criada pelo Walt Disney, com personagens e histórias que fizeram parte da vida de todo mundo.
- O melhor atendimento em qualquer lugar que você vai, do restaurante aos banheiros.
- As comidas são muito boas. Não importa se você come em um restaurante francês ou um hot dog na rua, na Disney a qualidade é sempre inegável.
Pontos fracos do complexo Disney
- Algumas pessoas podem achar que existe uma falta de “brinquedos radicais” na Disney. De fato, são poucas as montanhas russas e todas são leves ou moderadas.
- Como em quase todos os outros parques, tudo o que se compra lá dentro é bem caro.
- Algumas regalias são reservadas a quem está em hotéis do complexo, como horas extras nos parques, compras entregues diretamente no hotel, estacionamento e transporte continuo e gratuito entre todos os parques e hotéis, etc. Clique aqui para saber quais os benefícios de se hospedar nos hotéis da Disney.
- Antes, a Disney oferecia a todos seus visitantes o Fastpass+, um “fura filas” gratuito. Hoje, quem quiser usar a fila rápida nos parques, precisa gastar mais dinheiro além do valor do ingresso. Clique aqui para saber o que é e como funciona a Lightining Lane e o Genie+.
Esses são os parques temáticos do complexo Universal Orlando Resort:
- Universal Studios: é o parque mais antigo do complexo da Universal em Orlando e, assim como o seu primo concorrente, é tematizado com clássicos de Hollywood. Tem boas montanhas russas e algumas atrações clássicas como a do E.T e o super popular, Beco Diagonal, do filme Harry Potter. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Universal Studios.
- Island of Adventures: o IOA é atualmente conhecido como o “parque do Harry Potter” mas vai bem além disso. Conta com áreas dedicadas aos heróis da Marvel, ao Jurassic Park e personagens como Popeye e Dr. Seuss. É um parque repleto de montanhas russas super radicais. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Islands of Adventures.
- Volcano Bay: O parque mais novo do complexo (e também o primeiro aquático) trouxe para Orlando muitas atrações radicais e a novidade da fila virtual. O parque é todo caprichado nos detalhes, tem como tema as ilhas do pacífico e um grande vulcão que é como um marco central do local. Para quem busca atrações aquáticas mais radicais que as dos parques da Disney, é uma ótima pedida. Clique aqui para ler o roteiro completo do Volcano Bay.
Pontos positivos do complexo Universal
- Três parques recheados de atrações muito radicais e hiper modernas.
- Apesar de falhar na cenografia das áreas comuns dos parques, algumas atrações são absurdamente bem feitas e ricas em detalhes, como as filas da montanha russa da múmia, dos Simpsons, Minions e de toda a região do Harry Potter.
- Salvo os meses de verão / férias nos EUA, e as atrações do Harry Potter, as filas tendem a ser menores quase sempre.
- Como os parques são relativamente pequenos, em viagens mais corridas, é possível para fazer as melhores atrações dos dois em um único dia. Economia de tempo e ingresso.
Pontos fracos do complexo Universal
- Se você quiser ter um ticket “fura-fila”, terá que desembolsar mais dinheiro além do valor do ingresso. Clique aqui para saber o preço e como funciona o Express Pass da Universal.
- O atendimento dos funcionários da Universal é bem inferior quando comparado aos da Disney. Aqui estou falando de cordialidade, atenção e simpatia mesmo.
- As opções de alimentação são limitadas e quase sem restaurantes para quem gosta de sentar e ser servido (table-service). Veja aqui sugestões de onde comer no Universal Studios e aqui no Islands of Adventure.
- Dependendo da época, os parque da Universal podem fechar mais cedo que os da Disney, ou seja, menos horas para você aproveitar nos parques.
Esses são os parques temáticos do complexo Sea World:
- Sea World: para os apaixonados pela vida no fundo do mar, o Sea World traz uma variedade enorme de shows com leões marinhos, golfinhos, tubarões e baleias. Ao longo dos anos esse parque vem se reinventando e lançando uma montanha russa atrás da outra, todas bem radicais. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Sea World
- Bush Gardens (Tampa): não fica em Orlando, mas é o parque preferidos dos alucinados por emoção. Apesar de ter nascido com uma proposta similar ao Animal Kingdom da Disney, o Bush Gardens é o mais radical dos parques da região com um conjunto de montanhas russas de deixar qualquer um de cabelo em pé. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Busch Gardens.
Pontos positivos do complexo Sea World
- Os dois parques tem uma proposta bem diferente dos outros de Orlando
- São pequenos, e portanto, cansam bem menos.
- Por serem menos populares, estão sempre mais vazios quando comparamos com os parques da Disney e da Universal. Boa pedida para datas como feriados e em altíssima temporada.
- Saem um pouco da proposta de personagens e filmes conhecidos.
- Ambos trazem várias opções de montanhas russas radicais e inovadoras
Pontos fracos do complexo Sea World
- Pra quem não gosta de show com animais, o Sea World pode não ser o parque mais indicado. E sim, é uma polêmica bem grande que divide a nossa opinião também.
- Já para quem não gosta de atrações hiper radicais, o Bush Gardens pode não ser a melhor opção.
- A ida ao Bush Gardens toma um dia todo, pois a viagem até Tampa demora 1:30. São 3 horas dentro do carro.
- O “fura-filas” dos parques, chamado de Quick Queue, também é pago separadamente, mas sai mais em conta do que o Express Pass da Universal.
Parques Aquáticos de Orlando
Além destes parques temáticos, cada um dos complexos possuí seus parques aquáticos, que eu sempre acho uma ótima pedida para quem viaja nos meses de calor, principalmente entre Maio e Outubro. São eles:
- Walt Disney: Typhoon Lagoon e Blizzard Beach
- Universal: Volcano Bay
- Sea World: Aquatica e Discovery Cove
Espero que essas informações te ajudem na hora de planejar a viagem a Orlando e não deixe de nos contar o que você achou de cada um dos parques na caixinha de comentários abaixo.