Oogie Boogie Bash: festa de Halloween do Disney California Adventure
Neste post
Realizei um sonho e conheci a melhor festa de Halloween da Disney, a Oogie Boogie Bash, que acontece lá no Disney California Adventure. A Disney sabe muito bem como fazer uma festa, mas esta é especial e realmente muito diferente de qualquer outro evento pago da Disney que eu já fui. A Oogie Boogie Bash é super popular e achei que ela merece mesmo toda a fama que recebe e mais um pouco. Hoje vim aqui contar tudo sobre esta festa e dar dicas para quem quiser conhecê-la também.
Antes de entrar mais na Oogie Boogie Bash, vale lembrar que o Halloween da Califórnia vai muito além dessa festa e tem muita celebração sem custo adicional além do ingresso do parque. Eu já fiz um post contando em mais detalhes tudo sobre o Halloween da Califórnia e todas as suas programações, então se você quiser saber mais, é só clicar aqui ou dar play no vídeo aí embaixo.
O que é a Oogie Boogie Bash?
A Oogie Boogie Bash é o nome dado a festa de Halloween que acontece no California Adventure em noites selecionadas, normalmente de meados de agosto até o fim de outubro. Este é um evento pago à parte, que acontece depois que o parque fecha para os visitantes.
Eu não consigo pensar em nenhum evento deste estilo oferecido pela Disney que seja mais popular do que a Oogie Boogie Bash, e se você quiser ir nessa festa, precisa decidir com muita antecedência para comprar os seus ingressos logo que as vendas começarem. Pode parecer exagero mas não é! Este ano muitas datas esgotaram logo depois de abrir e em poucos dias, absolutamente, todos os ingressos do evento já estavam vendidos. E olha, isso foi BEM mais tranquilo do que no ano anterior em que TODOS os ingressos esgotaram em poucas horas. Resumindo: se bobear na hora de comprar o ingresso, você pode facilmente perder a chance de ir nessa festa. Se for algo importante pra você, fique de olho nas notícias que a gente sempre avisa aqui quando a Disney anuncia as datas de início da venda.
Nas noites de Oogie Boogie Bash, o California Adventure fecha mais cedo para os visitantes, normalmente às 18h. A festa mesmo começa a partir daí, mas quem tem o ingresso dela pode entrar até 3 horas antes do início do evento mesmo, às 15h. Ou seja, quem vai a festa consegue aproveitar também algumas horas de funcionamento normal do parque antes da Oogie Boogie Bash começar de fato. A dica aqui é chegar pelo menos uns 40 minutos antes deste horário porque, além de poder demorar um pouco pra chegar na entrada do parque mesmo, muitas vezes fica uma boa fila para entrar logo que liberam pra galera da festa.
Chegando para a festa, você vai receber uma sacolinha de doces e também uma pulseira (e só quem tem essa pulseira pode continuar no parque a partir do início do evento). Se por acaso você já estiver dentro do parque quando o evento começar, há outros pontos de distribuição da pulseira e sacola também.
Quem quiser, pode ir fantasiado mas não é algo obrigatório, cada um vai como quer. Você vai ver desde fantasias super elaboradas até gente com roupa normal mesmo, e tudo certo! Eu não sou muito de me fantasiar, mas adoro ver as ideias criativas de fantasias dos outros pela festa!
Como é a Oogie Boogie Bash?
A Oogie Boogie Bash traz várias atrações especiais para compor esta super festa e vou tentar explicar as principais aqui. Minha dica é escolher as suas batalhas, já que dificilmente dá tempo de fazer tudo. Quando é assim, eu sempre busco focar nas coisas que são mais exclusivas do evento, já que o resto terei outras chances de aproveitar também. Pra te ajudar a fazer escolhas e criar o seu plano pra festa, na sua sacolinha pra pegar doces, você já vai encontrar um mapa do evento. Vale dar uma boa olhada ali e definir suas prioridades.
As principais atrações da Oogie Boogie Bash são:
Treat Trails (trilha de doces) com vilões
Estes são os pontos de distribuição de doces (algo clássico de qualquer festa de Halloween), mas também são muito mais que isso. A maioria deles traz algum vilão que fica ali, interagindo com as pessoas. É como se fosse uma fila, então ninguém para pra tirar foto com eles nem nada, mas dá pra interagir rapidamente, tirar foto deles e se você der sorte, até uma selfie aqui ou ali. As filas parecem grandes, mas como estão sempre em movimento, é super rápido. A gente ganha doce no começo e no fim da fila pelo menos, mas em alguns casos tem também alguns pontos intermediários ao longo da fila com mais doces. E olha, posso falar a verdade? Os doces são só a desculpa aqui.
É lógico que todo mundo fica feliz de ganhar chocolate e bala, mas a graça e o motivo pra entrar na fila mesmo são os vilões. Eu acho isso FANTÁSTICO e muito único da festa da Califórnia. A gente não tem nada parecido em Orlando, o que me deixa sim com certo ciuminho, mas também gosto do fato de ser algo especial só dessa festa.
O mais legal é que são personagens super interativos e a maioria bem raros, como o Sid de Toy Story ou o Ernesto De La Cruz de Coco, ou claro, o próprio Oogie Boogie. É até difícil de explicar, mas talvez no vídeo aí em cima dê pra ter uma ideia melhor de como é esta experiência. Essa é a parte que eu mais amo dessa festa, sem dúvida.
Não são todos os “treat trails” que trazem personagens, mas a maioria traz sim. As presenças podem variar de um ano para outro também, mas em 2024 tivemos:
- Dr Doofenshmirtz, de Phineas and Ferb.
- Oogie Boogie, de O Estranho Mundo de Jack
- Hades, de Hércules
- Ernesto de La Cruz, de Coco (ou Viva)
- Agatha Harkness, de WandaVision e Agatha All Along
- Madam Mim, de A Espada Era a Lei
- Yokai, de Big Hero 6
- Judge Doom, de Uma Cilada para Roger Rabbit
Isso além de outras 3 trilhas sem personagens que também estão indicadas no mapa. Em cada uma das trilhas, a gente recebe bastante doce. Eu voltei com a sacola completamente cheia e dava pra ter pegado muito mais doce se a gente quisesse. Além dos chocolates e balas da Mars (patrocinadora da festa) como M&M, Twix, Skittles e tantos outros, tem também opções mais saudáveis como cramberries e cenourinhas. Juro, cenouras! Assim, cada um sabe de si, mas eu realmente não quis ganhar cenourinha porque me recusei a trazer cenouras na mala. Peguei minha parte em chocolate mesmo, mas bom saber que tem pra quem quiser de repente.
Frightfully Fun Parade
Essa parada acontece duas vezes por festa e é absolutamente linda! Eu amo a música, os personagens que aparecem e acho que a festa seria incompleta sem ela. Eu gosto de assistir normalmente a segunda parada, quando o parque já está até mais vazio. A maioria das pessoas assiste a primeira, então eu prefiro usar esse tempo para fazer outras coisas da festa com menos fila e depois assisto a segunda parada que é sempre mais tranquila. Além disso, acho que aproveito mais a parada sabendo que já consegui fazer várias das outras coisas que queria. Funcionou super bem pra gente dessa forma.
Villain’s Grove
Chegamos na parte da festa que me deixou boquiaberta! O California Adventure tem uma atração super legal pras crianças que fica em um espaço arborizado, com uma espécie de trilha. Durante a festa, este espaço é completamente transformado em uma experiência visual, auditiva, sensorial como um todo, inspirada em diferentes vilões, meio que tentando mostrar a essência de cada um deles de uma forma muito única. É muito bonito e nunca vi nada parecido. Eu amei!
Apesar de ser uma trilha e todo mundo fazer caminhado, recomendo que você tome o seu tempo pra apreciar cada cenário se quiser e conseguir ver as transformações de cada um deles. Esse é mais um caso que fica mais fácil entender o que quero dizer através do vídeo ou das fotos do que eu explicando, mas pra mim, é parte imperdível da festa sem a menor dúvida!
Talvez pra crianças pequenas com imaginação fértil, essa parte pode dar um pouco de medo. Não tem nada assustador, mas estou avisando porque meus filhos não amam a combinação de árvores, escuro e barulho e tenho certeza que eles já estariam no colo meio bolados se eu trouxesse eles aqui, mas nada que seria um drama também. Avalie se faz sentido pras suas crianças (caso tenha alguma) e qualquer coisa, é só dar meia volta e sair também.
Encontro com personagens
Vários personagens clássicos e outros mais diferentes aparecem para fotos durante a festa. As presenças podem variar, mas atualmente é comum ver o Mickey na sua versão de Kingdom Hearts (que pelo que eu entendi, é um jogo que eu não conheço), as perfeitas Minnie, Clarabella e Margarida vestida de irmãs Sanderson (as bruxas de Abracadabra), o Hans de Frozen, Agonia e Pânico (de Hércules), Capitão Gancho e Mr Smee (de Peter Pan), Faísca e Gota (de Elementos), Lotso (Toy Strory 3), Bruno (de Encanto), vários heróis de Marvel, personagens de Carros com trajes de Halloween e a lista continua. Durante o evento, dá pra ver a lista certinha de personagens disponíveis e os locais para encontros durante a festa. Aqui vale a mesma lógica da festa inteira: escolha suas batalhas (priorizando os encontros mais raros), pois estas filas podem tomar bastante tempo da festa.
Também há outras oportunidades de fotos sem personagens, com alguns cenários especiais, mas eu pessoalmente não perco muito tempo de festa com essas coisas não. Se for algo que você curte, vai ver estes cenários espalhados por alguns pontos do parque e as filas costumam ser pequenas.
O legal é que a sua pulseira do evento vem com um QR Code para você ir salvando as fotos. Assim, basta você usar esse mesmo código no seu aplicativo, e você consegue baixar todas as fotos da festa sem custo. As fotos estão todas incluídas no valor do evento.
Atrações com menos filas
A grande maioria das atrações segue aberta durante a festa, e considerando que a lotação da festa é bem menor do que de um dia de parque, e que adicionalmente tem outras coisas especiais rolando e atraindo as pessoas, é natural que as filas sejam bem menores. Por exemplo, a gente viu Radiator Spring Racers com fila entre 20-30 minutos durante praticamente a festa toda.
Além disso, algumas atrações ganham uma repaginada de Halloween, mas também estão nessa versão especial nos dias sem festa, durante o horário normal de funcionamento do parque. Por isso, por mais tentador que seja ir nas atrações com menos espera, eu ainda prefiro usar o escasso tempo de festa para curtir os itens mais exclusivos da Oogie Boogie Bash mesmo.
O resto do pacote
Como qualquer festa que se preze da Disney, é claro que tem também alguns itens exclusivos à venda nas lojas, comidinhas especiais, música temática, projeções e uma decoração impecável, além de vários detalhes em todos os cantos que te fazem ficar mais dentro do clima da festa o tempo todo.
Dicas para aproveitar a Oogie Boogie Bash
Escolhe bem o dia de ir ao California Adventure
Por conta dessa dinâmica de fechar mais cedo nos dias da festa, mesmo quem não quer ir à Oogie Boogie Bash precisa entender as implicações desse evento na dinâmica do parque:
- Pra quem só vai no California Adventure um dia e não tem o ingresso Hopper, pode valer a pena evitar os dias de Oogie Boogie Bash, já que nesta datas o parque fecha mais cedo e você tem menos horas pra aproveitar.
- Por outro lado, como muita gente evita o California Adventure nos dias de horários reduzidos, o parque também fica com menos fila. Ou seja, pra quem tem mais dias de ingresso ou tem ingresso Hopper, as filas menores deste parque podem ser interessantes sim.
Parque e festa em dias separados
Nem todo mundo consegue fazer isso por ter pouco tempo de viagem normalmente, mas pra quem vai na festa, o ideal é deixar pra visitar o parque em outro dia. Isso te ajuda a evitar desgaste para poder aproveitar a festa até o fim do dia e também ter mais horas de parque pelo dinheiro que você pagou. Pensa comigo, se você vai passar o dia no parque e tem o ingresso da festa, das 15h às 18h você pagou dois ingressos diferentes para aproveitar estas horas de parque. Enquanto você for em dias separados, pelo mesmo valor, você terá muito mais horas de parque pra aproveitar. Faz sentido essa conta?
Chegue antes do começo da festa
Já até dei essa dica perdida aí no post, mas vale repetir: se o seu objetivo for curtir o parque desde o primeiro minuto permitido pra quem vai à festa, esteja preparado pra chegar na porta do California Adventure pelo menos uns 30-40 minutos antes do horário indicado para sua admissão. Assim você consegue estar mais pra frente nas filas e de fato entrar logo no parque para curtir as atrações.
Deixe as lojas pra depois
A festa vai até as 23h, mas as lojas principais continuam abertas por um tempinho depois disso, especialmente as mais próximas da entrada do parque. Minha dica é até olhar antes, mas se for fazer compras, considere deixar mais para o fim do dia. Assim você não precisa ficar carregando sacola (além da de doces, claro! 🙂 ) e não gasta tempo de festa com algo que você pode fazer depois.
Escolha as prioridades e defina uma estratégia
Eu sei que eu já até repeti isso de definir prioridades, mas se for pra você guardar uma dica só desse post, é esta! Se você quiser visitar itens muito populares da festa, como principalmente encontros com personagens muito exclusivos, entenda que as filas podem ser demoradas. Eu sugiro deixar estas filas bem para o começo do evento ou para o horário da primeira parada quando possível. Aqui vale lembrar que muitos personagens participam da parada, então claro, não estarão tirando fotos enquanto ela passa.
Datas e valores da Oogie Boogie Bash 2024
Os ingressos da Oogie Boogie Bash são disputadíssimos e a gente vai avisar aqui quando as vendas abrirem para o próximo ano. Como referência, as vendas em 2024 abriram no fim de Junho e os valores estão todos listados abaixo. É claro que os preços podem mudar de um ano para outro, mas esta é a melhor estimativa do que podemos esperar para o ano que vem.
Agosto de 2024
- Dias 25, 27 e 29: US$134
Setembro de 2024
- Dias 3, 10, 12, 17, 19, 24 e 26: US$154
- Dias 15, 22 e 29: US$ 169
Outubro de 2024:
- Dias 1, 3, 8, 10, 15 e 17: US$169
- Dias 6, 13, 20, 22 e 24: US$179
- Dias 27, 29 e 31: US$189
Como dá pra ver, não é um evento barato, até porque a procura é altíssima, então a Disney aproveita pra ganhar em cima mesmo. Isso dito, acho que tem dois outros pontos positivos pra gente lembrar:
- Esse evento não é essencial pra ninguém aproveitar os parques da Califórnia ou sequer entrar no clima de Halloween por lá. Ele é um adicional, que pode fazer sentido ou não pra viagem de cada um, dependendo de perfil, orçamento, tempo de viagem e outros fatores.
- A festa é super única e divertida, então se você decidir pagar e tiver se interessado pelos elementos que compõe a festa (e que eu expliquei aí em cima), eu acho que você vai também vai se divertir bastante.
Ou seja, agrada quem vai mas não ofende quem decide não ir, sabe? Acho justo.
Vale a pena ir na Oogie Boogie Bash?
Sempre sempre sempre acho que “valer a pena” vai ser relativo e um pouco pessoal. Não acho que a Oogie Boogie Bash precise ou deva ser prioridade da viagem de ninguém, mas pra quem curte Disney e achar que cabe no orçamento, eu acho que pode valer muito a pena sim. Pra gente valeu demais! A festa é cheia de aspectos únicos que fazem ela ser muito especial mesmo. A programação é completa mas de uma forma equilibrada, fazendo com que a gente se ocupe e aproveite o tempo todo sem sentir que está perdendo o que não deu tempo de ver.
O nível de capricho da Disneyland como um todo durante a temporada de Halloween me impressionou demais e na festa isso fica ainda mais exacerbado. Eu AMEI e sinceramente? Já estou louca pra ir de novo, pra levar a família toda. Pra quem é fã de Disney como eu, é uma experiência maravilhosa!
Espero que este post te ajude a entender melhor o que esperar e avaliar se faz sentido ou não para a sua viagem.
Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!