Certificado de vacinação: como emitir para viajar para os EUA
Neste post
A fronteira dos EUA reabriu e, com ela, veio toda uma nova etapa no planejamento de viagem. Além de todos os preparativos que já existiam, agora também é necessário lembrar do certificado de vacinação para viajar.
Para relembrar os requisitos, atualmente os Estados Unidos exigem o seguinte para entrar no país:
- Todo mundo que tem mais de 18 anos precisa apresentar um comprovante de vacinação para entrar. Crianças entre 2 e 17 anos não precisam apresentar comprovante de vacinação.
Nesse post, vamos explicar o passo a passo para emitir o seu.
Última atualização: 10 de agosto de 2022
Como apresentar o certificado?
O CDC (o órgão de saúde dos Estados Unidos, como a Anvisa é no Brasil) não faz exigências quanto ao idioma do certificado. Eles recomendam entrar em contato com a companhia aérea e, caso o certificado não esteja em inglês, checar se a tradução é necessária. Como é bem simples emitir o certificado tanto em português quanto em inglês, vale levar cópias nos dois idiomas para garantir.
Oficialmente, o CDC aceita diversas formas de comprovação da vacinação. No entanto, muitas companhias aéreas estão retendo o certificado, por isso a gente recomenda levar a versão mais completa com QR Code impressa. Sempre válido evitar qualquer possível dor de cabeça no aeroporto, né? Além disso, você já se garante caso precise apresentar algum comprovante durante a viagem.
Também de acordo com o CDC, é obrigatório que o comprovante traga alguma identificação do passageiro (nome e data de nascimento), nome da fonte oficial que está emitindo o certificado (no caso, o Ministério da Saúde), o fabricante da vacina e a data de aplicação das doses. Fazendo da forma como explicamos mais abaixo, seu certificado cumpre todos esses requisitos.
Onde emitir o certificado de vacinação
A forma de emitir o certificado para viagens internacionais é por meio do aplicativo ConecteSUS. Apesar de simples, o cadastro para utilizar o ConecteSUS pode ser um pouquinho trabalhoso e pede vários dados, por isso a gente recomenda fazer com antecedência pra já tirar isso da frente!
Além disso, existem relatos de pessoas com dados de vacinação incompletos nesse sistema. Apesar de mais raro agora que a vacinação já está bem avançada no país (que alegria escrever isso!), é bom checar tudo com tempo para resolver caso apareça algum probleminha. Você pode clicar aqui para baixar o aplicativo para iOS, e aqui para dispositivos Android.
Passo a passo para emitir o certificado de vacinação
- Após fazer cadastro e login com os seus dados, na página inicial do aplicativo, clique em Vacinas.
- Clique nesse banner onde aparecem as suas doses.
- Um resumo das suas doses da vacina vai aparecer. Clique em Certificado de Vacinação COVID-19.
- Um certificado mais completo será gerado e, acima dele, vai aparecer um ícone com a bandeira do Brasil. Clicando nele, é possível selecionar o idioma do certificado (que pode ser Inglês ou Espanhol, além de Português mesmo). Nesse caso, selecione o Inglês.
- Depois de selecionar o idioma desejado, clique em PDF no canto superior direito para gerar o certificado completo.
- O certificado completo com todas as informações da vacina e um QR Code vai abrir.
- Clique no ícone para exportar esse certificado e salvar nos arquivos do seu celular ou enviar por email para imprimir depois!
E pronto! Aí é só lembrar de imprimir e juntar com os outros documentos da viagem. O processo todo é bem simples e rápido, e o certificado pode ser emitido mais de uma vez pelo aplicativo caso seja necessário por qualquer motivo.
Vale dizer que apesar de ser um certificado nacional e trazer a observação de que ele é válido em território brasileiro, hoje em dia ainda não há um certificado universal e internacional para a vacina da COVID-19 (como acontece com vacinas como a da febre amarela). Ainda assim, esse certificado traz todos os dados que o CDC julga necessários e é uma forma completa de comprovar a vacinação para quem for viajar para os EUA hoje. Se houver atualizações sobre isso, avisamos tudo por aqui!
Por enquanto essas instruções quanto ao certificado de vacinação ainda podem parecer um pouco nebulosas, pois dependem do país de destino e também das políticas da companhia aérea. Esse retorno das viagens é muito recente e as orientações estão sendo criadas conforme a necessidade. Nos próximos tempos, todo o processo deve ficar mais simples e claro. Na dúvida, nossa recomendação é entrar em contato com a companhia aérea para entender quais são as orientações mais atuais.
Como sempre, a gente deixa o espaço aberto aqui nos comentários para quem viajou recentemente e quiser compartilhar o seu relato! Com certeza vai ajudar quem estiver planejando uma viagem futura.