VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Halloween Horror Nights na Universal Studios

Já falamos das festas de Halloween de Orlando e a verdade é que cada uma tem um perfil muito diferente, mas hoje quero contar em mais detalhes sobre uma das festas mais tradicionais da cidade, talvez até do país. É a chamada Universal Halloween Horror Nights, que é provavelmente a mais popular e caprichada da cidade.

Foto da Halloween Horror Nights da Universal, uma das festas mais famosas de Orlando. A imagem mostra três visitantes gritando, após levarem um susto com um personagem com máscara de porco.
Halloween Horror Nights da Universal, uma das festas mais famosas de Orlando

Aqui não tem essa de ir fantasiado como na festa da Disney não, viu? Essa festa é para os fortes, é para quem quer tomar muito susto e sentir medo. Alguém aí ainda lembra da noite do terror que tinha no Playcenter? É tipo isso, mas milhões de vezes melhor! Para quem curte este tipo de evento, é uma programação incrível.

Quando a gente coloca na balança o fato da Universal ser MESTRE em fazer a gente se sentir no meio de um filme e em criar atrações inovadoras (olha só o que eles já criaram com Jurassic Park, Transformers ou Harry Potter, por exemplo), você pode imaginar como essa festa é espetacular, né?

Halloween Horror Nights da Universal. A imagem mostra três visitantes levando um susto com uma pessoa vestida de Michael Myers, personagem de Halloween, com uma faca na mão.

A Universal nos convidou para ir na festa, mas eu e o Felipe não pudemos ir. Por isso a Bia – que cá entre nós, é zilhões de vezes mais corajosa do que eu – foi representando o VPD. O relato aí embaixo é dela, que quis dividir as dicas para você curtir ao máximo essa festa.

Como é a Halloween Horror Nights?

A festa acontece em noites selecionadas no Universal Studios, depois que o parque fecha para os visitantes. É necessário comprar um ingresso à parte para poder participar (e já já falo dos diferentes ingressos da festa). Ah! Vale esclarecer de cara que a festa só acontece no Universal Studios e não no Islands of Adventure, hein? Muita gente acha que este evento se estende pelos dois parques mas isso não acontece.

Nas datas da festa, o Universal Studios fecha mais cedo, enquanto o Islands of Adventure costuma ficar aberto um pouco mais. Por isso, aqui vai a primeira dica: se for viajar nessa época, é sempre importante checar os horários de funcionamento dos parques no site da Universal antes da sua visita, como já ensinamos aqui

Personagens aterrorizantes na Halloween Horror Nights da Universal. A imagem mostra uma moça vestida e maquiada como uma arlequina assustadora, com personagens semelhantes atrás.
Personagens aterrorizantes na Halloween Horror Nights da Universal

No horário de fechamento do Universal Studios, os visitantes precisam sair do parque. Se você tiver um ingresso para a festa para o mesmo dia, você pode ir para as chamadas “Holding Areas”, ou áreas de espera. Diferentemente da festa de Halloween da Disney, em que a gente não recomenda ir no parque no mesmo dia da festa, aqui é uma boa estratégia passar o dia da festa na Universal porque você estará dentro do parque quando a festa começar! Assim que liberarem as Holding Areas, é possível ir para as atrações mais concorridas com pouca ou nenhuma fila, o que é ótimo! 

Mesmo assim, a minha recomendação é que você não marque bobeira porque esta festa é muito popular e as filas são bem grandes.Já vá preparado para encarar esperas.

As atrações da Halloween Horror Nights 2023

Na festa, tudo é montado para te assustar e muito – daquele jeito que você vai até ficar com vergonha depois! Pelo parque você vai encontrar diversas casas do terror ou labirintos, como eles chamam.

As casas mudam de um ano para o outro, e na edição de 2023 serão as seguintes:

  • Stranger Things 4, inspirada pela temporada mais recente da série com o vilão Vecna
  • The Exorcist: Believer, baseada no novo filme
  • The Last of Us, inspirada pelo jogo de videogame que acompanha Joel e Ellie
  • Chucky: Ultimate Kill Count, a casa do boneco assassino
  • Universal Monsters: Unmasked, que se passa nas catacumbas de Paris e traz quatro vilões, O Médico e o Monstro, O Fantasma da Ópera, O Corcunda de Notredame e o Homem Invisível
  • Dr. Oddfellow’s Twisted Origins
  • Dueling Dragons: Choose Thy Fate
  • YETI: Campground Kills
  • The Darkest Deal
  • Bleed for the Blood Moon

Para mim, esta é a parte mais divertida e marcante da festa, mas além dela há também shows noturnos e as chamadas Scare Zones (algo como zonas do susto). Essas Scare Zones também são bem legais, com uns “monstros” andando por todos os lados e assustando a galera! Você acha que vai ser tranquilinho mas eles são muito bons!

Cada Scare Zone tem um tema, e nessa edição serão:

  • Dr. Oddfellow’s Collection of Horror
  • Dark Zodiac
  • Jungle of Doom: Expedition Horror
  • Vamp ’69: Summer of Blood
  • Shipyard 32: Horrors Unhinged
As scare zones são tão assustadoras quando as casas temáticas. A Vanity Ball, no pôster, mostra uma mulher com o rosto coberto de bandagens após participar de experimentos estéticos.
As scare zones são tão assustadoras quando as casas temáticas

Para ser sincera da primeira vez que ouvi falar das Scare Zones achei que seria algo simples, alguns atores andando fantasiados e te assustando, mas logo que cheguei na festa, me distraí por um segundo e quando percebi tinha um ser assombroso na minha cola, literalmente a centímetros de distância de mim! Claro que corajosa que sou, já comecei a gritar histericamente. Isso porque ainda estava de dia, ou seja, nem posso usar a desculpa de ter me assustado porque o parque está escuro, porque nem era o caso!  De dia e de noite, no claro e no escuro, não parei de gritar mais até a hora de ir embora. E AMEI! 

Halloween Horror Nights da Universal. Imagem de uma personagem com a roupa coberta de sangue, com um pedaço afiado de madeira nas mãos e dentes de vampiro.

Não acho que obrigatoriamente você precise passar por todas as Scare Zones da festa, mas elas vão acabar estando no seu caminho, então vale a pena conferir. 

Já os shows da Halloween Horror Nights, acho que são bem dispensáveis. Eu no seu lugar não perderia tempo com isso não. Não estou dizendo que são exatamente ruins, mas quando a gente pensa que a festa dura apenas algumas horas e tem outras coisas BEM mais legais para você fazer durante esse tempo, simplesmente não faz sentido perder preciosos minutos nesses shows.

Algo que eu gostei muito é o fato da festa toda ser tão super bem sinalizada. Você consegue enxergar facilmente placas que te direcionam para as casas do terror, então ninguém fica muito perdido lá não. Além disso, próximo de cada casa há sempre um monitor indicando o tempo de espera das filas, que por sinal, são sempre bem grandes.

Aqui vai outra dica importantíssima: sério, não subestime as filas dessa festa! Eu mesma não vi nenhuma casa do terror com filas menores que 50 minutos, mesmo que já fosse mais pro final da noite.

Labirinto do filme Halloween 2 na Halloween Horror Nights da Universal. A entrada mostra uma abóbora gigante com rosto de caveira, e visitantes enfileirados na porta.
Labirinto na Halloween Horror Nights da Universal

Sei que estou sendo até repetitiva, mas este é um evento bem popular então realmente é importante se preparar para encontrar filas. Se couber no seu orçamento, há o Express Pass (o fura-filas da Universal) vendido especialmente para o evento que pode ser um belo adianto. Veja que você precisa do Express Pass específico do evento. O Express Pass do dia normal no parque ou o que os hóspedes de hotel Premier recebem gratuitamente não é válido para o evento. Realmente o Halloween Horror Nights é um dos casos em que eu acho que vale a pena considerar comprar o Express Pass porque vai fazer uma diferença tremenda no seu aproveitamento da festa.

Pra 2023, o Express Pass da festa já está disponível e custa a partir de US$109.99 + taxas mas podem ficar ainda mais caros.

Por fim, algumas atrações do parque continuam funcionando mesmo enquanto a festa acontece, mas não são todas. Sendo bem sincera, eu também não recomendo que você se preocupe em ir nas atrações não. Conforme falei antes, tem muita coisa exclusiva da festa que pode ser aproveitada. É claro que se sobrar um tempinho, dar um pulo no Beco Diagonal à noite pode ser uma experiência diferente, mas meu conselho seria focar nas experiências únicas criadas para a Halloween Horror Nights.

Aproveitando que estou falando de Harry Potter, uma dica para os fãs: um detalhe super legal que este ano só acontece os dias da festa, é a aparição dos comensais da morte na Travessa do Tranco (no fundo do Beco Diagonal). Até ano passado eles apareciam no Islands of Adventure, em Hogsmeade e todas as noites de setembro e outubro, mas agora está sendo diferente. Eles só aparecem nos dias de festa e não tem um horário certinho para a sua aparição. Ainda assim é uma das interações com personagens mais diferentes e incríveis e pode valer a pena para quem curte a saga.

Falando das atrações do parque, as que normalmente ficam abertas durante a festa são:

  • TRANSFORMERS: The Ride 3D
  • Harry Potter and the Escape from Gringotts
  • Hollywood Rip Ride Rockit
  • Revenge of the Mummy
  • Men in Black Alien Attack
  • Fast and Furious: Supercharged

Dicas importantes

Aqui vão algumas dicas rápidas que podem te ajudar a tirar o maior proveito das suas horas no Halloween Horror Nights! 😉

  • CHEGUE CEDO! A festa começa oficialmente às 18h30, mas os portões podem abrir antes disso. Então recomendamos chegar entre 17h30 e 18h para já estar a postos quando os portões abrirem.
  • Já que o Universal Studios fecha mais cedo nos dias da festa (algo entre 17h – 18h), o Expresso de Hogwarts, famoso trem do Harry Potter que liga os dois parques da Universal, também fecha, mesmo que o Islands of Adventure continue aberto. Por isso, se for visitar o parque em um dia de festa de Halloween, se programe para ir mais cedo nesta atração.
  • Antes do evento, verifique quais as casas de terror você tem mais interesse e priorize visitá-las. Assim, se por acaso você tiver que deixar uma de lado, não será a que você estava mais ansioso para ver. Pode acontecer de não dar tempo de você ir em todas. 
Festa Halloween Horror Nights. A imagem mostra a decoração de caveiras no teto, luzes coloridas e visitantes passando.
Festa Halloween Horror Nights
  • Já falei antes, mas o Express Pass (fura-filas da Universal), caso caiba no bolso, pode ser uma boa economia de tempo, apesar de ser caro.
  • Aproveite cada segundo das casas! Tudo acontece tão rápido e tendo em vista as filas, você provavelmente não vai conseguir aproveitar cada casa mais de uma vez. Vi muitas pessoas que ao invés de curtir o momento estavam preocupadas em fotografar e filmar. Por conta disso, deixaram de viver o momento =/ É tudo tão rápido que se você ficar olhando para a tela do seu celular, você vai perder os detalhes (ou mesmo os sustos) que são uma produção hollywoodiana na minha opinião.
  • Não sinta vergonha de se assustar! Grite mesmo, sem se preocupar com o que vão pensar! Todo mundo esta lá pra tomar susto. Eu cheguei na festa meio acanhada, mas depois do primeiro susto, já saí gritando sem medo de ser feliz. Me diverti MUITO dessa forma! Acho que gritar tanto tem algo de terapêutico também, pois depois da festa parecia que todo o estresse tinha saído de mim, de tanto que gritei e me assustei. E se você está achando estranho gostar de gritar, lembre-se que com os sustos vem também muita risada! Você acaba rindo de si mesmo e dos sustos que toma.
  • Diferente da Mickey’s Not So Scary Halloween Party na Disney, aqui você não pode (e não adianta forçar, eles não deixam mesmo) ir ao evento fantasiado. Convenhamos que ia ser um pouco complicado distinguir quem é parte do staff da Horror Nights e quem está ali apenas como visitante, não é mesmo? Entendo o ponto deles em proibir o uso de fantasias completas, mas acessórios simples são permitidos, como os vendidos por eles nas lojinhas do parque.

Quando acontece a Halloween Horror Nights 2023?

A festa de 2023 foi confirmada e vai acontecer nas seguintes datas:

  • Setembro: 1, 2, 3, 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 15, 16, 17, 20, 21, 22, 23, 24, 27, 28, 29 e 30
  • Outubro: 1, 4, 5, 6, 7, 8, 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21, 22, 25, 26, 27, 28, 29 e 31
  • Novembro: 1, 2, 3 e 4

Para participar é necessário um ingresso à parte do ingresso usado para passar o dia no parque. São algumas diferentes opções de ingresso para você escolher, mas a gente explica a diferença entre cada uma delas mais abaixo.

Ingressos para a Halloween Horror Nights 2023

Há diversos ingressos diferentes para a festa, desde combos com os parques até ingressos avulsos que você pode comprar na bilheteria e usar no mesmo dia.

A Universal não recomenda a presença de crianças menores de 13 anos no Halloween Horror Nights, mas ao mesmo tempo não proíbe a entrada. No entanto, na venda de ingressos não há diferenciação entre adultos e crianças. Isso é algo que vai muito de pessoa para pessoa, pois tem crianças muito corajosas que não se impressionam com o que é oferecido na festa, mas eu, particularmente, morreria de medo quando era menor. Sairia traumatizada. Eu concordo com a Universal e também não recomendo que vá a essa festa com crianças.

A imagem mostra uma moça assustada no corredor de uma casa, correndo de um personagem com uma motosserra.

O ingresso padrão é o Single Night Ticket. Ele é válido para um dia de festa, e custa a partir de US$79.99 por pessoa. É necessário escolher o dia da visita na hora da compra, e os preços variam de acordo com a data escolhida.

Já para visitar mais de um dia de festa, em 2023 as opções são as seguintes:

  • Rush of Fear: este ingresso te dá direito a visitar a Halloween Horror Nights nas primeiras 18 noites de festa no mês de setembro, incluindo as 3 primeiras.
  • Rush of Fear + HHN Express Pass: é exatamente o ingresso anterior, com a adição do Express Pass, que te dá direito a entrar uma vez em algumas das principais atrações do parque (inclusive as casas mal assombradas montadas para o evento) sem pegar fila, por um preço adicional.
  • Ingresso Frequent Fear: dá direito a entrar na Halloween Horror Nights em 30 noites, todos os domingos, quartas, quintas e a primeira sexta-feira e sábado em que o evento acontece.
  • Frequent Fear + HHN Express Pass: é exatamente o ingresso anterior, com a adição do Express Pass.
  • Ingresso Frequent Fear Plus: dá direito a entrar na Halloween Horror Nights em 40 noites, todos os domingos, quartas, quintas e sextas-feiras de festa, e na primeira e última data do evento.
  • Frequent Fear Plus + HHN Express Pass: é exatamente o ingresso anterior, com a adição do Express Pass.
  • Ultimate Frequent Fear: dá direito a entrar em TODAS as noites da Halloween Horror Nights.
  • Ultimate Frequent Fear + HHN Express Pass: é exatamente o ingresso anterior, com a adição do Express Pass.

Como comprar ingresso?

Os ingressos são vendidos:

  • no site oficial do evento
  • com agências parceiras, como a nossa, o VPD Travel aqui.

Vale lembrar que deixar pra comprar lá na hora é sempre a opção mais cara e arriscada, pois custa sempre um valor fixo que fica bem acima do preço antecipado pela internet (em torno de US$115 dólares), além do risco da data já estar esgotada.

Vale a pena ir na Halloween Horror Nights?

Essa festa não é para todos (precisa ser corajoso e gostar desse tipo de evento), mas eu acho uma super programação divertida para quem vai para Orlando nessa época! Gostei muito da experiência, levei muitos sustos e ao mesmo tempo me diverti pra caramba! Foi uma das noites mais divertidas que tive em Orlando nos últimos tempos e olha que eu sempre me divirto demais por lá. 

A imagem mostra dois visitantes sendo assustados por um palhaço assustador.

A ambientação do parque inteiro (e não apenas das casas do terror) é excelente! Há detalhes, luzes (ou falta delas), sons (muitos sons de gritos) e cheiros em todos os cantinhos do parque, tudo no padrão de capricho da Universal! Para você ter uma ideia, eles passam o ano todo criando essa festa, porque o padrão é super alto mesmo. O resultado impressiona!

É preciso reconhecer o trabalho do pessoal da Universal aqui: eles montam um verdadeiro show que diferencia a festa deles de todas as outras. Se você gosta de tomar susto, gosta dos filmes e séries de terror e não tem crianças pequenas no seu grupo, essa festa pode ser imperdível para você. Depois conta para a gente o que achou! 🙂

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!